Exposies

Detânico Lain - Ano Zero

DE 26/02/2007 - 24/03/2007 A

 

Em sua primeira individual na galeria Vermelho, a dupla de brasileiros que atualmente reside em Paris, apresenta uma série de novos trabalhos. A questão da passagem do tempo aparece no vídeo “Ano Zero”, criado em 2006, que dá título a exposição.

A linguagem, tema recorrente na obra de Detanico e Lain, é revista na série de 288 imagens criadas a partir do nome de estrelas, como Alpheratz e Marphak. A série incorpora a fonte tipográfica “Helvetica Concentrated”, obra criada em 2004, em parceria com o artista plástico Jiri Skala. As letras da tipografia, variação da fonte suíça, concentram a superfície dos caracteres de Helvetica em discos de diferentes diâmetros. Sobrepostas e aplicadas em transparência, as letras compõem imagens com diferentes gradações de luz conforme seus nomes. Na exposição serão apresentas 15 estrelas, como, Polaris, Adhil e Ankaa, além das já citadas.

Conhecido atualmente como o inventor do telégrafo e do código que leva seu nome, Samuel Morse foi, em sua época, um reconhecido pintor. Entre os anos de 1831 e 1833, o artista criou “Gallery of the Louvre”, sua última tentativa de criar uma grande obra de arte. Detanico e Lain retornam à obra na videoinstalação “Broken Morse”, de 2006. Nela, as 256 cores obtidas a partir de uma reprodução digital da obra, são reapresentadas individualmente em uma seqüência abstrata de imagens. Os artistas apresentam também a animação “The Waves”, de 2005.

Além de representar o Brasil na 52ª Bienal de Veneza, que acontecerá de 10 de junho a 21 de novembro próximo, a dupla Detanico e Lain apresentará também, em 2007, exposições individuais na Galerie Nationale du Jeu de Paume, em Paris; na Hull Art Lab, Inglaterra; e na Bienal de Valencia, na Espanha.

Angela Detanico (33) e Rafael Lain (34) - Exposições Individuais - “Flatland Extended”, La Ferme du Buisson, Noisiel, França, 2006. “After Utopia”, Pharos Centre for Contemporary Art, Nicosia, Chipre, 2006. “About to say”, Galerie Martine Aboucaya, Paris, França, 2005. Exposições Individuais - 27ª Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil. Echigo/Tsumari Art Triennial, Echigo-Tsumari, Japão, 2006. "La Cabane", Palais de Tokyo, Paris, França, 2006.