Vermelho presents Ka’rãi, Dora Longo Bahia’s ninth solo exhibition at the gallery. Longo Bahia presents objects, drawings, paintings and works using Augmented Reality. The title of the exhibition comes from expression in the Tupi language meaning to “tear with claws” or “scratch”; the expression is also the origin of the word Carcará, which designates the bird of prey that inhabits the center and south of South America.
Vermelho presents Ka’rãi, Dora Longo Bahia’s ninth solo exhibition at the gallery. Longo Bahia presents objects, drawings, paintings and works using Augmented Reality. The title of the exhibition comes from expression in the Tupi language meaning to “tear with claws” or “scratch”; the expression is also the origin of the word Carcará, which designates the bird of prey that inhabits the center and south of South America.
Dimensões variáveis
Acrylic paint on wall and stereo sound video experimented through augmented reality Photo Edouard Fraipont [:pt]Fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um “sujeito”, que estabelece o tema principal da composição e por subsequentes “vozes”, que estabelecem variações ao tema principal. Em sua série de pinturas denominadas Fuga (2019), Dora Longo Bahia propõe experiências de Realidade Aumentada onde uma pintura leva a outra por meio do uso de um aplicativo que revela imagens encobertas. Fuga (Sujeito) apresenta-se como uma pincelada vermelha que, por meio do aplicativo "Fuga por Dora Longo Bahia" (IOS e Android) é substituída pelo vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.[:en]Fugues are polyphonic compositions, where one melody overlaps another. The fugues, or escapes, are structured by a “subject”, who establishes the main theme of the composition and by subsequent “voices”, which establish variations on the main theme. In her series of paintings called Fugue (2019), Dora Longo Bahia proposes Augmented Reality experiences where one painting leads to another through the use of an application that reveals hidden images. Fugue (Subject) is presented as a red brush stroke that, through the "Fuga por Dora Longo Bahia" app (IOS and Android), is replaced by a video of actress Mayara Baptista screaming.[:]Dimensões variáveis
Acrylic paint on wall and stereo sound video experimented through augmented reality Photo Reprodução [:pt]Fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um “sujeito”, que estabelece o tema principal da composição e por subsequentes “vozes”, que estabelecem variações ao tema principal. Em sua série de pinturas denominadas Fuga (2019), Dora Longo Bahia propõe experiências de Realidade Aumentada onde uma pintura leva a outra por meio do uso de um aplicativo que revela imagens encobertas. Fuga (Sujeito) apresenta-se como uma pincelada vermelha que, por meio do aplicativo "Fuga por Dora Longo Bahia" (IOS e Android) é substituída pelo vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.[:en]Fugues are polyphonic compositions, where one melody overlaps another. The fugues, or escapes, are structured by a “subject”, who establishes the main theme of the composition and by subsequent “voices”, which establish variations on the main theme. In her series of paintings called Fugue (2019), Dora Longo Bahia proposes Augmented Reality experiences where one painting leads to another through the use of an application that reveals hidden images. Fugue (Subject) is presented as a red brush stroke that, through the "Fuga por Dora Longo Bahia" app (IOS and Android), is replaced by a video of actress Mayara Baptista screaming.[:]31 x 60,5 cm fechado [closed] / 31 x 106,5 cm aberto [open]
Mineral pigment ink on Hahnemühle Rice Paper 100g print with iron frame [:pt]A série justapõe reproduções de cartelas de cupons de racionamento da Guerra Civil Espanhola e versões modificadas relacionadas à política brasileira recente.[:en]The series juxtaposes reproductions of a Spanish Civil War rationing coupons cards and modified versions linked to recent Brazilian politics.[:]31 x 60,5 cm fechado [closed] / 31 x 106,5 cm aberto [open]
Mineral pigment ink on Hahnemühle Rice Paper 100g print with iron frame Photo Edouard Fraipont [:pt]A série justapõe reproduções de cartelas de cupons de racionamento da Guerra Civil Espanhola e versões modificadas relacionadas à política brasileira recente.[:en]The series juxtaposes reproductions of a Spanish Civil War rationing coupons cards and modified versions linked to recent Brazilian politics.[:]As fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.
220 x 122 cm
Acrylic paint on both sides of linen canvas and augmented reality Photo Edouard FraipontAs fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.
As fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.
220 x 122 cm
Acrylic paint on both sides of linen canvas and augmented reality Photo Edouard FraipontAs fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.
As fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.
220 x 122 cm
Acrylic paint on both sides of linen canvas and augmented reality Photo Edouard FraipontAs fugas são composições polifônicas, onde uma melodia se sobrepõe a outra. As fugas são estruturadas por um tema principal, o “sujeito” da composição, com o qual as “vozes” subsequentes estabelecem variações.
Em sua série de pinturas chamada Fuga, Longo Bahia trabalha com experiências de Realidade Aumentada, onde pinturas escondem conteúdos adicionais que são revelados através do uso de um aplicativo de telefone.
Fuga (Sujeito) é apresentada como uma pincelada vermelha que, através do aplicativo, é substituída por um vídeo da atriz Mayara Baptista gritando.
A Primeira voz mostra retratos de mulheres forçadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou desastres naturais.
A Segunda voz mostra pinturas ocultas de mulheres que pertencem aos grupos mais suscetíveis a tornarem-se vítimas de violência no Brasil.
A Terceira voz retrata mulheres vítimas das ditaduras latino-americanas.
Baixe o aplicativo Fuga – Dora Longo Bahia, disponível para Apple e Android.
25,5 x 17,8 cm cada parte de 195 [each part of 195]
Water-based pen, pencil, and acrylic paint on paper Photo Edouard Fraipont [:pt]O conjunto de 195 desenhos de A Girl A Gun – American Shot é baseado em imagens de filmes onde mulheres empunham armas em plano americano. O termo refere-se, na linguagem cinematográfica, à posição de câmera que enquadra o ator dos joelhos para cima. O plano foi popularizado no cinema norte-americano dos anos 1930 e 1940, em especial nos filmes “Western”, porque enquadrava os cowboys enquanto sacavam a arma de seus coldres.[:en]The set of 195 drawings from A Girls A Gun - American Shot is based on images from movies where women are wielding weapons. In cinema, the term american shot refers to the camera position that frames the actor from the knees and up. The plan was popularized in American cinema during the 1930s and 1940s, especially in the Western genre, as it framed the cowboys while drawing their guns from their holsters.[:]23 x 30,5 cada parte de 12 [each part of 12]
Water-based pen, pencil and acrylic paint on paper Photo Vermelho [:pt]O conjunto de 12 desenhos reproduz revoluções ocorridas em diferentes países e períodos e foi concebido como um calendário. Os desenhos são organizados na sequência mensal em que ocorreram os eventos. Janeiro: Revolução Iraniana ou Islâmica (Irã, 1978) Fevereiro: Revolução Etíope (Etiópia, 1974) Março: Comuna de Paris (França, 1871) Abril: Revolução dos Cravos (Portugal, 1974) Maio: Revolução Cultural Chinesa (China, 1966) Junho: Revolução Americana (EUA, 1775) Julho: Revolução Sandinista (Nicarágua, 1979) Agosto: Revolução Haitiana (Haiti, 1791) Setembro: Revolução Farroupilha (Brasil, 1835) Outubro: Revolução Russa (Rússia, 1917) Novembro: Revolução Mexicana (México, 1910) Dezembro: Revolução Cubana (Cuba, 1956)[:en]The set of 12 drawings depicts revolutions in different countries and periods and was conceived as a project for a calendar. The drawings are organized in the monthly sequence in which the events occurred. January: Iranian or Islamic Revolution (Iran, 1978) February: Ethiopian Revolution (Ethiopia, 1974) March: Paris Commune (France, 1871) April: Carnation Revolution (Portugal, 1974) May: Chinese Cultural Revolution (China, 1966) June: American Revolution (USA, 1775) July: Sandinista Revolution (Nicaragua, 1979) August: Haitian Revolution (Haiti, 1791) September: Ragamuffin War (Brazil, 1835) October: Russian Revolution (Russia, 1917) November: Mexican Revolution (Mexico, 1910) December: Cuban Revolution (Cuba, 1956)[:]dimensões variáveis [variable dimensions]
Screen printing on aluminum thermal blanket Photo Edouard Fraipont [:pt]O conjunto de serigrafias feitas sobre mantas térmicas de alumínio (utilizadas por bombeiros em socorros a vítimas) retrata dez instituições culturais brasileiras que foram consumidas por incêndios nos últimos dez anos. Teatro Cultura Artística (agosto de 2008) Instituto Butantan (maio de 2010) Teatro Ouro Verde (fevereiro de 2012) Museu de Ciências Naturais (janeiro de 2013) Auditório Simon Bolivar (novembro de 2013) Liceu de Artes e Ofícios (fevereiro de 2014) Museu da Língua Portuguesa (dezembro de 2015) Cinemateca Brasileira (fevereiro de 2016) Teatro Municipal do Rio de Janeiro (abril de 2017) Museu Nacional (setembro de 2018)[:en]The work portrays in screen prints on aluminum thermal blankets (the same type used by firefighters to protect victims during rescues), ten Brazilian cultural institutions that were consumed by fires in the last ten years. Teatro Cultura Artística (August, 2008) Instituto Butantan (May, 2010) Teatro Ouro Verde (February, 2012) Museu de Ciências Naturais (January, 2013) Auditório Simon Bolivar (November, 2013) Liceu de Artes e Ofícios (February, 2014) Museu da Língua Portuguesa (December, 2015) Cinemateca Brasileira (February, 2016) Teatro Municipal do Rio de Janeiro (April, 2017) Museu Nacional (September, 2018)[:]23 x 30,5 cada parte de 12 [each part of 12]
Water-based pen, pencil and acrylic paint on paper Photo Vermelho [:pt]Série concebida para ser exposta em banners ao longo do canteiro central da Avenida Paulista. O conjunto de desenhos reproduz retratos de indígenas da Amazônia.[:en]Originally designed to be displayed on banners along Paulista Avenue’s central bike-lanes, the series of drawings portraits original peoples from the Amazon.[:]115 x 60 x 20 cm
Podium gasoline, Octapro diesel, Common gasoline, glass bottles, cloth, cellular concrete and ecoline. Photo Edouard Fraipont [:pt]Objeto formado por três blocos de concreto celular e quatro garrafas com óleo diesel (vermelho) e dois tipos de gasolina (uma verde e uma amarela).[:en]Object formed by three blocks of cellular concrete and four bottles with diesel oil (red) and two types of gasoline (one green and one yellow).[:]98 partes [98 parts] 27 x 18 cm cada [each]
Acrylic paint on printed paper (open pages of the magazine Brazil Pocket Hard) Photo Vermelho [:pt]84 pinturas sobre páginas da revista brasileira Brazil Pocket Hard representam todas fases da Operação Lava Jato até a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.[:en]84 paintings over pages of Brazilian magazine Brazil Pocket Hard represent the phases of Operation Car Wash preceding the arrest of former President Luiz Inácio Lula da Silva.[:]