Verbo
Verbo

VERBO 2008


A VERBO, evento de performance que ocorre anualmente na galeria Vermelho, chega à sua quarta edição apresentando 51 projetos que propõem uma reflexão acerca do campo de tensão representado pela performance na arte atual. São fotos, instalações, performances, vídeos e stills de vídeo que apontam para a tentativa do artista de colocar em perspectiva um diálogo com o observador através do seu corpo.

Elementos carnais da iconografia tradicional serão apresentados em contraposição à assepsia do cubo branco em trabalhos que sugerem a dependência, o cuidado, a necessidade de compromisso e de dominação. Experimentos que revelam também convicções políticas; efeito da compreensão que se pode ter acerca do corpo e do entorno. A seleção de trabalhos apontam também para o poder associado ao sagrado, ao profano, às rotinas do cotidiano e à dor infligida pelo homem a si mesmo e aos outros. Atos de violência, rotinas diárias de alimentação, respiração, reprodução e sexualidade que não aparecem em público por conta da natureza civilizada do homem, especialmente em situações onde a tradição limita a liberdade individual.

A VERBO 08 apresenta também trabalhos que abordam questões relacionadas ao estatuto da performance na arte atual, como, sua inserção institucional e comercial; sua aproximação com outras mídias, e, por último, sua atual eficácia como instrumento crítico e de resistência ao sistema vigente.

Para discutir tais questões, o Centro Cultural São Paulo em parceria com a Vermelho, criaram o seminário Verbo Conjugado que ocorrerá paralelamente às ações na galeria. Dividido em quatro dias, o seminário discutirá temas como, Performance e Documentação, Performance e Reencenação, Performance e Resistência Cultural, entre outros, e conta com a participação de artistas e intelectuais de diversas áreas. Simultaneamente, o Mariantonia – Centro Universitário da USP programou o curso Performance em Expansão que pretende apresentar uma análise da Performance a partir de suas origens, abordando suas várias faces e articulações com outras práticas artísticas.