Exposies
 

Release

(2010)

 Por aqui (salas 1 e 2), exposição coletiva que conta com trabalhos de Leya Mira Brander, Lia Chaia, Marcelo Cidade, Leandro da Costa, Marilá Dardot, André Komatsu, Odires Mlászho, Fabio Morais, Leandro Lima &Gisela Motta,  Matheus Rocha Pitta, Nicolás Robbio e Carla Zaccagnini.

As obras que integram a coletiva Por aqui se utilizam de instrumentos simples e familiares de localização e deslocamento para criar metáforas acerca das relações humanas. No formato de gravuras, colagens, esculturas e instalações, a seleção de trabalhos rompe com o formato tradicional, ou seja, bidimensional dos mapas, criando composições imaginárias que remetem a diferentes formas de observar o entorno.

Esfoliação - Mapas Fraturados Irlanda[2008] de Odires Mlászho é um bom exemplo desse procedimento: para criar a obra, o artista utilizou o guia Ireland, da editora Berlitz. Esfoliando seis paginas do livro, Mlászho criou um mapa improvável e imaginário do país, sugerindo com esse procedimento os constantes conflitos que ocorrem na região. O livro Planets, Stars and Space também serviu de suporte na criação dePlanets, Stars and Space da sérieFlaps criada por Mlászho, em 2006. Nesse caso, o artista guilhotinou a publicação em nove partes verticais, de 2,5 cm cada, e colou cada uma das partes criando paisagens inusitadas de planetas, estrelas e do espaço.

Lia Chaia, por sua vez, utilizou o sistema de setas para criar Setamanco, obra criada originalmente para a Jornada Internacional na Cidade sem meu carro, que ocorreu em setembro de 2009 [Campinas], composta por 60 tamancos de madeira, em forma de setas. Alguns estarão disponíveis para utilização pelo público dentro do espaço expositivo.

Leya Mira Branderexibe sua nova série de gravuras intitulada Um Tango em Silêncio, composta por 38 gravuras em metal, água-forte e água-tinta. Na obra, o casal que se desloca em um tango cria uma trajetória orgânica de dissolução. Seus movimentos desaparecem no espaço.  Marilá Dardot expõe Resolvi Partir, da série Céus, e Carla Zaccagnini, sua nova série Desenhos Animáveis.