Em sua 13a participação na ARCOmadrid, a Vermelho leva à Espanha um diálogo entre novas obras do brasileiro radicado em Coimbra Marcelo Moscheta, e do colombiano radicado em Paris Iván Argote.
Marcelo Moscheta mostrará trabalhos da série Geo_lócgica
























Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto Vermelho
A série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
100 x 90 cm
Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto VermelhoA série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
Lã cortada a laser, ímãs, aço, documentos cortados a laser emoldurados e tijolo
115 x 164 x 32 cm
Lã cortada a laser, ímãs, aço, documentos cortados a laser emoldurados e tijolo
Lã cortada a laser, ímãs, aço, documentos cortados a laser emoldurados e tijolo
115 x 164 x 32 cm
Lã cortada a laser, ímãs, aço, documentos cortados a laser emoldurados e tijolo
Desenho em grafite sobre PVC expandido, impressão com pigmento natural sobre papel Baryta Photo Rag 300g
Foto Vermelho
A série Gigantica Amazonica tem como ponto de partida uma viagem de imersão que Moscheta fez pela Amazônia. Na série, o artista trabalha com fotografias de Albert Frisch, criando um jogo ficcional sobre a monumentalidade da botânica amazônica. Moscheta faz montagens digitais sobre as fotos de Frisch, acrescentando uma folha gigantesca sobre elas. Junto com as fotografias, o artista mostra um desenho em “tamanho real” da folha que aparece nas imagens. A própria história de Frisch flerta com a ficção. Nascido em 1840 na Baviera, o fotógrafo foi, até o final do século 20, um personagem misterioso da fotografia brasileira e muitos supunham que ele nunca existiu. Frisch fez, em 1867, uma série de 98 fotografias na Amazônia, a partir de uma expedição na região.
125 x 93 x 4 cm (desenho) + 32 x 27 x 4 cm (foto)
Desenho em grafite sobre PVC expandido, impressão com pigmento natural sobre papel Baryta Photo Rag 300g
Foto VermelhoA série Gigantica Amazonica tem como ponto de partida uma viagem de imersão que Moscheta fez pela Amazônia. Na série, o artista trabalha com fotografias de Albert Frisch, criando um jogo ficcional sobre a monumentalidade da botânica amazônica. Moscheta faz montagens digitais sobre as fotos de Frisch, acrescentando uma folha gigantesca sobre elas. Junto com as fotografias, o artista mostra um desenho em “tamanho real” da folha que aparece nas imagens. A própria história de Frisch flerta com a ficção. Nascido em 1840 na Baviera, o fotógrafo foi, até o final do século 20, um personagem misterioso da fotografia brasileira e muitos supunham que ele nunca existiu. Frisch fez, em 1867, uma série de 98 fotografias na Amazônia, a partir de uma expedição na região.
Lã cortada a laser, ímãs, aço e documentos cortados a laser emoldurados
200 x 223 x 25 cm
Lã cortada a laser, ímãs, aço e documentos cortados a laser emoldurados
Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto Vermelho
A série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto VermelhoA série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto Vermelho
A série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
50,5 x 133,5 cm
Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto VermelhoA série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto Vermelho
A série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
59 x 62,5 cm
Impressão pigmentada sobre papel Hahnemúhle Photo Rag 300g, grafite sobre PVC expandido, têmpera guache e madeira
Foto VermelhoA série Geo_lógica, de Marcelo Moscheta, é baseada em imagens coletadas em antigos manuais de geologia e geografia. Conhecimentos enciclopédicos e iconográficos, imagens de referência e definições de dicionários (todos ampliados e alterados) constituem a materialidade das obras.
Esse conjunto de referências científicas se soma às memórias familiares, criando abordagens afetivas e biográficas. Essas referências de diferentes tipos se encontram em imagens de corpos humanos usadas como medida de escala para paisagens analisadas (ou construídas).
Para essas imagens que se pretendem escultóricas e espaciais, o artista avança os limites das pinturas, projetando as composições sobre estruturas de madeira.
Lã cortada a laser, ímãs, aço e documentos cortados a laser emoldurados
Foto Vermelho
Archives refere-se a duas séries anteriores de Iván Argote: La Puesta en Marcha de un Sistema e Covers. Investigando questões históricas e imagens sobre o impacto de guerras ideológicas, essas composições em camadas se comportam como alegorias sobre como nossa experiência subjetiva é condicionada por forças externas ligadas a uma certa ideia de progresso e verdade. Essas ideias, por sua vez, são moldadas por centros históricos de poder para suas próprias conveniências e perdurabilidade. A sobreposição de materiais cria a aparência de imagens e textos confrontando slogans e declarações; além disso, sobrepostas com imagens encontradas, essas obras criam uma textura com múltiplas possibilidades de compreensão.
115 x 185 x 37 cm
Lã cortada a laser, ímãs, aço e documentos cortados a laser emoldurados
Foto VermelhoArchives refere-se a duas séries anteriores de Iván Argote: La Puesta en Marcha de un Sistema e Covers. Investigando questões históricas e imagens sobre o impacto de guerras ideológicas, essas composições em camadas se comportam como alegorias sobre como nossa experiência subjetiva é condicionada por forças externas ligadas a uma certa ideia de progresso e verdade. Essas ideias, por sua vez, são moldadas por centros históricos de poder para suas próprias conveniências e perdurabilidade. A sobreposição de materiais cria a aparência de imagens e textos confrontando slogans e declarações; além disso, sobrepostas com imagens encontradas, essas obras criam uma textura com múltiplas possibilidades de compreensão.
Lã cortada a laser, ímãs, aço e documentos cortados a laser emoldurados
115 x 185 x 37 cm
Lã cortada a laser, ímãs, aço e documentos cortados a laser emoldurados
hierro fundido
Foto Studio Iván Argote
Ladrillo mordido es un ladrillo artesanal, fundido en hierro, hecho y mordido por el artista. Iván Argote se refiere al ladrillo como un elemento esencial en la construcción y reconstrucción de la historia y su mordida simboliza cómo estas construcciones son permeadas por los individuos.
20 x 10 x 7 cm (Tijolo)
hierro fundido
Foto Studio Iván ArgoteLadrillo mordido es un ladrillo artesanal, fundido en hierro, hecho y mordido por el artista. Iván Argote se refiere al ladrillo como un elemento esencial en la construcción y reconstrucción de la historia y su mordida simboliza cómo estas construcciones son permeadas por los individuos.
ferro fundido
20 x 10 x 7 cm (tijolo)
ferro fundido