Exposies

Flavia Ribeiro - Gabinete de leitura

DE 24/01/2012 - 25/02/2012 A

 

(2012)

A individual de Flavia Ribeiro na Vermelho, “Gabinete de Leitura”, apresenta uma serie de trabalhos criados em papel, guache, fotografia, folha de prata em forma de livros de artista. Buscando explorar aspectos como o deslocamento do observador no espaço expositivo, a proximidade e o contato tátil com a obra de arte, “Gabinete de Leitura” conta com trabalhos criados em 2011 por Ribeiro, que estudou gravura em metal com Babinski e na Slade School of Fine Arts, em Londres.

“Mecânica” (2011, obra composta por 69 folhas de papel manteiga branco penduradas na parede, depende da presença do observador próximo a obra: como paginas de um livro soltas no espaço, ela reage ao deslocamento do ar motivado pelos visitantes, em tempo e ritmo diferentes.

“Mecânica” é também o título do livro de artista que a artista lança na abertura da exposição. Com tiragem de 10 livros únicos, datados e assinados, a publicação é uma produção da Edições Tijuana e da Galeria Millan.

Sobre duas mesas com luminárias dispostas no espaço expositivo, Ribeiro apresenta 16 livros que podem ser manuseados pelo visitante. Em alguns casos são livros de tamanho tradicional, em outros, tamanhos superdimensionados, como “Um pouco homem, um pouco coisa...”, de 9 metros.

A partir do dia 2 de fevereiro, oobras de Ribeiro poderão ser vistas também na individual “Atravessamentos”, na Galeria Millan, em São Paulo.