![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/05/mg_1792-copy-scaled.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/05/mg_4098-copy.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/05/mg_1778-copy.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/08/img_9077.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/05/mg_1758-copy.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/08/img_9147.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/08/img_9197.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/08/img_9194.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/08/img_9195.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/nao-identificada-mulher-do-industao-da-serie-seres-notaveis-do-mundo-2014-2021-1580-0452-rosanela-renno.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/nao-identificada-mulher-do-industao-da-serie-seres-notaveis-do-mundo-2014-2021-detalhe-1580-0452-rosanela-renno.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/nao-identificado-menino-de-zanguebar-da-serie-seres-notaveis-do-mundo-1580-0450-2014-2021_filipe-berndt.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/nao-identificado-menino-de-zanguebar-detalhe-da-serie-seres-notaveis-do-mundo-1580-0450-2014-2021_filipe-berndt.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/guidon-homem-de-betanimen-da-serie-seres-notaveis-do-mundo-2014-2021-1580-0449-rosangela-renno.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/guidon-homem-de-betanimen-da-serie-seres-notaveis-do-mundo-detalhe-2014-2021-1580-0449-rosangela-renno.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/dead-soul-105-0437-marcelo-cidade.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/dead-soul-detalhe-105-0437-marcelo-cidade.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/interzone_105-0436-marcelo-cidade.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/interzone_detalhe-105-0436-marcelo-cidade.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/03/44_-_2021_transmission_ana_pigosso.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/transmission-detalhe-105-0429-marcelo-cidade.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/m-series-edgard-de-souza.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/m-3-detalhe-edgard-de-souza.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/m-3-edgard-de-souza.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/m-8-detalhe-edgard-de-souza.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/m-8-edgard-de-souza.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/m-22-pied-de-poule_1-detalhe-edgard-de-souza.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/m-22-pied-de-poule_1-edgard-de-souza.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/todo_mi_oro_por_un_espejo-carla-zaccagnini-1.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/todo_mi_oro_por_un_espejo-carla-zaccagnini-2.jpg)
![](https://galeriavermelho.com.br/wp-content/uploads/2022/09/todo_mi_oro_por_un_espejo-detalhe-carla-zaccagnini-1.jpg)
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
71 x 56 x 3,5 cm
Foto Filipe Berndt [:pt]Impressão em tinta pigmentada sobre papel marmorizado feito à mão e moldura em madeira com placa de identificação em metal. [:en]Pigmented ink print on handmade marbled paper and wooden frame with metal nameplate. [:]Foto Filipe Berndt
Foto Vermelho
Foto Vermelho
Impressão em tinta pigmentada sobre papel marmorizado feito à mão (72 x 50 cm) e moldura em madeira com placa de identificação em metal
Foto Filipe Berndt
“Ao longo da exposição, é possível acompanhar como a ausência de imagens e informações prestou-se à atribuição de uma cidadania incompleta. Por exemplo, o anonimato forçado nas fichas técnicas da coleção de gessos armazenados no El Museo Canario de Antropología (Las Palmas, Ilhas Canárias). O que haveria em comum entre uma mulher do Industão, um homem da Ilha Rochet e um menino de Zanguebar? Ao que tudo indica, são simplesmente “seres notáveis” por não pertencerem à branquitude. Para a realização dessa série (2019), Rennó escancara as lacunas de informações de uma das maiores coleções arqueológicas da região. A partir dos bustos que tinham o objetivo de representar “distintas raças do globo”, a artista responde à violência de corpos “sem nome” imprimindo-os sobre um papel de textura marmorizada, como uma “pele” que lhes conferem minimamente a faceta de sepultura, logo um direito à memória (“monumento”).
Trecho de No Fim da Madrugada, de Lisette Lagnado
79,5 x 59 x 3,5 cm
Impressão em tinta pigmentada sobre papel marmorizado feito à mão (72 x 50 cm) e moldura em madeira com placa de identificação em metal
Foto Filipe Berndt“Ao longo da exposição, é possível acompanhar como a ausência de imagens e informações prestou-se à atribuição de uma cidadania incompleta. Por exemplo, o anonimato forçado nas fichas técnicas da coleção de gessos armazenados no El Museo Canario de Antropología (Las Palmas, Ilhas Canárias). O que haveria em comum entre uma mulher do Industão, um homem da Ilha Rochet e um menino de Zanguebar? Ao que tudo indica, são simplesmente “seres notáveis” por não pertencerem à branquitude. Para a realização dessa série (2019), Rennó escancara as lacunas de informações de uma das maiores coleções arqueológicas da região. A partir dos bustos que tinham o objetivo de representar “distintas raças do globo”, a artista responde à violência de corpos “sem nome” imprimindo-os sobre um papel de textura marmorizada, como uma “pele” que lhes conferem minimamente a faceta de sepultura, logo um direito à memória (“monumento”).
Trecho de No Fim da Madrugada, de Lisette Lagnado
Foto Filipe Berndt
Impressão em tinta pigmentada sobre papel marmorizado feito à mão (63,5 x 48 cm) e moldura em madeira com placa de identificação em metal
Foto Filipe Berndt
“Ao longo da exposição, é possível acompanhar como a ausência de imagens e informações prestou-se à atribuição de uma cidadania incompleta. Por exemplo, o anonimato forçado nas fichas técnicas da coleção de gessos armazenados no El Museo Canario de Antropología (Las Palmas, Ilhas Canárias). O que haveria em comum entre uma mulher do Industão, um homem da Ilha Rochet e um menino de Zanguebar? Ao que tudo indica, são simplesmente “seres notáveis” por não pertencerem à branquitude. Para a realização dessa série (2019), Rennó escancara as lacunas de informações de uma das maiores coleções arqueológicas da região. A partir dos bustos que tinham o objetivo de representar “distintas raças do globo”, a artista responde à violência de corpos “sem nome” imprimindo-os sobre um papel de textura marmorizada, como uma “pele” que lhes conferem minimamente a faceta de sepultura, logo um direito à memória (“monumento”).
Trecho de No Fim da Madrugada, de Lisette Lagnado
80 x 58 x 3,5 cm
Impressão em tinta pigmentada sobre papel marmorizado feito à mão (63,5 x 48 cm) e moldura em madeira com placa de identificação em metal
Foto Filipe Berndt“Ao longo da exposição, é possível acompanhar como a ausência de imagens e informações prestou-se à atribuição de uma cidadania incompleta. Por exemplo, o anonimato forçado nas fichas técnicas da coleção de gessos armazenados no El Museo Canario de Antropología (Las Palmas, Ilhas Canárias). O que haveria em comum entre uma mulher do Industão, um homem da Ilha Rochet e um menino de Zanguebar? Ao que tudo indica, são simplesmente “seres notáveis” por não pertencerem à branquitude. Para a realização dessa série (2019), Rennó escancara as lacunas de informações de uma das maiores coleções arqueológicas da região. A partir dos bustos que tinham o objetivo de representar “distintas raças do globo”, a artista responde à violência de corpos “sem nome” imprimindo-os sobre um papel de textura marmorizada, como uma “pele” que lhes conferem minimamente a faceta de sepultura, logo um direito à memória (“monumento”).
Trecho de No Fim da Madrugada, de Lisette Lagnado
Foto Filipe Berndt
Foto Galeria Vermelho
Tinta acrílica sobre papel Fabriano
Foto Ana Pigosso
100 x 75 cm
Tinta acrílica sobre papel Fabriano
Foto Ana PigossoTinta acrílica sobre papel Fabriano
Foto Ana Pigosso
100 x 75 cm
Tinta acrílica sobre papel Fabriano
Foto Ana PigossoFoto Ana Pigosso
100 x 75 cm
Tinta acrílica sobre papel Fabriano Foto Ana Pigossoouro 5 gramas
Foto Filipe Berndt
Corrente Cartier, média
Confecção por Bartl Jewelry, peso do estojo: 400 gramas
dimensões variáveis
ouro 5 gramas
Foto Filipe BerndtCorrente Cartier, média
Confecção por Bartl Jewelry, peso do estojo: 400 gramas
ouro 5 gramas
Foto Filipe Berndt
Corrente Cartier, média
Confecção por Bartl Jewelry, peso do estojo: 400 gramas
dimensões variáveis
ouro 5 gramas
Foto Filipe BerndtCorrente Cartier, média
Confecção por Bartl Jewelry, peso do estojo: 400 gramas
ouro 5 gramas
Foto Filipe Berndt
Corrente Cartier, média
Confecção por Bartl Jewelry, peso do estojo: 400 gramas
dimensões variáveis
ouro 5 gramas
Foto Filipe BerndtCorrente Cartier, média
Confecção por Bartl Jewelry, peso do estojo: 400 gramas