Exposies

Corpo Mitológico

DE 24/02/2015 - 21/03/2015 A

 

(2015)

O selo Edições Tijuana lança o novo livro de artista de Lia Chaia, que utilizou o álbum de figurinhas como sistema para articular sua pesquisa sobre o lugar do espectador diante de uma obra.

O álbum de figurinhas é um tipo de publicação bastante popular. Geralmente temático, o álbum sugere a interatividade do leitor, uma vez que a regra é completar os campos vazios deixados em cada página com figurinhas que correspondam exatamente àquele espaço. No caso da obra intitulada Álbum, as figurinhas que acompanham a publicação seguem outra regra. Não existem espaços exatos para que elas sejam coladas, fica a critério do leitor definir o lugar que aquele desenho se encaixa. Além disso, Álbum foi impresso em um material transparente, e isso multiplica as possibilidades de encaixe, uma vez que os desenhos de páginas distantes podem ser sobrepostos e formar novas relações formais e simbólicas.

Paralelamente ao lançamento do livro, Lia apresenta a exposição individual Corpo Mitológico com a série de mesmo nome, trabalho derivado da pesquisa para Álbum. O jogo de encaixe e composição fica aparente aqui, já que Chaia parte de um repertório de figuras pré definidas para elaborar construções casuais e fortuitas por cima de chapas de vidro jateado.

Também faz parte da exposição a série Transfusão, onde, com canos de pvc e cabos de diferentes tons de vermelho, Chaia faz menção não só a um circuito de veias humanas, mas também à arquitetura como algo vivo e proponente.