Verbo
Verbo

VERBO 2009


5ª edição da mostra de peformance arte

Pelo quinto ano consecutivo, São Paulo recebe, durante o mês de julho, a mostra de performance arte VERBO. Serão seis dias onde vários olhares se cruzarão numa tentativa de mapeamento da realidade cultural e artística que caracteriza a cena atual da performance.

A mostra VERBO foi criada em 2005. Ela surgiu a partir da constatação da ausência de projetos que proporcionassem, no Brasil, visibilidade para ações criadas na área da performance, seja em locais públicos ou privados.

Esses cinco anos da mostra serviram para percebermos que o lugar que viemos a ocupar, já esperava ser ocupado. Aconteceu sermos nós a ocupar parte dele com os nossos olhares, escolhas, possibilidades, ambições e expectativas.

Durante esses anos, entendemos também que o espaço da VERBO é o do encontro, do intercâmbio de ideias, e de troca das dinâmicas do jogo. A lei que rege essas dinâmicas não é, entretanto, a da fusão, mas do entendimento da diversidade, onde a heterogeneidade de superfícies estimula novas conexões e encontros. Uma forma de rede em termos de contato indesejado, pois persistimos num projeto em que diferenças imutáveis, porém manejáveis, produzem novas configurações de trabalho.

Lançamos cada edição ampliando a experiência, buscando novas combinações, com mais artistas ou convidando mais colaboradores. O exercício de síntese que caracteriza a seleção das ações nos obriga a deixar muitos fora. Agrada-nos, entretanto, essa insuficiência, pois ela reafirma a idéia de um recorte acerca do panorama da performance proposta pela VERBO.

Outros, com certeza, a fariam de outra forma. A quinta edição da VERBO acontece em parceria com o Centro Cultural São Paulo, onde ocorrerá a segunda edição do seminário VERBO Conjugado, e com a FUNARTE , que veio preencher mais uma de nossas ambições – a de proporcionar oficinas de criação na área da performance.

Não poderíamos estar em melhor companhia, e nem mais orgulhosos.

Marcos Gallon
Vermelho