














































29,7 x 21 cm (26 peças)
Acrílica e impressão em jato de tinta sobre papel sulfite
Foto Filipe Berndt

Dimensões variáveis
Tinta acrílica sobre parede, telas e antigas mesas do atelier de Longo Bahia
Foto Filipe BerndtNa instalação Explosão Plástica (Inevitável), 2022, uma pintura mural se expande por todas as paredes da sala, e se sobrepõe a conjuntos polípticos formados por pranchas de madeira – que foram bancadas de trabalho em seu estúdio ou em projetos realizados por ela e pelo grupo de estudos que orienta, Depois do fim da arte (ex-Anarcademia) – com telas brancas. As pranchas são apresentadas repletas de marcas de trabalho, com restos de tinta e marcas de estilete. O mural mostra imagens de explosões.

201 x 305 x 7,5 cm
Tinta acrílica sobre parede, telas e antiga mesa do atelier de Longo Bahia
Foto Filipe BerndtAs obras da série Explosão Plástica (Inevitável), 2022, fizeram parte da instalação de mesmo título onde uma pintura mural se expandia por todas as paredes da sala onde estavam montadas, e se sobrepunha a conjuntos polípticos formados por pranchas de madeira – que foram bancadas de trabalho no estúdio de Dora Longo Bahia, ou em projetos realizados por ela e pelo grupo de estudos que orienta, Depois do fim da arte (ex-Anarcademia) – com telas brancas. As pranchas são apresentadas repletas de marcas de trabalho, com restos de tinta e marcas de estilete. O mural mostrava a imagem de uma grande explosão.

220 x 409 x 7,5 cm
Tinta acrílica sobre parede, telas e antiga mesa do atelier de Longo Bahia
Foto Filipe BerndtAs obras da série Explosão Plástica (Inevitável), 2022, fizeram parte da instalação de mesmo título onde uma pintura mural se expandia por todas as paredes da sala onde estavam montadas, e se sobrepunha a conjuntos polípticos formados por pranchas de madeira – que foram bancadas de trabalho no estúdio de Dora Longo Bahia, ou em projetos realizados por ela e pelo grupo de estudos que orienta, Depois do fim da arte (ex-Anarcademia) – com telas brancas. As pranchas são apresentadas repletas de marcas de trabalho, com restos de tinta e marcas de estilete. O mural mostrava a imagem de uma grande explosão.

18'
Video 2K e som estéreo
Foto Filipe BerndtCorpo Político, 2021, é um vídeo produzido para o programa Political Bodies, Gender and Race, da conferência virtual WORLDVIEWS : Latin American Art and the Decolonial Turn, do Centre for Visual Culture da University of Cambridge. A obra, exibida originalmente como uma videoconferência, é dividida em capítulos: a Introdução conta com trechos de uma versão em audiolivro do Leviatã (1651), de Thomas Hobbes. O capítulo I centra-se na Civilização Ocidental [a cabeça (mente ou espírito) x o corpo]; o capítulo II na Colonização [o “ser humano” (ou o homem branco “civilizado”) x o outro], o capítulo III no Poder [o falo (ou o Estado) x ela], o capítulo IV no Estupro (o sujeito masculino x o objeto feminino), o capítulo V no Corpo Reificado (corpo x carne), o capítulo VI no Corpo Coletivo (o sistema x o “numeroso”) e o capítulo VII da Revolução.
Duração: 18′

Minas aconteceu no contexto do 32º Programa de Exposições CCSP (São Paulo, Brasil), onde Longo Bahia era artista convidada.
Minas relaciona-se com Perigo!, individual que Dora Longo Bahia inaugurou na Vermelho no dia 16 de novembro de 2022.


Minas aconteceu no contexto do 32º Programa de Exposições CCSP (São Paulo, Brasil), onde Longo Bahia era artista convidada.
Minas relaciona-se com Perigo!, individual que Dora Longo Bahia inaugurou na Vermelho no dia 16 de novembro de 2022.




295 x 480 cm
Tinta acrílica sobre linho Foto Filipe Berndt Borralho (Cubatão) e Borralho (Jaci Paraná), trabalhos de 2022 em acrílico sobre linho, apresentam-se como telas escuras quase homogêneas, mas que avisam aos poucos – a depender de como se vê – paisagens escondidas atrás de camadas opacas de veladuras verniz. Borralho, termo que denota um resto de braseiro que ainda queima e tinge tudo de cinza, surge designando essas superfícies, ao mesmo tempo em que alude a uma materialidade que suprime territórios que se esforçam a resistir. Cubatão, cidade tida como a mais poluída do mundo na década de 1980, evidenciou o impacto da emissão de gases industriais sobre a população e o bioma do entorno e pauta até hoje o debate que lida com o desafio de contenção de poluentes no país e afora. Jaci Paraná, reserva extrativista de Rondônia que enfrenta a invasão de grileiros, madeireiros e o avanço do agronegócio, foi há pouco cunhada a capital brasileira da queimada, haja vista a dimensão do desmatamento que a assola no cenário recente. Transportadas ao campo pictórico, essas paisagens-sínteses de uma crise anunciada, elididas pelo apagamento e pela coerção, atuam como símbolos de um desmonte ambiental cujo ritmo se acelera a cada dia.
295 x 480 cm
Tinta acrílica sobre linho Foto Filipe Berndt Borralho (Cubatão) e Borralho (Jaci Paraná), trabalhos de 2022 em acrílico sobre linho, apresentam-se como telas escuras quase homogêneas, mas que avisam aos poucos – a depender de como se vê – paisagens escondidas atrás de camadas opacas de veladuras verniz. Borralho, termo que denota um resto de braseiro que ainda queima e tinge tudo de cinza, surge designando essas superfícies, ao mesmo tempo em que alude a uma materialidade que suprime territórios que se esforçam a resistir. Cubatão, cidade tida como a mais poluída do mundo na década de 1980, evidenciou o impacto da emissão de gases industriais sobre a população e o bioma do entorno e pauta até hoje o debate que lida com o desafio de contenção de poluentes no país e afora. Jaci Paraná, reserva extrativista de Rondônia que enfrenta a invasão de grileiros, madeireiros e o avanço do agronegócio, foi há pouco cunhada a capital brasileira da queimada, haja vista a dimensão do desmatamento que a assola no cenário recente. Transportadas ao campo pictórico, essas paisagens-sínteses de uma crise anunciada, elididas pelo apagamento e pela coerção, atuam como símbolos de um desmonte ambiental cujo ritmo se acelera a cada dia.
100 x 330 cm cada
Impressão jato de tinta, moldura de madeira e acrílico Foto Filipe Berndt De um lado, uma massa glacial em tom celeste reluzente esfacela-se aos poucos; do outro, restos de galhos e matéria orgânica escancaram um solo seco, abrasado e infértil a olho nu. Entre dois extremos de um mesmo hemisfério (entre Perito Moreno, no Sul da Argentina, e a região amazônica ao Norte do Brasil), cria-se uma dicotomia quase ambivalente, já que a aparente oposição entre as duas imagens – esse suposto antagonismo tanto visual como geográfico que se estabelece entre elas – dissolve-se aos poucos reforçando analogia. Afinal, tanto em uma como na outra se avista uma mesma terra em agonia que alerta seu colapso.
100 x 330 cm cada
Impressão jato de tinta, moldura de madeira e acrílico Foto Filipe Berndt De um lado, uma massa glacial em tom celeste reluzente esfacela-se aos poucos; do outro, restos de galhos e matéria orgânica escancaram um solo seco, abrasado e infértil a olho nu. Entre dois extremos de um mesmo hemisfério (entre Perito Moreno, no Sul da Argentina, e a região amazônica ao Norte do Brasil), cria-se uma dicotomia quase ambivalente, já que a aparente oposição entre as duas imagens – esse suposto antagonismo tanto visual como geográfico que se estabelece entre elas – dissolve-se aos poucos reforçando analogia. Afinal, tanto em uma como na outra se avista uma mesma terra em agonia que alerta seu colapso.


Essa série é baseada em espiãs cuja profissão principal não era “ser espia”. Eram pessoas públicas – atrizes, cantoras, esportistas, estrelas da mídia, socialites – que trabalhavam disfarçadas para ajudar seus países ou suas causas.
Os retratos são montados em molduras de aço e apresentados sobre mapas antigos da Revista National Geographic que mostram – pintados em vermelho – os países envolvidos nos conflitos em que as espiãs atuaram.
Sobre os mapas são apresentadas também pinturas de uma das armas utilizadas na época de cada conflito específico emoldurada em aço, e uma serigrafia em aço baseada em imagens documentais produzida

Caneta à base de água, tinta acrílica sobre papel, serigrafia em aço, molduras de ferro, tinta acrílica sobre mapa montado em placa de ACM.
Foto Ana PigossoEssa série é baseada em espiãs cuja profissão principal não era “ser espia”. Eram pessoas públicas – atrizes, cantoras, esportistas, estrelas da mídia, socialites – que trabalhavam disfarçadas para ajudar seus países ou suas causas.
Os retratos são montados em molduras de aço e apresentados sobre mapas antigos da Revista National Geographic que mostram – pintados em vermelho – os países envolvidos nos conflitos em que as espiãs atuaram.
Sobre os mapas são apresentadas também pinturas de uma das armas utilizadas na época de cada conflito específico emoldurada em aço, e uma serigrafia em aço baseada em imagens documentais produzidas na época por um fotógrafo de guerra.

Essa série é baseada em espiãs cuja profissão principal não era “ser espia”. Eram pessoas públicas – atrizes, cantoras, esportistas, estrelas da mídia, socialites – que trabalhavam disfarçadas para ajudar seus países ou suas causas.
Os retratos são montados em molduras de aço e apresentados sobre mapas antigos da Revista National Geographic que mostram – pintados em vermelho – os países envolvidos nos conflitos em que as espiãs atuaram.
Sobre os mapas são apresentadas também pinturas de uma das armas utilizadas na época de cada conflito específico emoldurada em aço, e uma serigrafia em aço baseada em imagens documentais produzidas na época por um fotógrafo de guerra.


Caneta à base de água, tinta acrílica sobre papel, serigrafia em aço, molduras de ferro, tinta acrílica sobre mapa montado em placa de ACM.
Foto Ana Pigosso Essa série é baseada em espiãs cuja profissão principal não era “ser espia”. Eram pessoas públicas - atrizes, cantoras, esportistas, estrelas da mídia, socialites - que trabalhavam disfarçadas para ajudar seus países ou suas causas.<p><p>Os retratos são montados em molduras de aço e apresentados sobre mapas antigos da Revista National Geographic que mostram - pintados em vermelho - os países envolvidos nos conflitos em que as espiãs atuaram. <p><p>Sobre os mapas são apresentadas também pinturas de uma das armas utilizadas na época de cada conflito específico emoldurada em aço, e uma serigrafia em aço baseada em imagens documentais produzidas na época por um fotógrafo de guerra.
230 x 128 cm
Foto Ana PigossoAs fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.

230 x 128 cm
Foto Ana PigossoAs fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.























“Meu trabalho é sobre violência: violência como sujeito ou como forma. Em meus primeiros trabalhos, tentei estabelecer um paralelo entre a violência literária e a violência real usando imagens da história da arte e da literatura ou imagens e textos de jornais brasileiros.
Aí comecei a considerar a violência na própria imagem e me interessei em como a fotografia pode enganar e o que seria má fotografia ou má imagem em geral. Passei a explorar a imagem pouco nítida, sem definição ou considerada errada ou danificada através da pintura, impressão, fotografia e vídeo. Tentei opor imagens idílicas e uma ‘bela’ pintura a uma base pobre e agressiva de destruição da imagem: imagens de praias paradisíacas foram pintadas em pedaços de papelão danificados e cobertas de palavrões, fotos infravermelhas de praias e florestas com alteradas cores tiveram partes da paisagem construídas por meio de arranhões, pinturas são descascadas de sua tela e mostradas como escalpos.
Nos meus vídeos, alterno distorções sonoras com imagens idílicas, textos literários com cenografia punk. Por meio desses atos de agressão à imagem paradisíaca / clássica, quis criar uma relação entre a pele das coisas e o que está por baixo dela.”
Dora Longo Bahia, 2021
Dora Longo Bahia nasceu em São Paulo, em 1961. Seu trabalho envolve diversos suportes: pintura, fotografia, vídeo, cinema, som, cenografia, instalação, performance, trabalho gráfico e edição de livros. Suas obras abordam questões relacionadas à violência na contemporaneidade. É doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA – USP] com pós-doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas [FFLCH – USP]. Atualmente é professora do Curso de Artes Visuais e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA – USP. A partir de 2015, coordena o grupo de pesquisas Depois do Fim da Arte, que investiga o papel social do artista na sociedade contemporânea.
Dora Longo Bahia tocou baixo em várias bandas de rock experimental, incluindo Disk – Putas, Verafisher, Maradonna, Blá, Blá, Blá e Cão. Em 1997, seu filme Arquivo Ó, dirigido por seu alter ego Marcelo Carter, recebeu o prêmio especial do júri no V Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, Mix Brasil, São Paulo.
Em 2020, completou a trilogia de três longas-metragens com Petit a, Caso Dora e Antígônada.
Exposições
Dora Longo Bahia tem participado de diversas exposições e festivais nacionais e internacionais, incluindo, em 2020, a exposição We Never Sleep, na Schirn Kunsthalle Frankfurt, Alemanha; em 2019, na Bienalsur, na Argentina; em 2018, na 9ª Bienal de Busan – Divided We Stand, na Coreia do Sul, e em 2017, no 35º Panorama Arte Brasileira, em São Paulo; Eloge du Vertige, Maison Européenne de la Photographie, Paris, França; 2011, MDE11, Museo de Antioquia, Medellin, Colômbia; The Spiral and the Square, Bonniers Konsthall, Estocolmo, Suécia; 2010; em 2009, foi convidada a fazer um filme para o projeto Destricted; 2009; recebeu bolsa da Fundação Cisneros Fontanals e participou da IX Bienal de Monterrey, também em 2009, México. Em 2008, participou da 28ª Bienal Internacional de São Paulo.
Em 2019, recebeu o 7º Prêmio Marcantonio Vilaça da Indústria Nacional; em 2016, Bolsa Zum / IMS; em 2011 o Prêmio CAPES de Teses; em 2002 o 3o Prêmio Cultural Sergio Motta – Bolsa Estímulo.
“Meu trabalho é sobre violência: violência como sujeito ou como forma. Em meus primeiros trabalhos, tentei estabelecer um paralelo entre a violência literária e a violência real usando imagens da história da arte e da literatura ou imagens e textos de jornais brasileiros.
Aí comecei a considerar a violência na própria imagem e me interessei em como a fotografia pode enganar e o que seria má fotografia ou má imagem em geral. Passei a explorar a imagem pouco nítida, sem definição ou considerada errada ou danificada através da pintura, impressão, fotografia e vídeo. Tentei opor imagens idílicas e uma ‘bela’ pintura a uma base pobre e agressiva de destruição da imagem: imagens de praias paradisíacas foram pintadas em pedaços de papelão danificados e cobertas de palavrões, fotos infravermelhas de praias e florestas com alteradas cores tiveram partes da paisagem construídas por meio de arranhões, pinturas são descascadas de sua tela e mostradas como escalpos.
Nos meus vídeos, alterno distorções sonoras com imagens idílicas, textos literários com cenografia punk. Por meio desses atos de agressão à imagem paradisíaca / clássica, quis criar uma relação entre a pele das coisas e o que está por baixo dela.”
Dora Longo Bahia, 2021
Dora Longo Bahia nasceu em São Paulo, em 1961. Seu trabalho envolve diversos suportes: pintura, fotografia, vídeo, cinema, som, cenografia, instalação, performance, trabalho gráfico e edição de livros. Suas obras abordam questões relacionadas à violência na contemporaneidade. É doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA – USP] com pós-doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas [FFLCH – USP]. Atualmente é professora do Curso de Artes Visuais e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA – USP. A partir de 2015, coordena o grupo de pesquisas Depois do Fim da Arte, que investiga o papel social do artista na sociedade contemporânea.
Dora Longo Bahia tocou baixo em várias bandas de rock experimental, incluindo Disk – Putas, Verafisher, Maradonna, Blá, Blá, Blá e Cão. Em 1997, seu filme Arquivo Ó, dirigido por seu alter ego Marcelo Carter, recebeu o prêmio especial do júri no V Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, Mix Brasil, São Paulo.
Em 2020, completou a trilogia de três longas-metragens com Petit a, Caso Dora e Antígônada.
Exposições
Dora Longo Bahia tem participado de diversas exposições e festivais nacionais e internacionais, incluindo, em 2020, a exposição We Never Sleep, na Schirn Kunsthalle Frankfurt, Alemanha; em 2019, na Bienalsur, na Argentina; em 2018, na 9ª Bienal de Busan – Divided We Stand, na Coreia do Sul, e em 2017, no 35º Panorama Arte Brasileira, em São Paulo; Eloge du Vertige, Maison Européenne de la Photographie, Paris, França; 2011, MDE11, Museo de Antioquia, Medellin, Colômbia; The Spiral and the Square, Bonniers Konsthall, Estocolmo, Suécia; 2010; em 2009, foi convidada a fazer um filme para o projeto Destricted; 2009; recebeu bolsa da Fundação Cisneros Fontanals e participou da IX Bienal de Monterrey, também em 2009, México. Em 2008, participou da 28ª Bienal Internacional de São Paulo.
Em 2019, recebeu o 7º Prêmio Marcantonio Vilaça da Indústria Nacional; em 2016, Bolsa Zum / IMS; em 2011 o Prêmio CAPES de Teses; em 2002 o 3o Prêmio Cultural Sergio Motta – Bolsa Estímulo.
Dora Longo Bahia
1961. São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo
Exposições individuais:
2022
– Perigo! – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Dora Longo Bahia. Minas – Centro Cultural São Paulo [CCSP] – São Paulo – Brasil
2020
– Dora Longo Bahia & Grupo de Ação. Lessons from Brazil – Hestia Art Residency & Exhibitions Bureau – Belgrado – Sérvia
2019
– Dora Longo Bahia: ka’rãi – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Dora Longo Bahia: Choque – Galeria Pedro Cera – Lisboa – Portugal
2018
– Brasil X Argentina (Brasil e Patagônia) – Sala Antonio – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2017
– Dora Longo Bahia: Os desastres da Guerra – Pinacoteca do Estado – São Paulo – Brasil
– II Mostra Programa de Exposições 2017 [artista convidada] – Centro Cultural São Paulo [CCSP] – São Paulo – Brasil
– Cinzas – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2016
– PROYECTO – ArtBo – Bogotá – Colômbia
– Dora Longo Bahia – Galeria Pedro Cera – Lisboa – Portugal
2015
– Black Bloc – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2013
– Desastres da Guerra – Fundação Joaquim Nabuco – Recife – Brasil
– Passageiro – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Desastres da Guerra – Instituto Figueiredo Ferraz – Ribeirão Preto – Brasil
2012
– Imagens claras x ideias vagas – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2011
– Escalpo Carioca – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2010
– Trash Metal – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2007
– 7 pecados capitais + 92 delitos venais – Galeria Leme – São Paulo – Brasil
2006
– AcordaLice – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
– Escalpo carioca e outras canções – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães [MAMAM] – Recife – Brasil
– Escalpo carioca e outras canções – Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB]- Rio de Janeiro – Brasil
2003
– Marcelo do Campo 1969 –1975 – Centro MariaAntônia – São Paulo – Brasil
2002
– Who’s afraid of red? – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
2001
– Quand les attitudes déforment les altitudes – Forum D’Art Contemporain – Sierre – Suiça
2000
– Noname Gallery – Rotterdam – Holanda
– Crown Gallery – Brussels – Bélgica
1998
– Cité Internationale des Arts – Paris – França
1997
– Dora Longo Bahia – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
1996
– Centro Cultural Recoleta – Buenos Aires – Argentina
1994
– Dora Longo Bahia – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
1993
– Pulitzer Art Gallery – Amsterdam – Holanda
– Dora Longo Bahia – Centro Cultural São Paulo [CCSP] – São Paulo – Brasil
1991
– Dora Longo Bahia – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
1990
– Pulitzer Art Gallery – Amsterdam – Holanda
1989
– Casa Triângulo – São Paulo – Brasil
Exposições Coletivas
2022
– Contar o tempo – Centro Universitário Maria Antonia – São Paulo – Brasil
– Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado – Museu de Arte do Rio Grande do Sul [MARGS] – Porto Alegre – Brasil
– Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea – Sesc Mogi – Mogi das Cruzes – Brasil
2021
– Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea – Sesc Mogi – Mogi das Cruzes – Brasil
– X-Reality USP 2021 – Ressignificação da Presença (mostra digital) -USP – São Paulo – Brasil
– Língua Solta – Museu da Língua Portuguesa – São Paulo – Brasil
2020
– 7ª Edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça Palácio das Artes – Belo Horizonte – Brasil
– We Never Sleep – Schirn Kunsthalle Frankfurt – Frankfurt – Alemanha
-Samba in the dark – Anton Kern Gallery – Nova York – EUA
2019
– em tempo – Espaço Cultural Casa do Lago [Unicamp] – Campinas – Brasil
– Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural
– Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) – Recife – Brasil
– Estratégias do Feminino – Farol Santander – Porto Alegre – Brasil
– O que não é floresta é prisão política – Reocupação 9 de Julho – São Paulo – Brasil
– 7ª Edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas – CNI SESI SENAI – Museu de Arte Brasileira (FAAP) – São Paulo – Brasil
– ¿Algo que declarar? – La Rural – Buenos Aires – Argentina
– Arte y Territorio – Instituto Cultural Peruano Norteamericano (ICPNA) – Lima – Peru
– SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2019 – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Paisajes entre paisajes – BIENALSUR 2019 – Museo de Arte Fueguino (MFA) – Rio Grande – Argentina
– Disco é Cultura – Sesc Belenzinho – São Paulo – Brasil
– Passado/Futuro/Presente: Arte Contemporânea Brasileira no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Museu de Arte – Moderna de São Paulo [MAM SP] – São Paulo – Brasil
– Exposição Novas Aquisições no MAM – Museu de Arte Moderna (MAM SP) – São Paulo – Brasil
2018
– Temporalidades. Arte latinoamericano. Colección FEMSA – Museo de Arte e Historia de Guanajuato – León – México
– Exceção – Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp – Campinas – Brasil
– Arte, Democracia e Utopia – Museu de Arte do Rio (MAR) – Rio de Janeiro – Brasil
– Busan Biennale 2018 – Former Bank of Korea – Busan – Coréia do Sul
– Arte tem gênero? Mulheres na Coleção de Arte da Cidade – Centro Cultural São Paulo (CCSP) – São Paulo – Brasil
– Festival d’Animation ANNECY 2018 – Sellerie du Haras d’Annecy – Annecy – França
2017
– Brasil: de 1500 a 2013 & Entre documentário e ficção – Cine Jóia – Rio de Janeiro – Brasil
– 35º Panorama da Arte Brasileira: Brasil por multiplicação – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
– Disco É Cultura: o disco de vinil e o toca-disco na arte contemporânea brasileira 1969-2017 – Castelinho do Flamengo – Rio de Janeiro – Brasil
– Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art, São Paulo – Phoenix Art Museum – Phoenix – EUA
– Here the border is you – ProyectosLA & Pacific Standard Time: LA/LA – Los Angeles – EUA
– Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos – OCA – São Paulo – Brasil
– Metrópole: experiência Paulistana – Estação Pinacoteca – São Paulo – Brasil
– Avenida Paulista – Museu de Arte de São Paulo (MASP) – São Paulo – Brasil
2016
– Clube da Gravura: 30 Anos – Museu de Arte Moderna (MAM SP) – São Paulo – Brasil
– Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– O Útero do Mundo – Museu de Arte Moderna (MAM) – São Paulo – Brasil
– Landscapes After Ruskin: Redefining the Sublime – Hall Art Foundation – Reading – EUA
– Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Trust Fiction – FRAC Alsácia – Altkirch – França
2015
– Cariocas! – Exposition Renaissance Lille3000 – Lille – França
– Ruído – Oficina Oswald Andrade – São Paulo – Brasil
– Cruzeiro do Sul – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
2014
– Eu represento os artistas, Revisited – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
– Afetividades Eletivas – Centro Cultural Minas Tênis Clube – Belo Horizonte – Brasil
– Made by… Feito por Brasileiros – Hospital Matarazzo – São Paulo – Brasil
– Travessias 3 – Galpão Bela Maré – Rio de Janeiro – Brasil
– Verbo 2014. Mostra de Performance Arte (10ª ed.) – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Multitude – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
– 140 Caracteres – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
2013
– FotoBienal MASP – Museu Oscar Niemeyer [MON] – Curitiba – Brasil
– Suspicious Minds – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Bienal Internacional de Curitiba – Casa Andrade Muricy – Curitiba – Brasil
– I Bienal MASP Pirelli de Fotografia – Museu de Arte de São Paulo [MASP] – São Paulo – Brasil
– Coleção Itaú de Fotografia Brasileira – Fundação Clovis Salgado – Belo Horizonte – Brasil
– Coleção Itaú de Fotografia Brasileira – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – Brasil
– Imaginarios Contemporâneos – Museo Tecnológico de Monterrey – Monterrey – México
– Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Circuitos Cruzados: o Centre Pompidou encontra o MAM – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
2012
– On_Off: Experiências em Live Image – Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– Utopías y realidades: arte moderno y contemporáneo en la Colección FEMSA – Museo de Arte e Historia y FEMSA – Monterey – México
– Coleção Itaú de Fotografia Brasileira – Paço Imperial – Rio de Janeiro – Brasil
– FLAM III [Forum of Live Art Amsterdam] – Arti et Amicitiae – Amsterdam – Holanda
– The Spiral and the Square – SKMU Sorlandets Kunstmuseum – Kristiansand – Noruega
– The Spiral and the Square – Trondheim Art Museum – Trondheim – Noruega
– Eloge du Vertige – Photographies de la Collection Itaú – Brésil – Maison Européenne de la Photographie – Paris – França
2011
– Contra a Parede – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Los Matices del Por Qué – Museo de los Metales – Cuenca – Equador
– Licht – Nieuwe Vide – Haarlem – Holanda
– MDE11 – Enseñar y Aprender – Lugares del Conocimiento en el Arte – Museo de Antioquia – Medelin – Colômbia
– Destricted.br – Galpão Fortes Vilaça – São Paulo – Brasil
– Beuys e Bem Além – Ensinar como Arte – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – Brasil
– The Spiral and the Square. Exercises on translatability – Bonnier Konsthall – Estocolmo – Suécia
2010
– Livre Tradução – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Video et Après – Centre Pompidou – Paris – França
– Por aqui, formas tornam-se atitudes – SESC Vila Mariana- São Paulo- Brasil
2009
– IX Bienal Monterrey FEMSA – Centro de las Artes – Monterrey – México
– Shifting constructs – Cisneros Fontanals Art Foundation – Miami – EUA
– Grau Zero – Paço das Artes – São Paulo
2008
– 28ª Bienal Internacional de São Paulo – Fundação Bienal – São Paulo – Brasil
– Todos Somos Um – Escola Superior do Ministério Público da União – Brasília – Brasil
2007
– A última casa, A última paisagem – Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória – Brasil
– Projeto Diálogo com o Desterro – Museu Victor Meirelles – Florianópolis – Brasil
– Recortar e colar / Ctrl_C + Ctrl_V – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
– O Global e o Local: Vídeo e as Imagens do Insílio – Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– Mostravídeo Itaú Cultural – Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro – Belo Horizonte – Brasil
– Mostravídeo Itaú Cultural – Instituto de Artes do Pará – Belém – Brasil
– Situ-ação: Vídeo de viagem – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
– 8090 Modernos Pós-modernos etc – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – Brasil
2006
– Primeira pessoa – Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– Situ-ação: Aspectos do documentário contemporâneo – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Mam[na]oca – Oca – São Paulo – Brasil
– XII Salão da Bahia – Solar do Unhão – Salvador – Brasil
– Videometry, Video as a measuring device in Contemporary Brazilian Art – Galeria dels Àngels – Barcelona- Espanha
2005
– A imagem do som de Dorival Caymmi – Paço Imperial – Rio de Janeiro – Brasil
– Panorama da arte brasileira –Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
– Vorazes, grotescos e malvados – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
– Farsites: urban crises and domestic symptoms in recent contemporary art – Centro Cultural Tijuana e San Diego Museum of Art – Tijuana – Mexico/ San Diego – EUA
– Entregravuras – Museu de Arte de Santa Catarina – Florianópolis – Brasil
2004
– São Paulo – 450 anos – Paris, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo – Brasil
– Scream – Anton Kern Gallery – Nova Iorque / The Moore Space – Miami – EUA
– Do Micro ao Macro – 6º Festival de Curtas de BH – Belo Horizonte – Brasil
– Herd -The Bag Factory – Johannesburg – África do Sul
– E-Flux Video Rental – E-Flux – Nova Iorque – EUA
2003
– Imagética – Museu Metropolitano de Arte – Curitiba – Brasil
– Seis Artistas – Centro Mariantônia – São Paulo – Brasil
– Compressores e Condensadores, Museu de Arte Moderna – Espaço Villa Lobos – São Paulo – Brasil
– Foto Arte 2003 – Brasília: Capital da Fotografia –Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB] – Brasília – Brasil
– Mídia Artes – Prêmio Cultural Sérgio Motta – Museu de Arte Contemporânea de Goiás – Goiânia – Brasil
– Diálogos Pertinentes –Fundação Armando Álvares Penteado [FAAP] – São Paulo – Brasil
– Pele, Alma – Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB] – São Paulo – Brasil
2002
– Artefoto – CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB] – Rio de Janeiro – Brasil
– Territórios – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – Brasil
– Coleção de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo –Museu De Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
– Nefelibatas – Museu De Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
– Marrom – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
– Meus Amigos – Museu De Arte Moderna [MAM SP] – Espaço Villa Lobos – São Paulo – Brasil
– Desenhistas e Coloristas – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
– Imagens Apropriadas – Museu De Arte Moderna [MAM SP] – Espaço Villa Lobos – São Paulo – Brasil
2001
– Cultura Brasileira I – Casa das Rosas – São Paulo – Brasil
– Die Photografhische Sammlung des Museu de Arte Moderna de São Paulo – Galerie 68 ELF – Colônia – Alemanha
– O Espírito de Nossa Época – Museu De Arte Moderna [MAM SP] – Espaço Villa Lobos – São Paulo – Brasil
– Pose Detida – Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo – Brasil
– Sulsouth – Voyages into mutant technologies – Camões Institute – Portuguese Cultural Centre – Maputo
– Auto-Retrato, Espelho de Artista – Centro Cultural FIESP – São Paulo – Brasil
– Fotografia Não Fotografia – Museu De Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
2000
– Imagem Experimental – Museu De Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
– La Llama – Caracas – Venezuela
1999
– Open Ateliers – Rljksakademie Van Beeldende – Amsterdam – Holanda
1997
– VI Bienal de Havana – Havana – Cuba
– A Gift to India – Rabindra Bhawan – Nova Deli – Índia
1994
– Projeto Leonilson – Galeria Luisa Strina e Galeria Camargo Vilaça – São Paulo – Brasil
– Caderno de Artista – Livraria Belas Artes – São Paulo – Brasil
– Galeria Luisa Strina/ 20 Anos de Arte Brasileira – Museu De Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
1993
– Mostra dos Selecionados –Centro Cultural São Paulo [CCSP] – São Paulo – Brasil
– Braziliaanse Kunstenaars – Pulitzer Art Gallery – Amsterdam – Holanda
1989
– Coleção Particular de Eduardo Brandão – Casa Triângulo – São Paulo – Brasil
1988
– Flores – Casa Triângulo – São Paulo – Brasil
1986
– VIII Salão Nacional de Artes Plásticas –Museu de Arte Moderna [MAM RJ] – Rio de Janeiro – Brasil
– VI Salão de Arte Contemporânea – Pavilhão da Bienal de São Paulo – São Paulo – Brasil
1985
– Eventos – Coletivas de Artistas – Salão Cultural da FAAP – São Paulo – Brasil
– Conexão Urbana – Performances – Funarte – Rio de Janeiro – RJ & Madame Satã – São Paulo – Brasil
– A Sinhazinha, o Mulato, o Negão e o Carrasco – Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo – Brasil
1984
– VI Mostra de Gravuras de Curitiba – Pan Americana – Curitiba – Brasil
Residências:
2022 – 2023 – Hestia Art Residency & Exhibitions Bureau – Belgrado – Sérvia
2004 – The Bag Factory – Artists’ Studios, TBF, Johanesburg – África do Sul
2003 – 2004 – Caribbean Contemporary Arts, CCA7, Trinidad e Tobago
2000 – Taller Internacional de artistas. La Llama, LL, Tácata Arriba – Venezuela
1999 – 1999 – Rijksakademie van Beeldende Kunsten, RBK, Amsterdam – Holanda
1998 – Residência Artística na Cite Internationale des Arts, LA CITÉ – Paris – França
Prêmios
2019 – 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019-2020
2016 – 4ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS – São Paulo – Brasil
2012 – Prêmio CAPES de Tese, CNPq – Brasília DF – Brasil
2008 – Cifo, Cisneros Fontanals Art Foundation – Miami – EUA
2002 – 3o Prêmio Cultural Sergio Motta, Fundação Sergio Motta – São Paulo – Brasil
1997 – IV Salão MAM – Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia – Salvador – Bahia
1997 – V Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual 97, Mix Brasil com o filme Arquivo Ó, São Paulo – Brasil
Coleções publicas e coleções privadas abertas ao público
– Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo – Brasil
– Museu de Arte Moderna de São Paulo [MAM SP] – São Paulo – Brasil
– Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
– Museu de arte de São Paulo (MASP) – São Paulo – Brasil
– Serviços Social do Comércio (Sesc) – Sesc Paulista – São Paulo
– Coleção Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
– Colección FEMSA – Puebla – México
– Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO) – Miami – EUA
– Hall Art Foundation – Reading – EUA
– Art Jameel – Dubai – Emirados Árabes
The ten days I spent in Sao Paulo, Brazil last November hardly qualify me to speak at length about the contemporary art scene in this gigantic and remarkably dynamic nation that has so often captured the popular imagination of people in other countries. None-the-less, while I was there giving two lectures at the University of Sao Paulo, I did have the opportunity to meet some major artists and intellectuals who impressed me deeply, so I would like the chance to introduce a few videos of one of these artists, Dora Longo Bahia. Yet to introduce her is necessarily also to speak of an earlier and more shadowy compatriot named Marcelo do Campo, who apparently also produced clandestine films in the late 1960s and early 1970s at a particularly harsh moment of political repression following the US-backed military coup there in 1964. This tragic event led of course to a 21-year military dictatorship ending only in 1985 that was enormously profitable for US corporate capitalism. (Things are far more hopeful at present for the popular classes in Brazil following the election in 2002 of Luiz Inacio Lula da Silva of the Workers’ Party. In 2006 Lula da Silva won a landslide re-election with a large popular mandate. I personally witnessed the greatly increased spending on education nation-wide that is one of the many salutary consequences of this recent election. )
It is with this troubled historical backdrop in mind that the emergence of Dora Longo Bahia and the disappearance of Marcelo do Campo must be understood. Born in 1961, Dora Longo Bahia literally lived her childhood in the shadow of a military junta that was no friend of vanguard artists and intellectuals on the left. As if to mark the momentous transition that occurred in 1984/5, Dora Longo Bahia first emerged as an artist with the demise of the military junta during those years. In 1984, she was in group shows of graphic artists in Sao Paulo, as well as in Panama, and in 1985, her work was selected for the 8th Salao Nacional de Artes Plasticas in Rio de Janeiro. Since then she has won critical recognition in a variety of media covering printmaking, paintings, and videos (two of which we will show tonight) through inclusion in over forty group shows and over a dozen solo exhibitions, not only in Brazil, but also in Argentina, Belgium, France, and Switzerland. One of her major recent shows consisted of an intriguing presentation of the films from 1969-75 of a previously “unknown” artist, Marcelo do Campo, at the Centro Cultural Maria Antonia in Sao Paulo.
As the videos shown tonight can only intimate in an abbreviated way, her “post-medium” artistic practice (to borrow a phrase from Rosalind Krauss) is remarkably broad-ranging and, at first glance, quite “eclectic,” ranging as it does from perceptual-based and deformalizing strategies like those of Lygia Clark or Helio Oiticica to a brash engagement with mass-cultural kitsch of the US & French culture industries on behalf of a more irreverent popular response to it. Cerebral, lean, and sobering in some art works; campy, effusive, and ironic in others, she produces work that is deeply “dialogical” on several competing fronts that never quite converge. At one point using James Joyce along with the textual orientation of Conceptual art, then at another using widely circulated television shows from the US as raw material for her baroque-like visual carnivals, Longo Bahia has a trajectory that, like that of Gerhard Richter, oscillates back and forth between a discursive field framed by photography and one that is organically inflected by artisanal traces that keep the human touch in full view.
Similarly, as the videos chosen for viewing tonight will show, her work can go from minimal perceptual encounters that productively defamiliarize experience in a manner linked to Russian formalism of the early 20th century, or the New York School of the 1960s, to the type of formal excess and surplus aesthetic that kitschy image-makers find impossible to resist in the corporate world of advertising. Uncompromisingly aloof, on the one hand, and undiscriminatingly “populist,” on the other, her art work frequently counter-poses the scattered viewing inherent to the society of the spectacle with a sovereign denial of spectacle more in keeping with a Zen-like meditative state of early avant-garde cinema like that of Stan Brakhage or Kenneth Anger. In short, the dialogical interplay of these two disparate aesthetics reminds us of how she deftly negotiates a contemporary situation once identified by the German philosopher Theodore Adorno (and still valid today), namely, that the fine arts and mass culture remain torn halves of a culture that fails to add up to a coherent whole — far all their undeniable vitality and compelling promise of something otherwise.
**As for Marcelo do Campo, I will say no more about this mysterious figure, than to point out that Dora Longo Bahia “rediscovered” his oeuvre. It is an oeuvre which now serves as a monument to the “unknown artist” at a time when mainstream society, especially in the US, remains more interested in “monuments to unknown soldiers.”
Dora Longo Bahía.
José Roca: En tu trabajo has incluido manifestaciones culturales marginales, mezclando referencias populares y eruditas. ¿Crees que en arte hay un “afuera” y un “adentro”? En caso afirmativo, ¿cómo establecer puentes, mezclas, contaminaciones?
Dora Longo Bahía: Não acredito que haja “fora” ou “dentro”. Já está tudo contaminado.
JR: Es cierto, aunque la cultura de la calle no es la misma del medio artístico, así haya cruces. ¿Podrías hablar de tu proyecto de radio para la Bienal?
DLB: Quero fazer 7 programas de rádio de 30 minutos, veiculados, se possível na freqüência AM, com “entrevistas musicais” feitas por minha banda OsMacaco com alguns dos participantes da Bienal. A Rádio Macaco seria uma sessão de improvisos, experimentações, desvios, como acontece nos bastidores de um ensaio de rock. Fizemos a proposta para a rádio Eldorado AM, que é uma das rádios de maior alcance do Brasil, mas a diretora artística refutou a idéia porque, segundo ela, tanto a Eldorado AM quanto a FM, “falam para um público adulto classe A e B”. Fiquei chateada por ter sido chamada de retardada, mas fiquei desapontada, principalmente, com a posição preconceituosa e elitista da diretora artística da Eldorado. Como, hoje em dia, num país como o Brasil, uma grande rádio não tem vergonha de falar, exclusivamente, para as classes A e B?
JR: Sobre todo la radio, que es, al menos en su difusión, un medio más democrático y de mayor penetración potencial. Lo interesante de la radio es que obliga a formarse una imagen mental, a imaginar, en su sentido etimológico. En tu trabajo pictórico tomas imágenes que están ancladas en la memoria colectiva, es decir, presentes aunque imprecisas, y a pesar de que las materializas, mantienes un grado de indeterminación y ambiguedad. ¿Quisieras referirte al proceso que conduce a tus “escalpos”?
DLB: Os escalpos são uma série de pinturas “sem carne”. Arranco a película de tinta de seu suporte original e aplico-a sobre um outro lugar: uma parede, uma página de jornal, um tapume de madeira, uma placa de cimento, um pedaço de papelão, ou, no caso da bienal, o chão. Escolho imagens paradigmáticas de lugares controversos, tiradas de cartões postais, jornais ou livros, que são amassadas e mutiladas ao serem arrancadas e reaplicadas sobre outro corpo. Quero que a pintura revele a perversidade da fascinação pela imagem, pela aparência, pelo espetáculo.
JR: Lo que sucedió con Eldorado es indicativo que, efectivamente, hay claras estratificaciones sociales inclusive en el medio de la cultura, que se supone es más abierto y tolerante. ¿Tiene el arte alguna posibilidad de romper así sea mínimamente esta situación, o a lo máximo que puede aspirar es a señalar? ¿Cuál es el margen de agencia política del arte?
DLB: É, infelizmente o mundo está cheio de preconceitos e ignorância. Não sei se a arte pode acabar com essa situação, já que ela sempre se relacionou amigavelmente com os sistemas de poder… Mas, acredito que toda arte é uma ação política (política definida como a arte de lidar com a cidade [do grego politikê: tékhné {arte } e polis {cidade}], agir sobre a sociedade, questionar paradigmas, sinalizar novas formas de organização, preconizar mudanças).
Considero a arte política mesmo quando o artista que a produz reivindica uma posição apolítica, já que sua obra é difundida pelo espaço público, interferindo nas ações, no comportamento e nas crenças da comunidade, e conectando memória e porvir, sujeito e objeto, situação e existência. Acho que, da mesma forma que um governante, um cientista, um professor ou um religioso, o artista é responsável tanto por sua obra quanto por suas implicações públicas, e deve estar ciente de suas articulações com as instituições de poder, sejam elas, o Estado, a mídia ou o poder econômico privado, representado pelos colecionadores e investidores. Um artista que reivindica uma posição de silêncio político é, no mínimo ingênuo, para não dizer, no caso de ignorância voluntária, perigoso, ou mesmo, criminoso.
JR: Has dicho que estás interesada en el error; ¿podrías complementar?
DLB: O erro é como uma fenda. Abre novas possibilidades, novas maneiras de olhar.
Let it bleed
Prepare-se para levar umas porradas das imagens que você vai ver na seqüência deste texto. As imagens das obras que Dora Longo Bahia, uma artista paulistana, trouxe para sua exposição Escalpo carioca e outras canções. Obras que exemplificam alguns dos motes da artista – parte deles a vêm mobilizando desde o início de sua trajetória nos anos 1980. Num repasse rápido: verdade e ficção; autobiografia e contexto histórico; a materialidade da linguagem; o apagamento das fronteiras entre a alta cultura e a matéria bruta – rock, comics, pichação etc. – que nos chega sob o rótulo vago e abrangente de cultura urbana.
O trabalho de Dora Longo Bahia não caminha em linha reta e tampouco essas questões podem ser vistas em separado. Além de se contaminarem mutuamente, são densas e complexas, cada uma com desdobramentos e camadas subjacentes. E se essas questões podem ser generalizadas a vários artistas de agora, o mesmo não pode ser dito de seus trabalhos, os quais, em nosso limitado panorama, não encontram paralelo.
Pode ser estranho dizer isto de uma obra tão marcada pela atmosfera barra pesada da vida urbana, mas o fato é que a beleza mantém-se como um substrato seu – “Eu acho fazer um trabalho bonito uma das coisas mais difíceis, um dos maiores desafios da arte”.1 Mas de qual beleza se está falando? Certamente uma beleza que não se reduz ao fato plástico, que pode ser um evento ou uma ação ou até um convite a uma ação, seja como for, algo que nada tem a ver com os ideais clássicos de harmonia, equilíbrio e estabilidade. Que se conjuga com o caráter fugidio, de transformações e mesclas incessantes, marcas do nosso tempo, e tudo isso timbrado pela violência. Sim, aqui a violência é a pedra de toque para a compreensão das coisas. A violência sob formas que podem ser extremamente sutis.
Tudo isso pode soar contraditório, mas haverá outra forma de se pensar a beleza hoje?
As pinturas, fotografias, desenhos, vídeos e performances de Dora Longo Bahia são entrelaçados com o rock mais cortante, servem-se de literatura e poesia experimentais, e alimentam-se das viagens e estadias da artista, nos últimos anos, em países como Trinidad-Tobago e África do Sul, às margens do capitalismo, e nos quais as contradições são tão exaltadas quanto as pichações que, como aqui, também “sujam” suas cidades, e que, na prática, são demarcações territoriais que começam desafiando a placidez dos muros e empenas de prédios, desmascarando a conversa fiada sobre cidades mais humanas.
Perpassadas pelo compromisso ético, as obras de Dora Longo Bahia exigem que seu público tome, afinal, uma posição. Nem sempre agressivas embora invariavelmente contundentes, elas resultam também de sofisticados deslocamentos de suportes e de operações sintáticas, formas de discutir a possibilidade da arte neste mundo, o que a seu ver só pode ser feito a partir do descarte de formas desgastadas e da prospecção de novas formas. Um caleidoscópio plástico e sonoro, feito a partir de um comércio cerrado entre a vida da artista, o meio afetivo, cultural e político em que vive, além de lidar livremente com fotografia, pintura e vídeo, ou seja, do amálgama entre imagens congeladas e imagens em movimento, do gesto que suprime, altera e dilacera sobre a imagem de algo capturado por um processo fotomecânico.
Dora Longo Bahia prova, sob um ângulo imprevisto, que a nossa cabeça não é feita apenas de informações tiradas de revistas, livros, filmes, shows, viagens, entre outros recursos que faz de cada um de nós, mesmo aquele que jamais sai de casa, um viajante do tempo e espaço, um cidadão do universo. Como fica claro para quem trava contato com seus trabalhos, a experiência de se viver num lugar pode, em alguns casos, influir decisivamente no processo. Ainda mais se o lugar é São Paulo.
Mas não é sempre assim? perguntará o leitor. É e não é.2 Se é fato que em cultura a história supera a geografia – veja bem, quando esta se limita à dimensão física –, resta lembrar que uma cidade, como de resto a própria geografia explica, está longe de se reduzir a um fato físico. Tanto mais se se trata de São Paulo, a cidade que de acordo com o clichê mais agudamente idiota – já sei, já sei, isto é uma redundância – é áspera, feia, poluída, barulhenta e cujo trânsito é in-su-por-tá-vel… pois ela é isso mesmo e não há por que dourar a pílula. São Paulo é insuportável ou quase isso, e mesmo para aqueles que vivem lá e que deliberada e inexplicavelmente não querem sair de lá, ainda que fiquem em reclamações paralíticas. E é aí que repousa a sua potência. O sentimento que São Paulo nos suscita é tão forte que talvez seja irrelevante argumentar sobre o seu lado obscuro. Até porque faz supor que exista um outro lado que não esse. Existirá? Ou será que o nosso cinismo chega ao ponto de considerar como exemplares “os jardins” e outros pequenos enclaves bunkerizados que a nossa burguesia cuidadosamente cria para si.
Mesmo a crescente violência nas nossas principais cidades não as aproxima de São Paulo, não as deixa se confundir com ela. Talvez porque tenham natureza demais – rios, montanhas, árvores e nuvens em excesso. É o caso mesmo de Porto Alegre, com o pôr-do-sol sangrando sobre o Guaíba. Ou, de Belo Horizonte, parcialmente circundada por bordas altas e pontiagudas, como se estivesse encravada num vulcão.
Quanto às outras capitais, bem, estas já ficam mesmo à beira do mar ou são clareiras abertas no meio da floresta. Acima de todas elas, o Rio de Janeiro. Para tratar logo do melhor dos exemplos basta lembrar que o Rio será sempre e justamente associada com a beleza e não com a violência. A começar pelo seu destino de capital do Império e da República, fundamental para que conhecesse as reformas urbanas e as edificações majestosas que a marcaram para sempre. Mas o principal talvez tenha sido o impacto estonteante da natureza sobre a cidade, obrigando-a a crescer serpenteando por suas encostas íngremes, varando seus morros e montanhas, estileteando-os para neles abrir sulcos às margens dos quais brotam de mansões a barracos, numa vaga de edificações que vai se esparramando pelos vales até esbarrar na praia. Tudo isso torna a violência, aos olhos de cariocas e não-cariocas, um acontecimento incompatível, quase uma impropriedade. Como se se tratasse de uma visitante indiferente e brusca como a morte, que anda empalidecendo o dia, mas que logo mais deverá ir embora liberando-os em definitivo de seu peso. É certo que irá. Surpreendente que já não tenha ido. Viciados de beleza e do sol que lhes produz o bronzeado que exala viço e saúde, os cariocas, claro que os mais ingênuos, mas que são muitos, ainda não se deram conta de que não, a violência não irá embora. Tivessem visitado mais São Paulo – ou Brasília, cujo delírio urbanístico bate de frente com a realidade –, onde ninguém alimenta ilusão, onde qualquer um sabe que a beleza é um estado alucinatório, saberiam disso também. Mas não.
O Brasil acostumou-se a pensar São Paulo como sua Esfinge, fascinante e voraz. Mas tarda a perceber que a aspereza de São Paulo é a contraface do país. Aqui a história com suas duas caras do deus Jano revela-se útil para a compreensão do problema. Produzida por gente de todos os cantos do Brasil (além das sucessivas levas de imigrantes que ela continua recebendo), São Paulo é o produto acabado do que temos de melhor e pior. A contrapartida de sua riqueza está patente no seu deteriorado Centro; na volatilidade de suas construções, de bairros inteiros; nas hordas de desempregados e malandros que invadem suas calçadas vivendo de pequenos golpes ou, no melhor dos casos, montando bancas precárias de artigos contrabandeados; nas periferias cada vez mais longínquas e abandonadas aos mais índices crescentes de criminalidade. Mas ela não se reduz a isso. Faz parte também da riqueza do país, dada a ordem global de um tipo de acumulação que decide quem pagará tamanha conta, a produção e a socialização da miséria espraiada por toda a nação.
Não há, portanto, separação possível entre São Paulo e o resto. O país está nela como ela está sobre todo o país. A imensa massa edificada – um monstro compacto e opaco de limites indefinidos; o resultado paroxístico da nossa capacidade de trabalho levado às últimas conseqüências, da capacidade humana de se submeter a uma ordem racional e monótona – volta-se sobre o país como uma sombra que atinge na garganta o esplendoroso sol tropical. Tanta submissão só podia mesmo gerar uma violência altissonante. Isso é que dá o controle eficaz e continuado dos impulsos tumultuados de uma população que logo mais atingirá a casa dos 20 milhões de habitantes. Para tanta gente, um só carnaval é pouco. Toda droga e toda a bebida não bastam para saciar sua pulsão erótica. Polícia é que não, mesmo. São Paulo é o ruído de fundo do Brasil, um ruído branco incessante como o som abafado e contínuo dos ares-condicionados e dos automóveis que contornam ininterruptamente as nossas camas, mantendo-nos em vigília, como os luminosos que tingem prédios e avenidas noite adentro.
Around the rock
“Let me be clear about this: I don’t have
a drug problem, I have a policeman problem.”
Keith Richard
A poética de Dora Longo Bahia opera no interior desse conflito. Sólida, vigorosa e irrestritamente experimental, sua obra pretende conquistar, ainda que aos socos e marteladas, um espaço possível para o desafogo e o processamento da expressão contemporânea que nasce no interior de São Paulo, a metrópole, o centro para o qual tudo converge. Um cacto regado a gritos. Seu trabalho não fala de solidão, nostalgia, da incomunicabilidade, enfim algumas dessas questões que nos assediam cotidianamente, eles são a expressão mesma de algumas delas, como também encarnam as relações afetivas que, para escapar da indiferença, apelam para o contato direto, mesmo que ele seja um toque atritado, seco e fugaz. Efeito colateral de um cotidiano crispado e vertiginoso e que também se traduz em letras e canções de rock, tão banais quanto verdadeiras.
Aliás, o rock. Ao mesmo tempo em que no Brasil cultua-se o samba em suas várias e extraordinárias variantes – não foi Caymmi quem disse que todas as nossas expressões musicais nada mais são que samba? –, do desalento de um Nelson Cavaquinho ao intimismo da bossa-nova, do bom humor até a exaltação de um partido-alto, cultua-se também o rock e suas variantes. Sobretudo em São Paulo. Ao final, o túmulo do samba revelou-se como a estufa do rock.
Mas não de todo o rock. No caso de Dora, baixista da finada Disk-Putas e atualmente do Verafisher, as referências remetem desde os The Who – do Daltrey e Townshend de Tommy e Won’t get fooled again – aos ruídos metabolizados dos Sonic Youths. De uma extremidade a outra tem, é claro, muita gente: Zappa, Velvet e Lou Reed, The Stooges, The Ramones, The Police, The Clash, Nirvana outros… E também havia Ira!, Olho Seco, Ratos do Porão… Nunca nada leve. Em coerência com seu trabalho e com o lugar de onde ele sai, a estética punk lhe é mais próxima.
É isso aí. Feitas as contas, cotejando com a audição dos CDs e das apresentações da banda atual da artista, de volta de um tour recente por Paris e Amsterdam, onde tocou com outras quatro bandas hardcore holandesas, a linha de adoção é aquela que um dia foi assim definida por Tommy Ramone, o intelectual do grupo: “Levamos o som do rock a um mundo psicótico e o reduzimos a uma linha reta de energia. Numa época do rock progressivo, com suas complexidades e contrapontos, nós tínhamos uma perspectiva de não-musicalidade e inteligência que assumiu o lugar da habilidade musical.”3
A alusão ao rock, mais do que oportuna, é necessária para a introdução a essa poética que encarna o psicótico e o violento. Estranha que afora o trabalho recente de Chelpa Ferro, Domenico, e de mais alguns poucos, a poética de Dora Longo Bahia, confrontada com a de seus colegas de geração, trilhe um caminho sem paralelo, uma legítima carreira ‘solo’. Mas isso é quase que uma peculiaridade nacional. Enquanto fora daqui são muitíssimos os artistas plásticos que reconhecem o caráter seminal de seu trabalho da música, sobretudo do rock, dos comics, da pichação, entre expressões variadas e típicas de extração urbana, grande parte dos artistas locais mantêm-se nos marcos estritos da história da arte, numa coerência digna do pensamento moderno mais clássico, que não aceitava conspurcações e referências provenientes de outras linguagens. Não é que Dora não tenha em mente essas referências, mas no seu caso o que se tem é um feixe de referências cruzadas. Nesse sentido vale a pena a lembrança de sua exposição de três anos atrás – Who’s afraid of red? –, cujo título aludia diretamente a uma pintura de Barnett Newman – Who’s afraid of red, yellow and blue III –, obra que, segundo a esclarecedora entrevista apresentada no catálogo, interessava tanto por seus predicados quanto pelo fato de haver sido rasgada por um visitante durante uma exposição num museu do qual ela fazia parte.4
Assim, após uma longa explanação acerca dos motivos pelos quais ela vem empregando o vermelho desde meados dos anos 1990, com destaque para as pinturas esbranquiçadas, retrato de pessoas ranhurados de vermelho, a artista lembrava que “o vermelho tem um significado, além do simbólico e do cultural, criado por uma relação física que qualquer pessoa tem com essa cor, por tê-la dentro do corpo”, a artista prossegue discorrendo sobre a violência, entendendo-a como um acontecimento que “pode mudar o modo de as pessoas verem as coisas”,5 para terminar com o incidente ocorrido com a pintura de Newman, notando a surpreendente beleza do resultado da mutilação – para além do significado de um ataque contra uma obra de arte contemporânea. Diante dessa argumentação, não há como confundir sua procura com a de Lucio Fontana, que cortava suas telas como se fossem peles, terminando por demonstrar que o território da pintura, na qualidade de campo onde a linguagem pode ser semeada, podia abrir uma passagem para o espaço real. Ademais, convenhamos, Fontana era um virtuoso; seus cortes eram certeiros como o de espadachins.
São muitas as referências de Dora Longo Bahia a obras de outros artistas. Prova disso é o uso que ela faz da pintura, assim como da fotografia, algo que simultaneamente a distancia de pintores e fotógrafos, aproximando-a de alguém que pensa a imagem e que considera o fato de a materialidade ser um aspecto que proporciona questões variadas para quem a contempla. Como suas fotografias monocromáticas em alto contraste ampliações em cibacromo emolduradas em caixas de luz, nas quais se vêem paisagens laceradas ou sobrepostas a texturas.
Há também, como se examinará mais adiante, a visada crítica contra o sistema de arte em geral, uma clara herança de quem foi aluna de Nelson Leirner, o homem que mandou um porco empalhado para um salão de arte e foi premiado; uma atenta leitora de Helio Oiticica, o artista que criou de capas de discos a ‘arquiteturas’; uma entusiasta de Iggy Pop e Johnny Rotten, exasperadamente sinceros. E aí, pouca coisa sobra de pé: o gosto em desafinar o coro dos contentes, como diria Torquato Neto, mirando a noção canônica de beleza, o apreço do mercado pelo objeto de arte bem acabado, a obra de arte que guarda uma prudente distância do público.
Memórias mutiladas
Familiares como cartões-postais, embora muito danificadas Escalpos cariocas e Escalpos paulistas exemplificam como a artista pensa a natureza das imagens, o truncado percurso que elas realizam desde sua produção e como são atingidas pelo tempo. Vistas “magníficas” como as que ilustram material turístico, souvenires visuais como o Pão de Açúcar, a Baía da Guanabara, enseadas paradisíacas, grandes avenidas ladeadas de arranha-céus, entre outros chavões, essas pinturas são feitas em espessas camadas de tinta sobre plástico que, uma vez secas, são arrancadas e coladas diretamente sobre a parede, tapumes de madeira ou placas de fibrocimento. Dissecadas, “escalpeladas”, as imagens glamourosas agora sangram e se agüentam, parcialmente rotas e despedaçadas, até o momento em que a exposição se encerre e algumas delas sejam definitivamente atiradas no lixo.
As pinturas desta série dão a ver a profundidade da pesquisa de Dora Longo Bahia sobre algumas implicações relativas à imagem, em particular a imagem fotográfica, fonte de onde saem as outras. Na qualidade de uma pesquisa complexa, fica difícil individualizar as operações em curso, freqüentemente entrelaçadas umas às outras. Não obstante isso, tentarei proceder a uma análise do problema. Assim, o primeiro e mais elementar plano de discussão da artista sobre as imagens refere-se à escolha delas. Para tal, a artista parte da concepção clássica que define a fotografia, em particular aquela pertencente à tradição documental, ou seja, preocupada com o registro das coisas, de retratos a paisagens, como uma tentativa de interromper o fluxo do tempo, uma maneira de impedir a morte. Como se sabe, desde sua criação a fotografia foi percebida como um artifício capaz de driblar o desaparecimento, senão das coisas – que em alguns casos têm duração ilimitada –, pelo menos de nós que as observamos, o que nos leva a pensar que no futuro restaremos sob a forma de alguns despojos, entre eles as imagens, a tradução material daquilo que olhávamos. Por outro lado, a peculiaridade de sua abordagem consiste em lembrar que também a fotografia, graças à sua dimensão física, está condenada à extinção. Seja papel fotográfico, impressão numa película plástica, ou mesmo transformada em pixels de uma câmara digital, a fotografia sempre necessitará de um corpo que, como todo e qualquer corpo, será vitimado pela ação do tempo.
Outro plano refere-se à imagem como alvo de uma ação externa, de um gesto que pode ser ou não ordenado, de uma rasura enérgica a uma palavra. O terceiro e último nível consiste em pensar a transformação da imagem através de suas sucessivas mudanças de estado, da imagem fixada no papel fotográfico sendo transposta para a superfície plástica de um cibacromo ou para uma pintura ou mesmo para um vídeo.
Em relação ao primeiro nível de abordagem do problema da imagem, para não recuar muito, convém recuperar a série Imagens infectas, de 1999, um conjunto de serigrafias combinadas com águas-fortes, em que se vêm cenas prosaicas – vista de uma sala, flagrante de uma mulher numa rua, uma dupla de senhoras sorridentes num jardim, enfim, imagens próprias de um álbum de fotografias, desses que todos nós possuímos para acomodamento das versões mais imediatas dos nossos afetos. O simples folhear de um álbum destes nos coloca de frente com a nossa maneira de lidar com o tempo, de negar sua passagem. À maneira dos antigos, que inventaram as máscaras mortuárias como tentativa mágica de reter o rosto, um dado inequivocamente expressivo daquele que morria, com a finalidade dupla de que não fosse esquecido e, mais do que isso, de que a sua “presença” atuasse beneficamente sobre os vivos, fotografias como estas, imagens cândidas de nós e de nossos amigos, são os despojos nostálgicos de momentos que pretendemos eternizar por memoráveis, que amorosamente conservamos e que em principio deverão viver mais do que nós, fragmentos que garantirão nossa sobrevida aos olhos daqueles que virão. Nossas fotos prosseguirão rumo ao futuro quando já estivermos mortos. O que não quer dizer que elas próprias não sucumbirão, apenas que mais lentamente. Se uma foto dá-nos a sensação de um barco que flutua suspenso sob o mar do tempo, o fato é que também ela, a seu tempo, graças à ação desse deus implacável e multiforme, começará a adernar.
Imagens infectas oferece-nos o corpo dessas imagens afetivas, signos da amizade, da beleza e da juventude, em adiantado estado de putrefação, alteradas pela ação de fungos que, indiferentes ao amor condensado em cada uma das imagens, atacam seus poros para obliterá-las e, pela ação do calor e luminosidade do ambiente, torná-las descoloridas, sem vivacidade, uniformizadas em tonalidades pastel.
Não há como conservar a memória, preservar intactos nossos momentos, qualquer que seja o recurso, o que inclui a fotografia. A violência está sempre à espreita e se insinua de dentro dela, explode em seu âmago, alertando-nos de que toda a matéria traz dentro de si o germe da sua decadência e desaparição futuras.
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As pinturas da série Who’s afraid of red prolongam esse raciocínio, trazendo a imagem como suporte de intervenções hostis, no geral discrepantes do seu conteúdo tranqüilo e que, ainda que não as destruam, são fortes o suficiente para agarrar nossa atenção. Novamente, têm-se os instantâneos fotográficos, registros domésticos de situações típicas – casal na praia em lua-de-mel; pai e mãe segurando bebê no colo; retrato de uma mulher sentada num sofá; seqüência de retratos 3 X 4 –, que servem de base para pinturas com acabamento em tinta acrílica branca, perturbadas por riscos e nódoas vermelhas. Associada a esse conjunto, há também outras pinturas realizadas predominantemente em tinta acrílica vermelha ou azul, com tonalidades verdes, além de fotografias ampliadas em cibacromo. As paisagens – praias e florestas exuberantes, tudo sempre digno da beleza estereotipada de um cartão-postal – compõem o tema desses trabalhos que, tal com acontece com ao conjunto anterior, são igualmente rasuradas.
No caso do primeiro conjunto de pinturas, o acabamento em tinta acrílica branca cria um véu que abafa as imagens e empalidece as cenas, fazendo com que as figuras retratadas assumam uma consistência fantasmática. Mas não é só essa pátina que se interpõem entre nosso olhar e esses fragmentos, de resto um sintoma do inevitável processo de modificação da memória: sobre eles, jogando com eles, surgem desenhos compostos por riscos finos, garatujados, como se brotassem de gestos desajeitados, sem apreço pelas cenas que correm por debaixo, atravessam as pinturas, fendendo em entalhes delicados as paisagens, pessoas e objetos. Esses desenhos grafados a seco, uma ação proveniente de fora e que não necessariamente coincidem com as imagens representadas, mostram, por sua vez, a vida que há sob essas peles esmaecidas – através dessas fissuras o sangue mina até a superfície, borrando-as, enchendo-as de nódoas.
Já nos conjuntos com imagens de cartão-postal os desenhos são mais incisivos, riscos enfáticos e amplos impõem-se sobre as paisagens e pessoas, como que a rejeitar suas belezas. Mas antes de seguir adiante, será o caso de se pensar um pouco nesse gênero de imagem, de resto aparentado com o álbum de retratos de família, embora traia uma intimidade de outra ordem. Tenha por foco uma paisagem, uma vista do Coliseu, do Arco do Triunfo ou uma reprodução da Mona Lisa, o cartão-postal, diversamente da memorabilia familiar, refere-se a patrimônios universais; é uma modalidade de monumento portátil que diz respeito a todos nós, àquilo que devemos cultuar e aspirar na qualidade de um verdadeiro paradigma, seja de heroísmo, grandiosidade humana, gênio artístico e beleza natural.
Em Les Carabiniers (Tempo de guerra, 1963), Jean Luc Godard enfatiza o retorno vitorioso da guerra de dois combatentes assinalando o modo cretinamente orgulhosos como eles empunhavam seus saques compostos de cartões-postais. Também Luis Buñuel em Lê Fantôme de la Liberté (O fantasma da liberdade, 1974) mostrava um casal superexcitado pela manipulação libidinosa desses produtos acessíveis em quiosques e bancas de jornal do mundo todo. Uma gaveta de cartões-postais – quem não as tem? – equivale a um relicário do que há de melhor do mundo, um tesouro de imagens, que, por sua mobilidade e descartabilidade, ao passo em que ajudam no processo de modelação do nosso imaginário, correspondem à quintessência da noção de mercadoria num mundo que mais e mais se constrói virtualmente. Elas invadem o nosso cotidiano pobre de experiências, dando-nos a ilusão de que o mundo é muito maior, que por trás do cenário opaco onde nos movemos existem cenários e objetos extraordinários.
Dora Longo Bahia bate de frente com a intimidade e as visões nostálgicas das fotografias de família ou das vistas sublimadas de uma natureza tornada cada vez mais remota e quimérica. À ação do tempo, uma ação interior que se inicia no momento mesmo em que a matéria é industrialmente realizada – as caixas dos produtos não trazem estampados seus prazos de validade? –, e que aflora sob a forma de fungos e a perda da qualidade original, a artista sobrepõe seus gestos, uma força realizada agora, no presente. Não existe possibilidade, dizem estas obras, do nosso gesto acontecer, se acontecer, sobre um território virgem. Toda expressão, recuada ao limiar de um grito, um vômito de energia, um palavrão lavrado na imagem sobre papelão – caso da série Pobres pinturas – somente se dará sobre um corpo preexistente.
O que nos leva a perguntar que expressão é esta? E, por tabela, que pintora é esta que, ao invés pretender reinventar a natureza, apreendendo-a sob um ângulo insuspeito, inovador, nos reapresenta imagens dignas de um caderno de aprendizagem de pintura, de ilustrações próprias das folhinhas distribuídas por açougues e lavanderias aos seus clientes no final dos anos? Como afirma a artista, a expressão, se há, é mínima – “Eu quero que apareça o mínimo da minha expressividade”,6 o que há é a nostalgia da memória, esse líquido denso que trava nossa vontade e movimentos, que impregna tudo que existe como a chuva que cai indistintamente sobre os vivos e os mortos.
A artista escancara a artificialidade das imagens carregando em suas cores, retirando alguns dos ingredientes que contribuem para a confusão entre a imagem e aquilo que ela representa. Não há como se iludir diante dessas fotografias e pinturas escandalosamente irreais. Florestas são submersas no vermelho, praias com coqueiros ganham atmosferas lisérgicas. Adulterações que confirmam a plasticidade da linguagem, matéria propícia à manipulação, ao ataque sob frentes variadas, como os riscos, raspagens, grafismos que podem ser toscos mas sempre energéticos e que desejam a ruína, promovem a transfiguração desses belos rostos. Porque uma paisagem de cartão-postal é uma paisagem que recebeu a chancela da beleza, que está livre para viajar, pronta para encher nossos olhos sequiosos de sentimentos sublimes, diferentes daqueles que a vida urbana, fonte de visões espetaculares e que podem ser terríveis, também nos oferece. Ao disparar da máquina registrando a paisagem, segue-se o disparo da imagem sobre nós. Os cartões-postais são a base de folhinhas, cartazes, outdoors, além de referências para os anúncios publicitários, enfim, toda a sorte infinita de subprodutos imagéticos, sejam eles de natureza estática ou em movimento.
O que sobra da imagem primeira, nesse processo de propagação vertiginosa, de metamorfose ininterrupta e conseqüente distanciamento do ponto de partida? Nas cidades, as imagens se propagam em ecos, em velocidades e materialidades diferentes; reverberam em papéis de parede, revistas e telas de tevê, até em empenas de prédios e tapumes dilacerados e sujos. De algo análogo a um fragmento do real facilmente reconhecível, elas, por força de sua adaptação num meio inóspito ao qual elas devem servir, disputam suas existências entre outras imagens e dispositivos e, ao simples feerismo urbano, para não falar na perpétua vigilância de quem não pode marcar bobeira, vão se modificando, deformando, ganhando contornos que variam entre o hiper real e o delírio.
Imagem x imagem, som x som
Corinthians x Palmeiras, 2003, oferece-nos a experiência do convívio forçado entre dois filmes contrastantes quanto a forma, conteúdo e velocidade, além dos sons que acompanham cada uma delas. Tomando por tela uma parede que traz embutida à direita de quem vê um pequeno monitor de televisão, o trabalho consiste na projeção simultânea de uma filmagem em toda a extensão da parede, ao mesmo tempo que uma outra passa pelo monitor. Um filme resume-se a um único plano: o enquadramento de um coqueiro à beira-mar. A imagem só não é estática porque o coqueiro, ao sabor do vento, move-se intermitentemente. O som que o acompanha é exatamente o rumor grave do vento sussurrando por suas folhas. O outro filme passa-se em altíssima velocidade e consiste na sucessão, sem cortes, de imagens colhidas por uma câmara em freqüência acelerada, fixada na lateral de um carro, a partir de um lugar (a Praça da República), até um outro ponto (Itaquera, bairro situado no limite leste da cidade), para daí retornar ao ponto de partida. Neste caso a trilha sonora é uma música punk em sua versão mais psicótica.
O espectador que entrar na sala no momento em que este segundo filme estiver sendo projetado na parede será atropelado pela massa sonora do grupo punk. Contraposto a essa projeção alucinada, ele perceberá um cancro, um abscesso de calma: o filme do coqueiro. Ao seu lado, ou seja, ao lado do monitor, um fone de ouvido. Colocando-o, o espectador se transportará ao ambiente sonoro correspondente.
Passados 20 minutos, os filmes são trocados, indo o coqueiro para a tela grande enquanto que a procissão de fachadas, muros, calçadas, ruas, postes e pessoas escoa para o monitor.
Da alta velocidade àquilo que só a custo se percebe como dotado de movimento. Da experiência mais direta, abrupta e irrestritamente cotidiana, àquilo que é idealizado e que habita o invisível, o longínquo onde gostaríamos de visitar um espaço de sonhos. Do som crispado, que abre o caminho aos socos, àquele que nos envolve como uma bruma delicada. Corinthians x Palmeiras apresenta-nos uma experiência fundada na tensão entre termos opostos, mas que se interpenetram, que nos desperta vetores divergentes, dir-se-ia que impossíveis de serem harmonizados, mas que ao final formam uma condensação homóloga às sensações que contribuem para que cada um de nós se converta num esquizofrênico.
Canções de amor no templo do rock
Música e imagens arrematam a exposição numa sala submersa no vermelho. Canções de amor no templo do rock é uma instalação na qual a artista, finalmente, junta as duas vertentes do seu trabalho, ambas fundadas na capacidade reflexiva orientada para aspectos cruciais da experiência urbana contemporânea, ao mesmo tempo que lhe sobra vitalidade. Vermelho nas paredes, nas tocantes “pobres pinturas” em pequenos e variados formatos nos quais se vêem cenas de ensaios musicais, shows, músicos e platéia em preto chapado, em alto contraste, imagens pintadas sobre papelão, todas elas com a pele dilacerada por versos banais extraídos de canções do rock.
Alguém aí já se perguntou por que nos apegamos a essas letras tão banais? Por que essas melodias ficam martelando em nossas cabeças? A resposta – parcial – está na guitarra, baixo e bateria, o formato power trio consagrado por Hendrix, Cream e, antes deles, The Who, colocados à disposição do público. Um outro pedaço da resposta está no conjunto de discmans afixados nas paredes laterais, cada um deles como uma seleção particular de hits selecionados por amigos, igualmente para uso do público. O público, enfim, pode decidir, ou melhor, o público, assim convoca a artista, deve decidir: ou mergulha numa viagem íntima, desconecta-se do entorno e é tragado pela corrente das melodias gravadas; ou empunha um dos instrumentos e começa a tocá-lo ou simplesmente descarregar sua fúria. E caso esta última escolha aconteça com qualquer um de nós, será suficiente para que nos lembremos que letras e melodias podem ser banais porque, afinal, elas não se esgotam nelas mesmas e sim naquilo que suas presenças, espessas, amplificadas, provocam. De fato, a palavra gritada, se não eclipsa seu significado, faz com que ele dispute sua presença com a matéria sonora. O grito é o sangramento do eu, seu transbordar em direção ao outro, mesmo que seja para ferir sua atenção.
Combinando músicas com imagens, mergulhando o espectador dentro disso, intimando-o ao contato, Canções de amor no templo do rock – como o resto da obra de Dora Longo Bahia – não nos revela uma obra de arte no sentido contemplativo que habitualmente emprestamos a esse termo… trata-se, isso sim, de uma armadilha. Quem está dentro dela, ouvindo-a, tocando um instrumento ou simplesmente olhando tudo pode não se dar conta, mas, à maneira de quem vive nas grandes cidades, sente-se como parte indissociável dela, a ponto de levá-la para onde quer que vá.
Agnaldo Farias
Notas
1. “Quem tem medo do vermelho?”, entrevista de Dora Longo Bahia a Ana Paula Cohen. Catálogo de exposição. Galeria Luisa Strina: São Paulo, maio de 2002, p.7.
2. A obrigação da busca de uma suposta identidade brasileira, ou seja, a identificação de elementos locais que incidem no trabalho artístico fazendo com que eles se diferenciem de trabalhos produzidos em outras partes do mundo é uma falácia, responsável por um verdadeiro trauma entre artistas. Para os artistas plásticos brasileiros, até bem pouco tempo, a melhor estratégia para se escapar da obrigação da “cor local”, o que é o mesmo que a etiqueta de exótico com que os gringos os identificavam logo de cara, era argumentar que sua arte nada tinha a ver com o país. Basta lembrar Hélio Oiticica e Cildo Meireles os quais, convidados, em 1970, no momento em que a ditadura militar recrudescia e com ela seu discurso nacionalista, a participar da exposição Information, no MOMA de Nova York, defenderam a idéia de que não estavam ali como representantes do Brasil (HO: “I am not here representing Brazil; or representing anything else”; CM: “I am here, in this exhibition, to defend neither a career nora ny nationality”). Batendo em tecla semelhante, Octávio Paz começava sua conferência intitulada “Poesia latino-lmericana?”, confessando, “estou certo da existência de alguns poemas escritos nos últimos 50 anos por alguns poetas latino-americanos, mas não o estou da existência da poesia latino-americana”.
Como se vê, o problema tem muitas ramificações. Intelectuais brasileiros e latino-americanos, numa palavra, todos aqueles que não fazem parte do primeiro mundo – e não há dúvidas de que existe um primeiro mundo –, vivem às voltas com esse tipo de cobrança. E isso, mesmo após a aceitação do multiculturalismo e a correspondente constatação de que, no que se refere ao campo da cultura, não existe um centro. Ainda assim, não se concebe um intelectual alemão ou francês ou norte-americano etc. que esteja preocupado em provar o caráter alemão ou francês ou norte-americano de suas idéias.
Por outro lado, vista de perto, fica claro que se trata de uma falsa questão. Qualquer artista só pode produzir a partir do lugar onde está, a partir de sua própria experiência que, por certo, envolve o lugar onde vive. E é sob esse ponto de vista que o trabalho de Dora Longo Bahia se afirma como um produto coerente com a São Paulo em que nasceu e vive.
3. Ramones.
4. Op. cit., p. 7.
5. Idem, p. 6.
6. Idem, p. 11.
Defrontar-se com esta exposição de Dora Longo Bahia, na Galeria Luisa Strina, resulta num impacto visual muito forte. Ela nos coloca perante um primoroso diálogo entre pintura e fotografia, oferecendo ao olhar extasiantes paisagens, jogos de vibrações de cores e ritmos exacerbados que se originam em diferentes focos de luz e no entrecruzamento de linhas coloridas.
Por isso, estes novos trabalhos de Dora trazem lembranças das terras conturbadas e barrocas de Glauber Rocha e dos fragmentos críticos do Tropicalismo.
A exposição leva a pensar no dilaceramento do artista contemporâneo quando colocado ante o embate entre arte e política, pintura e fotografia e, principalmente, traduz a perplexidade diante do futuro, nas condições do presente.
As pinturas e as fotografias de Dora insistem na discussão de um assunto ao refletir sobre o mundo circundante e expressam a necessidade da pesquisa de linguagem para avançar em outras possibilidades da arte.
Falar do Mundo
Estes trabalhos de Dora dizem respeito aos impasses da civilização brasileira, a partir do mito da civilização atlântica, simbolizado nas paisagens do litoral e do interior das terras de Eldorado de Glauber Rocha ou do Novo Mundo de Montaigne. Estas paisagens captadas fotograficamente por Dora tratam das dificuldades ou obstáculos da história brasileira e latino-americana que não consegue se desenvolver plenamente nem a partir do mar, nem da floresta.
As incisões nas pinturas e nas fotografias parecem mostrar a artista numa posição realista e desencantada reagindo compulsivamente contra o passado e o presente portadores de uma visão de mundo futuro paradisíaco – ou uma utopia não realizada. Por isso, Dora interfere com riscos contra a paisagem, flagrando um momento de percepção do tamanho do abismo a ser enfrentado: pode ser até que a violência surja como a metáfora das dificuldades para mudar Eldorado.
Nas pinturas das paisagens encobertas por sombras, com tonalidades quase surreais, compondo espaços de interregnos, os riscos e incisões aparecem como negação e como positividade. Se criticam a história lenta, periférica e redutora, também mostram a posição de resistência da artista, ao reagir com a luminosidade das linhas traçadas ou cavadas à penumbra do ambiente, ao jogar movimento anárquico e multidirecional dos sulcos na silenciosa e morosa paisagem tropical e ao insinuar a possibilidade da violência como fato principal desta sociedade.
Nas fotografias, transformadas em desesperadas caixas de luz para reagir à escuridão circundante, Dora inclui a presença do sujeito humano, mas um sujeito etéreo, feito de luz, decompondo-se em linhas, frente à imensidão da Mata Atlântica. Qual a força do homem diante da natureza e da sociedade, quando ambas são brutais? Por isso, estas fotografias da artista sugerem mistério de fatais encontros entre homem e natureza, homem e sociedade. Dora inclui elementos de estranhamento que desordenam uma lógica prevista para os ambientes reproduzidos nas fotografias e nas pinturas. As caixas de luz traduzem uma poética da relação claro e escuro que se abate sobre os habitantes desta Ilha do Novo Mundo. O sujeito que está presente nestas fotografias parece um espectro: as vezes um religioso ou místico no seu ritual, um andarilho sem destino ou até um guerrilheiro à espera do fatal inimigo.
Possibilidades da Linguagem
Nesta exposição, Dora realiza deslocamentos de suportes e de linguagem e não poderia ser diferente quando ela também discute as condições da arte em apreender o mundo. Transposições das potencialidades da fotografia para a pintura – e vice-versa, e a instalação como síntese destes processos da arte constituem as atuais preocupações da artista.
O mar, caldo da origem, remete imediatamente à pintura. Dora dedica-se a minuciosos detalhes de pinceladas, criação de áreas planares de cores, mas no interior de uma estrutura dada pela reprodução fotográfica. Assim, discute as possibilidades da pintura ou da fotografia, numa época de convivência de múltiplos suportes, de ampliações da linguagem e da tendência da desmaterialização da obra. Esta exposição mostra que continua valendo a pena experimentar a liberdade na arte. Idéias e conceitos convivem com a materialidade. A pintura ressurge num frescor ligado ao caldo de origem e a fotografia ganha matizes inusitados.
Os riscos e linhas de diversas cores são recursos de linguagem e, simultaneamente, símbolos da posição da artista no mundo. As incisões servem para mostrar que Dora trabalha a superfície de uma tela ou de uma película plástica. Além de signos, as incisões conduzem o olhar para depois das camadas de tinta, fazendo-o alcançar a trama da tela ou escorregar na exterioridade da superfície da foto. Fazem perceber a intencionalidade da construção da obra e não deixam esquecer que se discute pintura e fotografia.
Nestes trabalhos a idéia de fronteira torna-se tênue, anunciando intercâmbios e sobreposições de linguagens. Paradoxalmente estas trocas podem ocorrer, mantendo a especificidade de cada linguagem. Se a instalação aponta para passagens, o mar é pintura, a floresta é fotografia. Mas qual é o limite entre praia e mata? Talvez por isso esta exposição de Dora esconde mais do que mostra, joga mais problemas do que explicita soluções.
Neste jogo de tensões os insistentes riscos/incisões, numa lógica caótica, impedem que o olhar entenda cada obra como uma janela do mundo ou como um cenário para ser mergulhado. Assim como a história coloca obstáculos à plena realização da civilização, Dora também coloca obstáculos ao olhar, não deixando de frisar que a arte cria uma outra realidade, com códigos próprios.
A faixa de cores utilizada por Dora revela que a artista não está preocupa em reproduzir paisagens naturais, mas falar de transformações e (im)possibilidades da história e da arte, pois tais cores denunciam a presença e a proximidade industrial e tecnológica. O efeito visual produzido é o da luminosidade do néon e não do luar. Intensos verdes, vermelhos e azuis expressam mais o mundo kitsh e pop e menos os matizes encontrados na natureza.
Riscos coloridos, vestígios de incisões, deformação da imagem numa curvatura barroca, cores e tons não realistas e estranhas relações de luz e sombra são experimentados para apontar outros recursos de linguagem para a pintura, a fotografia e a instalação. Valorizando cada uma das possibilidades, tanto a artista quanto o olhar do observador gozam da liberdade de passar de uma situação para outra, aproveitando ao máximo a potência – arte.
Miguel Chaia
Núcleo de Arte, Mídia e Política – PUC-SP
28/05/2002