Fundada em São Paulo, em 2002, a Vermelho representa diferentes gerações de artistas latino-americanos contemporâneos em atividade. Seu recorte principal é a produção pós-conceitualista e a articulação entre as diversas formas do fazer artístico, como a performance, a dança, o cinema, a música, a moda e a literatura.
Por meio da arte, a Vermelho se coloca como um espaço de diálogo, de provocações e reflexões. Sempre com as propostas dos artistas como protagonistas, a galeria tem como missão ativar a produção criativa e fundamentar colaborações entre artistas, colecionadores, instituições, outras galerias e o público.
A Vermelho tem um extenso histórico de colaborações com instituições públicas e privadas abertas ao público. Desde sua inauguração, a Vermelho já posicionou obras de 40 artistas em 234 instituições públicas e privadas de 28 países distribuídos entre todos os continentes.
A vocação interdisciplinar da Vermelho impulsionou a criação de terrenos adequados às diferentes linguagens do fazer artístico.
Desde 2005, a Vermelho produz anualmente a Verbo, Mostra de Perfomance Arte, que promove, divulga e publica ações de artistas brasileiros e estrangeiros. Em seus quase 20 anos de história, a Verbo já hospedou cerca de 500 ações de mais de 600 artistas de 20 países. A Verbo também se tornou um hub de conexões institucionais, estabelecendo 100 parcerias culturais ao longo de sua história. Atualmente, a Verbo acontece anualmente em três instituições diferentes pelo Brasil: na Vermelho, em São Paulo, no Chão SLZ, em São Luiz do Maranhão, e na Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza. São 3 instâncias institucionais diferentes que se unem na realização da Mostra: uma galeria comercial, um espaço independente e um museu público.
Em 2007, a Vermelho inaugurou o Tijuana, uma editora e plataforma de exposição que tem como foco a arte impressa e, em especial, os livros de artista. Hoje, o Tijuana atua como uma feira itinerante de arte impressa que já organizou mais de 20 edições em sete países diferentes.
Em 2016, a Vermelho inaugurou a Sala Antonio, sua sala de projeção no formato de cinema. O espaço foi criado para exibir a produção de artistas que atuam na fronteira entre as artes visuais e o cinema. A Sala Antonio se tornou um espaço múltiplo, que recebe lançamentos, festivais, palestras e cineclubes. Nessas diferentes esferas, a Sala Antonio já exibiu cerca de 300 filmes, incluindo acervos públicos e privados de instituições internacionais.
–
A Vermelho foi inaugurada em 17 de maio de 2002, por Eduardo Brandão e Eliana Finkelstein. Sua sede foi projetada pelo vencedor do Pritzker, Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), em colaboração com o escritório de arquitetura Piratininga, liderado por José Armênio de Brito Cruz. Seu espaço, desenvolvido a partir da rearticulação de uma vila de 5 casas, conta com 4 salas de exposição, uma praça ao ar livre e uma fachada de 120 metros quadrados que já apresentou mais de 100 projetos. A Vermelho já recebeu festivais de cinema, desfiles de moda, shows e feiras gastronômicas. Em 2024, Eliana Finkelstein deixou o quadro societário da galeria e Eduardo Brandão segue à frente da Vermelho.
SÓCIOS FUNDADORES
Eduardo Brandão
Eliana Finkelstein
Artístico
Eduardo Brandão
Marcos Gallon
marcos@galeriavermelho.com.br
Vendas
Jan Fjeld
jan@galeriavermelho.com.br
Vivian Bernfeld
vivian@galeriavermelho.com.br
Maya Beiguelman Messina
maya@galeriavermelho.com.br
Juan Eyheremendy
juan@galeriavermelho.com.br
Comunicação
Gabriel Zimbardi
gabriel@galeriavermelho.com.br
Bárbara Hollo
barbara@galeriavermelho.com.br
Produção e catalogação
Felipe Melo Franco
felipe@galeriavermelho.com.br
Financeiro
Fabio Sena
fabio@galeriavermelho.com.br
Tiago Rocha
tiago@galeriavermelho.com.br
Antonio Fjeld
antonio@galeriavermelho.com.br
Logística
Dora Martins
dora@galeriavermelho.com.br
Acervo
Edigar Candido
edigar@galeriavermelho.com.br
Montagem e manutenção
Abraão Reis dos Santos
abraao@galeriavermelho.com.br
Recepção
Stephanie Isidoro
atendimento@galeriavermelho.com.br
Informações gerais
info@galeriavermelho.com.br
HORÁRIOS SEG–SEX: 10h–19h / SÁB: 11h–17h
TELEFONE +55 11 3138-1520