loop
Video 8K, cor e sem áudio
Foto still do vídeoEngarrafamento sugere uma analogia ao mecanismo do relógio da vida contemporânea, onde a matéria natural e elementar “agua” se apresenta através da realidade de embalagem, transporte e consumo. Diferentes desenhos da linha de produção industrial de agua potável em garrafas descartáveis de plástico é apresentado em uma simultaneidade de movimentos dos maquinários por uma composição digital de múltipla perspectiva.
dimensões variáveis
estrutura em madeira, lâmpadas de led, micro controlador e servos elétricos
Uma longa peça em madeira formada por uma estrutura vertebral conectada a uma quilha central, composta por 16 braços articulados, reproduzem movimentos que remetem ao exercício de remadas em uma embarcação. o movimento se sequencia em diferentes padrões mas sempre mantendo um constante sincronismo, o conjunto soma os esforços criando uma unidade de força.
dimensões variáveis
estrutura em madeira, lâmpadas de led, micro controlador e servos elétricos
Uma longa peça em madeira formada por uma estrutura vertebral conectada a uma quilha central, composta por 16 braços articulados, reproduzem movimentos que remetem ao exercício de remadas em uma embarcação. o movimento se sequencia em diferentes padrões mas sempre mantendo um constante sincronismo, o conjunto soma os esforços criando uma unidade de força.
A Osesp apresentou na Sala São Paulo um tributo à natureza e à música brasileira com Floresta Villa-Lobos. O filme, dirigido por Leandro Lima e com concepção visual de Marcello Dantas, retrata imagens da Amazônia, Pantanal e Bonito em 2022.
objeto ciético e eletromecânico, anemômetro, pluviômetro, biruta, para-raio, motor elétrico e máquina de fumaça
Uma Estação Meteorológica é capaz de medir e registrar parâmetros meteorológicos e climáticos através de vários sensores de recolhimento de dados para o monitoramento ambiental.
62 x 62 x 04 cm
Placa de alumínio ACM perfurada, luz e gelatina Foto Filipe Berndt A série “Fenda” traz imagens de vulcões produzidas em processo de pontilismo e perfuração através de controle numérico computadorizado. A profundidade da perfuração cria nuances de luz e sombra, em seu ponto mais profundo atravessa a base e revela a luz apresentando seu núcleo vivo.62 x 62 x 04 cm
Placa de alumínio ACM perfurada, luz e gelatina Foto Filipe Berndt A série “Fenda” traz imagens de vulcões produzidas em processo de pontilismo e perfuração através de controle numérico computadorizado. A profundidade da perfuração cria nuances de luz e sombra, em seu ponto mais profundo atravessa a base e revela a luz apresentando seu núcleo vivo.Dimensões variáveis
Vídeo site-specific Foto Carol Quintanilha Imagens de grupos de pássaros preenchem os painéis que envelopam, na altura da copa das árvores, a arquitetura de um edifício. Os pássaros resgatam o imaginário de uma presença que já não está mais lá, perdidos entre edificações que substituíram a paisagem natural. A ideia de memória é reforçada pelos rastros desenhados pelo voo dos pássaros.Dimensões variáveis
Vaso de barro, suporte e projetor de gobo Foto Edouard Fraipont Relicário” representa objetivamente a ausência de um corpo vivo. Temos apenas um índice desse corpo, sugerido pelo desenho de sua sombra projetada. A projeção funciona como um artificio de imaginação, que pode delinear um desejo ou reativar uma memória.Dimensões variáveis
Vaso de barro, suporte e projetor de gobo Foto Edouard Fraipont Relicário” representa objetivamente a ausência de um corpo vivo. Temos apenas um índice desse corpo, sugerido pelo desenho de sua sombra projetada. A projeção funciona como um artificio de imaginação, que pode delinear um desejo ou reativar uma memória.80 x 60 x 60 cm
Caixa de madeira, acrílico, leds e micro controlador Foto Galeria Vermelho O aparelho, semelhante a uma caixa de som, ocupa o espaço não apenas de maneira cenográfica e escultórica, mas também atuante e autônoma. Ao invés de emitir sinais sonoros, como seria esperado, o aparelho projeta desenhos de luz e cor no espaço ao redor. Leandro Lima ambiciona um efeito sinestésico não subordinado às ondas sonoras.125 x 125 cm
Imagem gerada por computador, impressa em papel fotográfico Foto Galeria Vermelho33”
Vídeo loop, sem áudio Foto Still do vídeo O vídeo mostra um corpo aflito. As mãos cobrem os olhos e os braços revelam um estado de regeneração, sugere um momento da troca de pele como um ciclo de desabrochar de uma flor de lótus, um movimento infindável.90 x 180 cm
Imagem gerada por computador, impressa em papel fotográfico
Veja também Motta & Lima
Desde o fim dos anos 1990 Leandro Lima utiliza-se de aparatos tecnológicos, do espaço da cidade e das instituições artísticas para questionar a experiência do observador no ambiente urbano e nas atividades cotidianas.
Ao lado da artista Gisela Motta, Leandro já participou de exposições como “Yano-a”, na Galeria Claudia Andujar, no Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil (2019-); “Entreter”, no Farol Santander, São Paulo, Brasil (2018); “Construções e Geometrias”, no Museu Brasileiro da Escultura [MUBE], São Paulo, Brasil [2019]; “Amazônia. The Shaman e Mind of the Forest”, no Museu de História de Nantes, Nantes, França [2019]; “Público confuso e privado”, na Terceira Bienal de Fotos de Pequim, China [2018]; Trienal de Imagem de Guangzhou, no Museu de Arte de Guangdong, Guangdong, China [2017], entre outras. O trabalho da dupla está presente em coleções como CIFO Art Foundation Collection (Miami, EUA). Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto, Brasil) Instituto Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) e Coleção Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil).
“Das muitas tarefas que a arte tomou para si na história da humanidade, uma das mais persistentes tem sido a fabricação de representações de parcelas do mundo. Hoje, quando nem toda arte representa algo e nem tudo que representa algo é arte, uma obra como a de Gisela Motta e Leandro Lima oferece elaboradas emulações do real, seja com a mais avançada ou a mais simples das tecnologias. O fundamental para os artistas não é criar réplicas ou simulações idênticas ao real, mas produzir sistemas concretos que funcionem de modo equivalente aos fenômenos que lhes interessam”.
Trecho de Contando ovelhas elétricas, de Paulo Miyada.
Veja também Motta & Lima
Desde o fim dos anos 1990 Leandro Lima utiliza-se de aparatos tecnológicos, do espaço da cidade e das instituições artísticas para questionar a experiência do observador no ambiente urbano e nas atividades cotidianas.
Ao lado da artista Gisela Motta, Leandro já participou de exposições como “Yano-a”, na Galeria Claudia Andujar, no Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil (2019-); “Entreter”, no Farol Santander, São Paulo, Brasil (2018); “Construções e Geometrias”, no Museu Brasileiro da Escultura [MUBE], São Paulo, Brasil [2019]; “Amazônia. The Shaman e Mind of the Forest”, no Museu de História de Nantes, Nantes, França [2019]; “Público confuso e privado”, na Terceira Bienal de Fotos de Pequim, China [2018]; Trienal de Imagem de Guangzhou, no Museu de Arte de Guangdong, Guangdong, China [2017], entre outras. O trabalho da dupla está presente em coleções como CIFO Art Foundation Collection (Miami, EUA). Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto, Brasil) Instituto Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) e Coleção Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil).
“Das muitas tarefas que a arte tomou para si na história da humanidade, uma das mais persistentes tem sido a fabricação de representações de parcelas do mundo. Hoje, quando nem toda arte representa algo e nem tudo que representa algo é arte, uma obra como a de Gisela Motta e Leandro Lima oferece elaboradas emulações do real, seja com a mais avançada ou a mais simples das tecnologias. O fundamental para os artistas não é criar réplicas ou simulações idênticas ao real, mas produzir sistemas concretos que funcionem de modo equivalente aos fenômenos que lhes interessam”.
Trecho de Contando ovelhas elétricas, de Paulo Miyada.
Leandro Lima
1976, São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo
Exposições individuais
2020
– Leandro Lima. Aqui, daqui – Galerias Vermelho – São Paulo – Brasil
– Motta&Lima. Zero Hidrográfico & Relâmpago – Museu de Artes e Ofícios – Belo Horizonte – Brasil
– Motta&Lima. Memória Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2019
– Motta&Lima. Yano-a – Galeria Claudia Andujar – Instituto Inhotim – Brumadinho – Brasil
2018
– Motta&Lima. Entreter – Farol Santander – São Paulo – Brasil
2017
– Motta&Lima. Verso – Young Projects Gallery – Los Angeles – EUA
– Motta&Lima. Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2016
– Motta&Lima. Controle Remoto – Fundação Ema Klabin – São Paulo – Brasil
– Motta&Lima. Psicose – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Motta&Lima. Contando Ovelhas Elétricas – SESC Santo Amaro – São Paulo – Brasil
– Motta&Lima. Zero Hidrográfico – Red Bull Station – São Paulo – Brasil
2015
– Motta&Lima. Chora-Chuva – Galeria Vermelho – São Paulo Brasil
2013
– Motta&Lima. Espera – Galeria Vermelho – São Paulo – SP – Brasil
2012
– Motta&Lima. Sopro – Sala A Contemporânea – Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB RJ] – Rio de Janeiro – Brasil
– Motta&Lima. Anti-horário – Galeria Vermelho – São Paulo – SP – Brasil
2011
– Motta&Lima. IN.SITU.AÇÕES – MAMAM no Patio – Recife – PE – Brasil
2010
– Motta&Lima. Dial M for Murder – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2009
– Motta&Lima. Sob Controle – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Motta&Lima. Dial M for Murder – Centro Cultural Britânico – São Paulo – Brasil
2007
– Motta&Lima. Foreing Element – Hiap Project Room – Helsinki – Finlândia
– Motta&Lima. Passei-o [one day show] – Koh-I-Noor – Copenhagen – Dinamarca
2006
– Motta&Lima. Vivendo – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2005
– Motta&Lima. Programa Sítio – Base 7 – São Paulo – Brasil
2004
– Motta&Lima. Temporada de Projetos 2003/2004 – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
1999
– Motta&Lima. Temporada de Projetos 1999/2000 – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
Exposições Coletivas
2024
– Memórias do Futuro – Carbono Galeria – São Paulo – Brasil
– Smart Lights – Farol Santander – São Paulo – Brasil
2022
– Nise da Silveira. A Revolução Pelo Afeto – Sesc Belenzinho – São Paulo – Brasil
– 13ª Bienal do Mercosul – Cais do Porto – Porto Alegre – Brasil
– A Floresta de Villa-Lobos – Sala São Paulo – São Paulo – Brasil
– Maquinações – Sesc Taubaté – Taubaté – Brasil
2021
– Sonhei em Português – Museu da Língua Portuguesa – São Paulo – Brasil
– Arte e Tecnologia: uma revolução em curso – SPArte – São Paulo – Brasil
– Em Branco – Instituto Figueiredo Ferraz [IFF] – Ribeirão Preto – Brasil
– Zona da Mata – Museu de Arte Contemporânea [MAC USP] – São Paulo – Brasil
– A outra realidade – Farol Santander – São Paulo – Brasil
– Darwin, origens e evolução – FIESP – São Paulo – Brasil
– Iluminarte – CJShops – São Paulo – Brasil
– Nise, a revolução pelo afeto – Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB RJ] – Rio de Janeiro – Brasil
2020
– Dia, Noite, Noite. Coleção Andréa e José Olympio Pereira – Galpão da Lapa – São Paulo – Brasil
– Noites no Museu – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia [MUBE] – São Paulo – Brasil
– Sala de Descompressão – Galeria Continua – São Paulo – Brasil
– Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética – Museu de Artes e Ofícios – Belo Horizonte – Brasil
2019
– Ambages – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Feche os Olhos e Veja – Galeria Almeida Dale – São Paulo – Brasil
– Habitar liberdades – Solar dos Abacaxis – Rio de Janeiro – Brasil
– Darwin, origens e evolução – Museu do Ambiente – Rio de Janeiro – Brasil
– Representação – Atelier Fidalga – São Paulo – Brasil
– Maquinações 3.3 – Sesc Piracicaba – Piracicaba – Brasil
– O Pequeno Colecionador – Carbono – Galeria – São Paulo – Brasil
– As vezes me sinto tão pequeno – Estar Móveis no Desing Week – São Paulo – Brasil
– Amazonia. Thé Shaman and Mind of the Forest – Musée d’histoire de Nantes – Nantes – França
2018
– 10ma. Bienal Internacional de Arte SIART – Museo Nacional de Arte – La Paz – Bolívia
– Confusing Public and Private – The Third Beijing Photo Biennial – The Culture Industry Center of Beizhen – Pequim – China
– Cinéphémere 2018 at LOOP Barcelona – Grand Palais – Barcelona – Espanha
– Maquinações – Oi Futuro Flamengo – Rio de Janeiro – Brasil
– Maquinações – Sesc Palladium – Belo Horizonte – Brasil
– Maquinações – Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano – Sesc Carmo – São Paulo –Brasil
– Sala Antonio @ Narrative Projects – NArrative Projects – Londres – Inglaterra
– Museu dos Futuros Possíveis – Olimpíada do Conhecimento 2018 – SENAI SESI CICB – Brasília – Brasil
– Museu dos Futuros Possíveis – Galeria do SESI – Vitória – Brasil
– Paisagens Construídas – Museu Oscar Niemeyer (MON) – Curitiba – Brasil
– YOYO, tudo que vai volta – Sesc Taubaté – Taubaté – Brasil
– YOYO, tudo que vai volta – Sesc Belenzinho – São Paulo – Brasil
– Esculturas para ouvir – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MUBE) – São Paulo – Brasil
– #iff2018 – Instituto Figueiredo Ferraz (IFF) – Ribeirão Preto – Brasil
2017
– Simultaneous Eidos. Guangzhou Image Triennial 2017 – Guangdong Museum of Art – Guangdong – China
– On Desire / B3 Biennial of the Moving Image – B3 Festival Center – Frankfurt – Alemanha –
– Mostra Xapiri – Universidade Federal de Rondônia – Casarão Campos – Porto Velho – Brasil
– Brasil: de 1500 a 2013 – Cine Jóia – Rio de Janeiro – Brasil
– Entre documentário e ficção – Cine Jóia – Rio de Janeiro – Brasil
– IV Festival Internacional Cinema e Transcendência – CCBB Brasília – Brasília – Brasil
– 7º Mostra de Arte Digital_2017 – Largo da Batata – São Paulo – Brasil
– Tempo Presente – Espaço Cultural Porto Seguro [ECPS] – São Paulo – Brasil
– synchroniCITIES: SP-BXL – Embaixada do Brasil – Bruxelas – Bélgica
– Ready Made in Brasil – Galeria de Arte do Sesi – Centro Cultural FIESP – São Paulo – Brasil
– Here the border is you – proyectosLA – Los Angeles – EUA
– Video Art In Latin America (Pacific Standard Time: LA/LA) – Laxart – Los Angeles – EUA
– Bienal Sur_Trazas Simultáneas – Espacio Cultural de la Embajada del Brasil – Buenos Aires – Argentina
– Bienal Sur_La Mirada que se Separa de los Abraços – C.C. Haroldo Conti – Buenos Aires – Argentina
– Frente a los Espejos – Museo Municipal de Bellas Artes Genaro Pérez – Córdoba – Argentina
– Unsettled Artifacts: Technological Speculations from Latin America – SIGGRAPH 2017 – Los Angeles – EUA
– Amazonie. Le chamane et la pensée de la forêt – Muséum of Pointe-à-Callière – Montreal – Canadá
– Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno – Galpão VB – São Paulo – Brasil
– Quando o Rio virou Mar – Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro – Brasil
– Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural – Instituto Figueiredo Ferraz (IFF) – Ribeirão Preto – Brasil
– The Future isn’t what it used to be – Utah Museum of Contemporary Art (UMOCA) – Salt Lake City
– Sesc Cine Lounge na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Tiradentes – Brasil
2016
– El Origen de la Noche. Sonido, Tiempo y Territorio Indígena – Museo de Arte de la Universidad Nacional de Colombia – Bogotá – Colômbia
– Festival de Cinema do Rio 2016 – IMS e CCBB Rio – Rio de Janeiro – Brasil
– Situações: a instalação no acervo da Pinacoteca – Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo – Brasil
– Zona de Perigo – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) – Recife – Brasil
– Zona de Perigo – Museu Oscar Niemeyer (MON) – Curitiba – Brasil
– Gravado – Sesc Jundiaí – Jundiaí – Brasil
– Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Soft Power. Arte Brasil – Kunsthal KAdE – Amersfoort – Holanda
– Amazonie. Le chamane et la pensée de la forêt – Musée d’ethnographie de Genève – Genebra – Suíça
– O Estado da Arte – Instituto Figueiredo Ferraz (IFF) – Ribeirão Preto – Brasil
– Filmes e Vídeos de Artista na Coleção Itaú Cultural – Filmes e Vídeos de Artista na Coleção Itaú Cultural – Fortaleza – Brasil
– Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural – Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– The Future Isn’t What It Used to Be – Project 924 ArtCenter – Miami – EUA
– Fronteira_Zero Hidrográfico – Red Bull Station – São Paulo – Brasil
2015
– A Arte e a Ciência: nós entre os extremos – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – Brasil
– Fotos contam Fatos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Singularidades/Anotações: Rumos Artes Visuais 1998 – 2013 – Paço Imperial – Rio de Janeiro – Brasil
– Migraciones (en el) arte contemporâneo – MUNTREF CAC – Buenos Aires – Argentina
– Visualismo, Arte, Tecnologia e Cidade – Parque Madureira e Central do Brasil – Rio de Janeiro – Brasil
– Mostra Rumos – Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– Filmes e Vídeos de Artistas Coleção Itaú – Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Belém – Brasil
– Filmes e Vídeos de Artistas Coleção Itaú – Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre – Brasil
– Lights in Jerusalem – Old Cardo – Jerusalem – Israel
– Reverta – Arte e Sustentabilidade – Oca – Parque do Ibirapuera – São Paulo – Brasil
– SE LIGA! Percepções na Arte e Ciência – CCBB Rio – Rio de Janeiro – Brasil
– Passei-o – Sesc Jundiaí – Jundiaí – Brasil
– Espectador em Trânsito – ArteSesc Uberlândia – Uberlândia – Brasil
2014
– Corpo humano da célula ao homem. Arte dos pequenos suspiros – Universidade Federal do Espírito Santo [UFES] – Vitória – Brasil
– GLOW Festival – Eindhoven – Holanda
– Singularidades/Anotações: Rumos Artes Visuais – Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– To See What is Coming – Largo das Artes – Rio de Janeiro – Brasil
– Espectador em Trânsito – ArteSesc Venda Nova – Belo Horizonte – Brasil
– Espectador em Trânsito – ArteSesc Teófilo Otoni – Teófilo Otoni – Brasil
– Espectador em Trânsito – ArteSesc Juiz de Fora – Juiz de Fora – Brasil
– Vancouver Biennale – Vancouver – Canadá
– Entre Nós. Coleção José Antonio Marton – Estúdio Marton – São Paulo – Brasil
– Giro – Galeria Mamute – Porto Alegre – Brasil
– Paisagem Entrópica – Parque Villa Lobos – São Paulo – Brasil
– Momento Contemporâneo – Instituto Figueiredo Ferraz – Ribeirão Preto – Brasil
2013
– A Imagem Adquiida – Museu de Arte Contemporânea de Goiás [MAC] – Goiânia – Brasil
– Natureza Amplificada – Pier Mauá – Rio de Janeiro – Brasil
– Suspicious Minds – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– 14º FILE – Festival de Linguagem Eletrônica – Galeria de Arte do SESI – São Paulo – Brasil
– Reinventando o Mundo – Museu Vale – Vila Velha – Brasil
– Filmes e Vídeos Itaú Cultural – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – Brasil
– Filmes e Vídeos Itaú Cultural – Museu Nacional – Brasília – Brasil
– Les Bouillants #5 – Vern-sur-Seiche – Bretagne – França.
– Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2012
– Nam June Paik Award 2012 – Kunstmuseum Bochum – Bochum – Alemanha
– Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Caos e Ordem – CEC2012 – Fábrica ASA – Guimarães – Portugal
– É preciso confrontar as imagens vagas com os gestos claros – Oficina Cultural Oswaldo de Andrade – São Paulo – Brasil
– Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Instante : experiência/acontecimento am Arte e Tecnologia – SESC Santo André – Santo André – Brasil
– Tecnofagias / III Mostra 3M de Arte Digital – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – Brasil
– AVer – Atelier Aberto – Campinas – São Paulo – Brasil, 2012.
– CREATORS PROJECT – Moinho – São Paulo – Brasil
– Território de Contato – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
– Imagem e Contato – Mostra Sesc 2012 – São Paulo – Brasil
– Meu Meio. Marco Universal II – Museu do Meio Ambiente – Rio de Janeiro – Brasil
– ALÉM DA FORMA: Plano, matéria, espaço e tempo – Instituto Figueiredo Ferraz – Ribeirão Preto – Brasil
– Instante: Experiência/Acontecimento – SESC Pinheiros – São Paulo – Brasil
– Retratos Performáticos – SESC Vila Mariana – São Paulo – Brasil
– Supertemporal – International Video Art Today – Kulturhuset Museum – Estocolmo – Suécia
2011
– Estou Aqui – Galeria Marília Razuk – São Paulo – Brasil
– Meu Meio. Marco Universal II – Sesc Interlagos – São Paulo – Brasil
– Arte Pará 2011 – Fundação Romulo Maiorama – Pará – Brasil
– 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil – Sesc Belenzinho – São Paulo – Brasil
– Instante: Experiência / Acontecimento – SESC Campinas – Campinas – Brasil
– Jogos de Guerra – Caixa Cultural Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil
– Assim é, se lhe parece – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
– Geração 00 – A nova fotografia Brasileira – SESC Belenzinho – São Paulo – Brasil
– Höhenrausch 2: Bridges in the Sky – OK Center for Contemporary Art – Linz – Austria
– 8ª Bienal do Mercosul: Extranatureza – Porto Alegre – Brasil
– Mostra de Filmes de Arte – Cinemateca de Curitiba – Curitiba – Brasil
– Virada Cultural “dos Reis e Rainhas” – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
– Espectador em Transito – SESC Jaraguá do Sul – Jaraguá do Sul – Brasil
– Espectador em Transito – SESC Horto – Campo Grande – Brasil
– Espectador em Transito – SESC Centro – Porto Velho – Brasil
– Medida de Fluxo do Pistão Giratório – Sesc Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil
2010
– Do your actions mention your heart’s intentions? – Design Space – Tel Aviv – Israel
– Água na Oca – Oca – Pq do Ibirapuera – São Paulo – Brasil
– Smart – Miami Dade College – Miami – EUA
– RESTRAINT – SESC Pinheiros – São Paulo – Brasil
– Entre Mundos – ArtBo 2010 – Bogotá – Colômbia
– Del pasado al presente: Migraciones- Museu Nacional de Bellas Artes- Santiago- Chile
– In transition: 2010 CIFO Grants & Commissions Program Exhibition- CIFO- Miami- EUA
– Constructing Views – New Museum – Nova York – EUA
– URB 2010 Festival- Galleria Huuto, Helsinki, Finlândia
– Espectador em trânsito – SESC Araxá – Macapá – Brasil
– Espectador em trânsito – SESC Acre – Rio Branco – Brasil
– 2 de Copas – Vera Cortez e Tijuana/Vermelho – Lisboa – Portugal
– Quem tem medo? – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Qué es lo Que Hace a Los Espejismos de Hoy Tan Diferentes, Tan Atractivos? – Factoria – Havana – Cuba
– Tan Atractivos? – Factoria – Havana – Cuba
– Repeat all – Centro Cultural Chacao – Caracas – Venezuela
2009
– Coleção Mam-Ba/50 Anos de Arte Brasileira – Museu de Arte Moderna [MAM BA] – Salvador – Brasil
– Por Aqui – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Qué es lo Que Hace a Los Espejismos de Hoy Tan Diferentes, Tan Atractivos? – Factoría Compostela – Santiago de Compostela – Espanha
– Brazil Knows What Video Art Is – Videographe – Montreal – Canadá
– RESTRAINT, New media practices from Brazil and Peru – Oboro Gallery and the Maison de la culture Marie Uguay – Montreal – Canadá
– Brazil – Substitut- Berlin – Alemanha
– Arquitetura Da Pele – Museu Vitor Meirelles – Florianópolis – Brasil
– 11º Festival Internacional De Curtas – Palácio Das Artes – Belo Horizonte – Brasil
– Indie 2009 – Mostra De Cinema Mundial – Usina – Belo Horizonte – Brasil
– Espectador Em Trânsito – Sesc Petrolina – Petrolina – Brasil
– Espectador Em Trânsito – Museu de Arte do Espírito Santo [MAES] – Vitória – Brasil
– Espectador Em Trânsito – Sesc Centro – Maceio – Brasil
– Espectador Em Transito – Sesc – Aracajú – Brasil
– Mostra Vídeo Itau Cultural – Observatórios – Palacio Das Artes – Belo Horizonte – Brasil
– Mostra Vídeo Itau Cultural – Observatórios – Cine Metropolis – Vitoria – Brasil
– 5ª Bienal VentoSul: Água Grande: Os Mapas Alterados – Curitiba – Brasil
– Videoformes 09 / Preview – Les Saisons Numériques – Mk2 Bibliothèque – Paris – França
– 10ª Bienal Habana: Integración y resistencia en la era global – Havana – Cuba
– Brazil Knows What Video Art Is – Video Formes – Clermont-Ferrand – França
– Repeat all – Museu da Imagem e do Som [MIS] – São Paulo – Brasil
2008
– I/legítimo: Dentro e Fora do Circuito – Museu da Imagem e do Som [MIS] – São Paulo – Brasil
– É claro que você sabe do que estou falando – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– 2º Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas – Centro Cultural Dragão do Mar – Fortaleza – Brasil
– Container Art – Parque Villa Lobos – São Paulo – Brasil
– Ar Livre – paisagens audiovisuais – Oficina Cultural Regional Hilda Hilst – Campinas – Brasil
– Verbo 2008 – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– 2º Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas – FIESP – São Paulo – Brasil
– 2º Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas –Museu de Arte Moderna [MAM RJ] – Rio de Janeiro – Brasil
– 2º Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – Brasil
– Do outro lado do muro – Mi Casa – São Paulo – Brasil
– Loop Diverse 2008 – International Festival & Fair for Videoart – Barcelona – Espanha
– Oidaradio – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
– Espectador em Trânsito – Sesc Garanhuns – Garanhuns – Brasil
– We used to be painters – Plan 9 – Bristol – Inglaterra
– Amazon War – Blackbox – Munique – Alemanha
– Brazil Knows what Videoart is – New Experimental Works Living in Transition – Le Cube – Paris – França
– Looks Conceptual ou Como Confundi um Carl André com uma Pilha de Tijolos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2007
– 2º Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas – Museu da República – Brasília – Brasil
– Microwave Festival – A La Chinoise – Hong Kong Film Archive – Hong Kong – Hong Kong
– Recortar e Colar – CRTL_C + CRTL_V – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
– Claudia Andujar. Uma Autobiografia Visual – Solar do Unhão – Salvador – Brasil
– Comunismo da Forma – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– 1º Bienal Fin del Mundo: Terra do fogo – Ushuaia – Argentina
2006
– This is not a Love Song – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Asociaciones debidas – Centro Atlántico de Arte Moderna [CAAM] – Ilhas Canárias
– Paradoxos – Rumos Itaú Cultural 2005/2006 Artes Visuais – Instituto Itaú Cultural – São Paulo; Paço Imperial – Rio de Janeiro; Casa das – Onze Janelas – Belém; Centro Cultural Dragão do Mar – Fortaleza – Brasil
– Interconnect@entre a atenção e a imersão – Zentrum für Kunst und Medientechnologie [ZKM] – Karlsruhe – Alemanha
– Salão Nacional de Goiás 6°prêmio Flamboyant – Goiás – Brasil
– Aktuelle Videokunst aus Brasilien – KunstWerk Berlin – Berlim – Alemanha
– Mostra de Vídeos. ArtBA – Buenos Aires – Argentina
– Videometry – Loop/06 – Galeria Dels Àngels – Barcelona – Espanha
2005
– Rencontres Parallèles – Centre D ‘Art Contemporain De Basse-Normandie – França
– Au Delà du Copan, Beyond the Copan. Supernatural Urbanism – Espace Paul Ricard – Paris – França
– Weird Walls – Festival Cultura Nova – Heerlen – Holanda
– 5°Edição Prêmio Sergio Motta – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
– 15° Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
– Verbo – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– 4° Hype – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
– Experimenta Colômbia – Festival de Artes Eletrônicas – Bogotá – Brasil
– Yano-a – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2004
– 11° Salão da Bahia – Museu de Arte Moderna [MAM BA] – Salvador – Brasil
– Filme Fashion – Centro Cultural Banco do Brasil e Museu da Imagem e do Som – São Paulo – Brasil
– Pop-Video – SENAC – São Paulo – Brasil
– Bem-Vindo – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Corpo de Baile 2 – Lord Palace Hotel e Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Paralela 2004 – São Paulo – Brasil
– Grátis – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– A Foto Dissolvida – Sesc Pompéia – São Paulo – Brasil
2003
– Modos de Usar – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Imagética – Fundação Cultural de Curitiba – Moinho – Curitiba – Brasil
– A Subversão dos Meios – Instituto Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– 6º Prêmio Revelação de Artes Plásticas de Americana –Museu de Arte Contemporânea [MAC] – Americana – Brasil
– In ´Vel – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Sábado de Performances – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2002
– Marrom – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– 13º Vídeo Brasil Mostra Itinerante Bahia – Teatro do ICBA – Salvador – Brasil
Residências
2014
– International Artist Residency Programme, Vancouver Biennale, Vancouver, Canadá
2011
– Projeto de Residências – IN.SITU.AÇÕES – Mamam no Pátio – Recife – Brasil
2008
– Artist links – Inglaterra-Brasil – British Council – Inglaterra
2007
– Unesco – Aschberg Bursaries for Artist Programme – Residency at HIAP – Helsinki – Finlândia
Coleções Públicas
– Museu de Arte Moderna [ MAM BA] – Salvador – Brasil
– Maison Européene de la Photographie (MEP) – Paris – França
– Museu de Arte Contemporânea de Goiás – Goiânia – Brasil
– Museu Nacional da República – Brasília – Brasil
– Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo – Brasil
– ZKM | Zentrum für Kunst und Medien – Karlsruhe – Alemanha
Coleções Privadas abertas ao Publico
– Instituto Inhotim – Inhotim – Brasil
– Sesc Arte Brasileira – São Paulo – Brasil
– Sesc Arte Brasileira – Rio de Janeiro – Brasil
– CIFO Art Foundation Collection – Miami – EUA
– Ella Fontanals-Cisneiros Collection – Miami – EUA
– Instituto Figueiredo Ferraz – Ribeirão Preto – Brasil
– Instituto Itaú Cultural – São Paulo – Brasil