Verbo
Verbo

VERBO 2006


Organizada pela Galeria Vermelho e Agência VERBO, acontece de 2 a 7 de julho de 2006, a segunda edição da VERBO, mostra de performances, vídeos e instalações.

Percebendo a rica produção no país de trabalhos performáticos - que têm o corpo do artista como suporte a Galeria Vermelho, em parceria com a curadora Daniela Labra, idealizou o projeto de uma agência sem fins lucrativos para promover discussões e divulgar informações sobre artistas, teóricos e publicações ligadas à arte da performance, produzidas no Brasil e no mundo. Evento de caráter interdisciplinar, a mostra VERBO, carro-chefe da agência, reúne artistas das artes do corpo e das artes visuais, que desenvolvem trabalhos ligados à performance, linguagem que, desde os anos 60, integra o leque de poéticas que configuram a produção de arte contemporânea. A mostra VERBO propõe ainda criar, no espaço da Galeria Vermelho, um ambiente de convivência que permita encontros e trocas de experiências entre público e artistas de diferentes procedências, do Brasil e do mundo.

Para este ano, a mostra VERBO ampliará suas atividades trazendo mais convidados estrangeiros. Nesse sentido foram fechados acordos com agências de intercâmbio artístico na Finlândia e País de Gales. O número de atrações porém, será mantido e, repetindo o feito de 2005, serão reunidos, nos seis dias de mostra, mais de 50 trabalhos na sua maioria inéditos. A atual edição da VERBO contará ainda com uma seleção diária de vídeos e filmes de artistas como Márcia X e Aimberê César, Tellervo Kalleinen (Helsinque/ Finlândia), e do projeto Projeto Interface - Journée Bresil – Dynamiques de création, organizado por Daniela Mattos e Izabela Pucú (RJ) na École Supérieure d´art de Montpellier, França. Além disso, o artista Yuri Firmeza e a pesquisadora Regina Melim lançarão, durante o evento, suas novas publicações.