Exposies

Daniel Senise - Quase aqui

DE 11/10/2011 - 12/11/2011 A

 

(2011)

A segunda exposição individual de Daniel Senise na Vermelho, Quase Aqui, apresenta um conjunto de pinturas e colagens, todas criadas em 2011, que agregam novos achados à lógica das já tradicionais paisagens arquitetônicas, nas quais o artista incorpora elementos retirados do espaço tangível que o rodeia.

É o que ocorre na nova série de pinturas “Quase aqui” em que Senise se apropria dos tampos das bancadas usadas em seu ateliê, usando-os como suporte para a obra. Sobre as marcas e vestígios de anos de trabalho, Senise aplica tinta a óleo branca, criando um campo homogêneo e uniforme que aponta para um momento de reflexão acerca dos procedimentos que caracterizam sua obra.

Em três novas colagens, Senise agrega elementos orgânicos às suas paisagens arquitetônicas que destorcem a construção lógica da perspectiva. Procedimento similar, porém mais radical, reaparece no conjunto de novas pinturas em que o artista rompe com a estrutura arquitetônica de espaços internos, criando um ponto de fuga para os ambientes reclusos e desabitados que costuma retratar em suas obras.

Completa a individual uma nova colagem criada com páginas da enciclopédia “História Universal”. Nela, Senise constrói espaços modulares a partir das paginas da enciclopédia, retirando suas imagens e mantendo apenas parte de suas fichas técnicas, processo semelhante ao utilizado na série Skira, apresentado, recentemente, na 29a Bienal de São Paulo.