Verbo
Verbo

VERBO 2010


6ª edição da mostra de performance arte

A mostra anual de performance VERBO é um festival dedicado a apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. Surgida em 2005 com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à performance, a VERBO chega a sua 6ª edição e conta novamente com a parceria do Centro Cultural São Paulo e da FUNARTE.

A VERBO 2010 têm como eixo principal a palavra, tanto escrita quanto falada. Não se trata, entretanto, de um tema escolhido aleatoriamente, mas a partir dos mais de duzentos projetos recebidos para seleção, entre os meses de dezembro de 2009 e março de 2010. Deles, foram selecionadas 11 ações que, junto aos 16 projetos convidados, compõem 6ª edição da VERBO.

Há formas distintas de compreensão da performance, assim como existem diferentes maneiras de fazer uso dela. Chama a atenção o fato da voz e da escrita aparecerem em tantos projetos não apenas como apoio, mas como temática da ação. Esse fato sugere uma resposta do artista a questões atuais e pode ser apontado como ponto de partida para uma reflexão.

A palavra que norteia grande parte das 27 ações da VERBO 2010, encontra ressonância nessa publicação, que inclui descrições das ações no idioma original enviado pelos artistas, transcrições bilíngüe [português e inglês] de cinco textos apresentados na edição de 2009 do seminário VERBO conjugado, no Centro Cultural São Paulo, e pelo programa integral da mostra.

Cada nova edição da VERBO exige dos envolvidos em sua realização uma revisão do estatuto da performance na arte atual. As ações que integram a VERBO 2010 sugerem a necessidade de uma reavaliação das nossas formas de diálogo e de comunicação em geral, no sentido de demarcar, re-significar e comunicar as potencialidades dessa prática na arte atual.

Marcos Gallon
Vermelho