Exposies

Gisela Motta e Leandro Lima - Espera

DE 15/06/2013 - 13/07/2013 A

 

(2013)

Além de ser o artista precursor da Arte Conceitual, Marcel Duchamp foi também um grande enxadrista. Na individual “Espera”, Gisela Motta [1976] e Leandro Lima [1976] apresentam “Contra Duchamp” de 2013, uma série que reencena 21 partidas disputadas por Duchamp. Os jogos são reproduzidos em animações apresentadas em dispositivos luminosos [LED], a partir das notações codificadas no início do século passado. Mais do que uma representação exata das partidas, o objetivo de Motta e Lima é revelar o artista como jogador.

“Espera”, instalação de 2013 que combina projeções de vídeo e bancos instalados no espaço expositivo, simula focos de luz que misturam sombras reais às sombras dos visitantes da exposição. Os bancos servem como mobiliário e podem ser usados pelos visitantes. Sobre eles, sombras impregnadas revelam presenças que em algum momento estiveram ali sentadas. Associando vivências e experiências que se desdobram como registro poético, “Espera” aproxima o tempo presente a memórias de situações já ocorridas.

Em CAPTCHA [2012], frases extraídas de um diálogo do filme “2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick, foram distorcidas digitalmente para o padrão capctha: um acrônimo da expressão "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart". Os textos foram produzidos por máquinas de bordado industrial programadas por um computador. No filme, os astronautas Dave Bownam e Frank Poole se veem a mercê do computador, que se mostra cada vez mais humano e passa a controlar a nave.

Finaliza a exposição a instalação PLAN Y [2008-2010]. Nela, tanques de guerra se deslocam em uma planície deserta em busca de oponentes. Como o encontro nunca ocorre, a guerra para a qual foram criados não parece fazer sentido.

O tempo dá a tônica para a exposição “Espera”. Ele aparece em “Contra Duchamp”, representado na partidas de xadrez disputadas por Duchamp, como repetição e acúmulo em “Espera”, e finalmente na busca constante representada em PLAN Y.