Exposies

Chiara Banfi - Koto

DE 02/03/2010 - 03/04/2010 A

 

Release

(2010)

Já aobra de Chiara Banfihabita o espaço em formas que transcendem toda a referência à realidade. Isso não ocorre apenas por conta do traçado espontâneo ou dos elementos orgânicos que compõem suas obras, seja colagem, pintura sobre parede ou marchetaria, mas também por conta da relação da artista com o som, elemento importante que permeia toda a sua criação. Suas primeiras instalações na Vermelho, em 2003, misturavam movimentos rápidos de tesoura em vinil adesivo e sons improvisados pela artista durante todo o processo, numa espécie de dança com o espaço ritmada pela voz

A individual Koto é o resultado de um período passado por Banfi no Japão. Koto é o mais popular dentre os instrumentos musicais tradicionais japoneses. Próximo de uma Harpa, o instrumento conta com um número variável de cordas e uma caixa de ressonância.

Nos 14 desenhos que integram a individual, Banfi utilizou papéis japoneses com estampas variadas e coloridas. Sobre eles, a artista sobrepôs folhas de papel de partitura recortado criando camadas e, portanto, dando tridimensionalidade ao desenho.