Exposies

Fotos Contam Fatos

DE 24/11/2015 - 23/12/2015 A

 

Fotos Contam Fatos

Denise Gadelha (2015)

A Galeria Vermelho apresenta a coletiva Fotos contam Fatos de 24 de novembro a 16 de janeiro.

A exposição Fotos contam Fatos, que tem como curadora Denise Gadelha, exibe um conjunto polifônico de obras marcadas pela presença da fotografia como instrumento narrativo. A mostra propõe uma interlocução estabelecida a partir da pesquisa contemplada no XIII Premio Marc Ferrez de Fotografia (Funarte), que possibilitou o contato com diferentes facetas das redes de produção e circulação artística em dez cidades, de norte a sul do país.

O caráter plural desta investigação reflete a tendência da contaminação entre linguagens; não somente sob a ótica do hibridismo da estética pós-moderna, mas também, mantendo sintonia com a simbiose entre texto e imagem, cada vez mais alimentada pela complexidade interativa da comunicação na sociedade contemporânea. A transmissão de um acontecimento é facilitada pela sobreposição de diferentes meios para descrever facetas complementares em sua atribuição de sentido. Sobretudo, no que tange às narrativas atuais, textos são invadidos por imagens e estas são ressignificadas pela escrita.

Fotos contam Fatos elenca abordagens pouco convencionais, se comparadas à apresentação da fotografia tradicional que retrata imagens puras. A pesquisa busca outros caminhos ao articular proposições fotográficas que transitam entre categorias artísticas. O diálogo é ampliado em um contexto que valoriza a leitura da imagem enquanto veículo de narração em suportes variados como a instalação, a escultura, o objeto, o vídeo ou livros e publicações em geral.

Os trabalhos selecionados representam um universo diversificado de posturas que transcendem o significado isolado de uma imagem e encadeam conexões exteriores por meio do emprego de uma série de estratégias, como a disposição de múltiplas imagens em sequências narrativas, ou então, o uso de fotografias tratadas como unidades semânticas em “frases visuais” que formam conjuntos maiores. Propostas que extravasam os limites do plano bidimensional e ratificam a presença do corpo da imagem no espaço. Fotografias desmembradas em suas mínimas partículas constituintes para, a seguir, serem reconstruídas de modo a reorganizar seu código-base resultando, assim, em uma aparência totalmente distinta. Fotos que documentam ficções. Imagens latentes em objetos que negam sua visibilidade... A grande maioria, porém, é formada por ensaios visuais organizados em publicações. Tais atitudes em relação à fotografia exemplificam alguns dos procedimentos recorrentes do microcosmo desta exposição, cujo anseio é espelhar o espírito cacofônico do nosso tempo.

Em sintonia com a sensação generalizada de sobrecarga de informação que desafia nossa capacidade seletiva cotidiana, a expografia, adotada nesta proposição, evoca a natureza compulsiva e agregadora da biblioteca, transgredindo a assepsia formal do “cubo branco”. As obras são dispostas em estantes metálicas convencionais como aquelas encontradas nas bibliotecas. A ocupação da galeria é saturada. Há excesso de estímulos que comprometem a assimilação da totalidade. A mostra remete ao infinito que reside potencialmente em qualquer agrupamento, onde elementos postos em sequência sugerem virtualmente inúmeras permutações. Este conjunto polissêmico está aberto à interação, uma vez que boa parte das publicações está disponível para a consulta local. Uma grande mesa, e cadeiras posicionadas no centro da sala oferecem melhores condições à fruição. No entanto, não é possível prever como o material será devolvido às prateleiras. Portanto, o livre intercâmbio aumenta as possibilidades de desdobramento da leitura, ao estabelecer novos diálogos em situações distintas da configuração inicial.

As imagens-técnicas constituem um tipo de linguagem capaz de aglutinar grande volume de informação visual. Contrariamente à escrita linear – que traz consigo o tempo próprio dado pela sucessão das palavras – a fotografia coloca em suspensão uma fração de um continuum, e, portanto, se torna mais suscetível à projeção do nexo externo estabelecido pela circunstância específica de sua recepção.

Em Fotos contam Fatos a fotografia é vista como um ponto de partida e não um fim em si mesma. A construção de significado se dá no encontro e é atribuída à dinâmica entre as coisas. Mais do que um instrumento que registra o passado, a fotografia colabora para a sedimentação de uma versão de outra realidade temporal ecoando no agora.

Listas de artistas participantes:

Alair Gomes
Alexandre Furcolin Filho
Alexandre Sequeira
Alice Miceli
Aline Lata & Érico Toscano
Amanda Teixeira
Anna Thereza
Ana Lira
Ana Lobo
André Hauck e Camila Otto
André Penteado
Arthur Omar
Beira Movida Editoral
Beto Shibata
Bia Bittencourt
Bruno Vilela
Carine Wallauer
Carlos Issa
Carlos Mélo
Carolina Cattan
Claudia Andujar
Claudia Jaguaribe
Clarice Hoffmann
Companhia Rapadura
Cristiano Sant'Anna
Daniel Athayde
Diego Saldiva
Dione Veiga Vieira
Fabio Morais
Felipe Russo
Felippe Moraes
Fernanda Gassen
Fernanda Grigolin
Fernanda Magalhães
Fernando Peres
Flavia Mielnik
Francisco Folle Beraldo
É preciso arrumar a casa (Carine Wallauer, Leonardo Remor, Marco Antonio Filho, Roberta Sant’Anna, Serena Salvadori, Tiago Coelho)
Edgard de Souza
Edouard Fraipont
Edu Monteiro
Eduardo Montelli
Eduardo Veras
Elaine Tedesco
Elaine Pessoa
Erik Van Der Weijde
Gabriela Machado
Garapa
Geraldo de Barros
GIA + OPAVIVARÁ!
Gisela Motta e Leandro Lima
Gilberto Tomé
Gilvan Barreto
Gui Mohallem
Guilherme Falcão
Guilherme Gerais
Guilherme Peters
Gustavo Lacerda
Haroldo Saboia
Iatã Cannabrava
Ícaro Lira
Ícaro Moreno Ramos
Iezu Kaeru
Imaginário Cromático
Ivan Padovani
Joaquim Paiva
João Castilho & Pedro David & Pedro Motta
João Castilho
Jonathas de Andrade
Jordi Burch
Josivan Rodrigues
Julia Milward
Julian Germain, Murilo Godoy, Patricia Azevedo e jovens que vivem nas ruas de Belo Horizonte
Julio Bittencourt
Klaus Mitteldorf
Laura Del Rey & Alziro Barbosa
Leonardo Wen
Lia Chaia
Livia Aquino
Letícia Lampert
Lucas Simões
Lucia Mindlin Loeb
Lucille Kanzawa
Luiza Baldan
Madalena Schwartz
Marc Ferrez
Marco Antonio Filho
Maria Helena Bernardes
Marcelo Moscheta
Marcio Vilela
Marilá Dardot
Marta Bosquet
Martina Brant
Maurício Dias & Walter Riedweg
Mauro Restiffe
Mayana Redin
Michel Zózimo
Montserrat Baches
Natalia Schul
Paula Sampaio
Paulo Bruscky
Pedro David
Pedro Lima
Pedro Victor Brandão
Priscila Buhr
Priscila Gonzaga
Rafael Adorján
Rafael Assef
Renata Siqueira Bueno
Ricardo Theodoro
Rochelle Costi
Roberto Bellini
Roberto Siqueira Bueno
Rodrigo Braga
Rodrigo Bueno
Romy Pocztaruk
Ronald Ansbach
Rosângela Rennó
Ruth Sousa
Sabrina Duran
Samy Adghirni
Samy Sfoggia
Savant Editora
Silvan Kaelin
Silvan Kaelin e Philip Matesic
Silvino Mendonça
Simone Cupello
Thaisa Figueiredo
Tiago Santana
Traplev
Túlio Pinto
Val Sampaio
Vanderlei Lopes
Victor Leguy
Washington Silveira
Walda Marques
Waltercio Caldas