Exposies

Claudia Jaguaribe - Série Azul

DE 26/11/2002 - 01/02/2003 A

 

Release

A Galeria Vermelho apresenta, de 26 de novembro a 1 de fevereiro, “Série Azul”, exposição individual de Claudia Jaguaribe.

Claudia Jaguaribe compõe uma “constelação” com fotografias circulares e azuis. Apenas informações como luz, transparência e cor são registradas, a forma e o nome do objeto fotografado se perdem.  São objetos simples, de uso cotidiano, ampliados e recortados. Claudia propõe assim um novo olhar. É um testemunho do poder de transformação da realidade através do olhar, mais mítico, poético e sensível.

Claudia Jaguaribe já participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como no Centre Régional de la Photographie- France, IDB Cultural Center Art Gallery– Washington DC - USA, Paço Imperial – Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil– Rio de Janeiro, MASP, entre outros. Neste mês, Claudia inaugura uma grande exposição com a série “Aeroporto”, no Instituto Tomie Ohtake, com fotografias, vídeos e publicação do livro.

O projeto para a fachada da galeria será a pintura “Arquiteturas”, de Mônica Nador. Esta obra é uma derivação do projeto “Paredes Pinturas”, onde a artista vai até comunidades distantes dos centros das artes, coleta desenhos fornecidos pelos moradores, e então propõe a aplicação destes desenhos nas paredes das casas, a fim de embelezar o ambiente e ampliar o repertório visual.

Para a galeria, Mônica selecionou desenhos de casas feitas por moradores do Jardim Miriam em São Paulo e de Amazonas, para que as representações populares de casas dialoguem com o projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha.