Exposies

Shangai em São Paulo in Shangai

DE 04/11/2014 - 06/12/2014 A

 

(2014)

“Shangai em São Paulo in Shangai”
Carla Zaccagnini

Quando foi convidada pelo curador Adriano Pedrosa para criar uma obra para o pavilhão dedicado à cidade de São Paulo, na 9ª Bienal de Xangai (China), em 2012, Carla Zaccagnini (40) não sabia que em São Paulo, e em municípios vizinhos, há quatro ruas que utilizam com grafias diferentes (Xangai e Shangai) o nome da cidade chinesa.

“Shangai em São Paulo in Shangai” reproduz numa escala 1:1 toda a área asfaltada da Rua Shangai, localizada no bairro da Penha, em São Paulo, que tem exatamente 5 m de largura por 35 m de comprimento. Para criá-la, Zaccagnini fez uso da frottage, técnica que depende de um referente palpável para criar uma imagem documental, uma prova da existência daquela rua. O desenho resultante é, entretanto, abstrato, em decorrência do aspecto uniforme da superfície asfaltada. Completa a instalação um conjunto de treze imagens fotográficas feitas por Zaccagnini nas diferentes ruas Xangai da grande São Paulo.

Como afirma Teresa Riccardi em artigo para a publicação “Carla Zaccagnini: the Madman sees what he sees”, que será lançada na data da abertura da exposição, Zaccagnini “atua, compara, descreve e situa o observador no campo da narrativa e do artificio, oferecendo uma experiência que possibilita formas de habitar o tempo e a memória, descolonizando nosso olhar do lugar-comum”.