Exposies

Coletiva de inauguração

DE 17/05/2002 - 22/06/2002 A

 

Release

A Galeria Vermelho é um espaço dedicado à produção de arte contemporânea. Além de ser uma galeria, representando comercialmente dezenove artistas, a Galeria Vermelho tem uma biblioteca especializada em títulos sobre arte, e abrigará cursos que beneficiem a pesquisa artística contemporânea.

Casas de uma antiga vila deram lugar a um edifício projetado por Paulo Mendes da Rocha, José Armênio de Brito Cruz e Sérgio Kipnes, visando um espaço versátil que possibilite intervenções internas e externas. Considerando as incursões da pesquisa artística contemporânea sobre novas mídias, a Galeria Vermelho dispõe de uma tela de back-projection no seu salão principal, ideal para projeções de vídeos ou animações.

Buscando uma iluminação ideal para exposições, vários estudos foram feitos em parceria com a Lumini, que desenvolveu um projeto de iluminação com luminárias também desenhadas por Paulo Mendes da Rocha. Diante deste desafio, a Lumini cedeu este projeto como apoio cultural à galeria, tornando assim viável este empreendimento.

O grupo de artistas representados será dividido em duas exposições coletivas. A primeira, de 17 de maio a 22 de junho, reunirá obras de artistas contemporâneos que utilizam a fotografia e vídeo como meio artístico: Rafael Assef, Cris Bierrenbach, Eliana Bordin, Rogério Canella, Domitilia Coelho, Paulo D’Alessandro, Edouard Fraipont, Cristina Guerra, Claudia Jaguaribe, Odires Mlászho, Eustáquio Neves, Amilcar Packer, Alexandra Pescuma, Paula Trope, Cassio Vasconcellos e Marcelo Zocchio. Essa exposição define o caráter da galeria de trabalhar a fotografia como uma expressão forte na produção contemporânea de arte.

Para a segunda exposição, prevista para junho deste ano, foram selecionados artistas jovens sem comprometimento com uma mídia específica, que experimentam diversos suportes. Os trabalhos serão desenvolvidos no decorrer da exposição, transformando a galeria em um ateliê coletivo. Este projeto será organizado por Dora Longo Bahia, artista plástica e professora da FAAP.