Exposies

Ricardo Carioba - White Box

DE 01/10/2004 - 23/10/2004 A

 

White Box é composta por fotografias, vídeo, desenho e uma instalação. A pesquisa de Ricardo Carioba lida com o ambiente por trás das interfaces, que normalmente não é acessível ao usuário dos equipamentos eletrônicos.

As fotografias são produzidas a partir de estímulos que a máquina de ampliação fotográfica não está programada para receber. A máquina produz então formas e cores independente do arquivo original que lhe foi enviado. São fotografias que não representam a realidade, sem referências ou memória normalmente atribuídas à imagem fotográfica.

Ricardo Carioba trata de aspectos da luz, tais como suas partes, velocidade e propagação. São elementos fundamentais para o funcionamento dos meios eletrônicos. No térreo da galeria, haverá uma instalação onde a estrutura da tela do computador é transposta poeticamente para o teto da galeria. A obra compõe-se pela difusão da luz no espaço. As lâmpadas são coloridas, porém quando a luz alcança os observadores ela será branca, pois branca é a somatória das luzes vermelha, verde e azul.

Ricardo Carioba já participou da Temporada de Projetos do Paço das Artes, do Prêmio Porto Seguro de Fotografia, do Panorama da Arte Brasileira no MAM, entre outras exposições.

O projeto para a fachada da galeria é da dupla Angela Detanico e Rafael Lain, artistas que estão também na 26°Bienal de São Paulo. “5 Times 10 Steps” é uma instalação que explora proporções e escalas.