Exposies

Dora Longo Bahia - Trash metal

DE 18/05/2010 - 12/06/2010 A

 

Release

(2010)

TRASH METAL,  primeira exposição individual de Dora Longo Bahia na Vermelho, apresenta um conjunto de cinco novas obras, todas criadas em 2010, que se desdobram no formato de vídeos, instalações, pinturas e fotografias.

Em TRASH METAL, Dora Longo Bahia retoma sua pesquisa acerca da violência, tema que caracteriza grande parte da carreira da artista. Na mostra, a artista segue abordando a violência infligida pelo homem a si mesmo e aos outros, contrapondo paisagens idílicas ao lixo da sociedade de consumo e à imagens da guerra. Seus famosos escalpos, pinturas criadas com tinta acrílica e posteriormente extraídas de seus suportes originais, já vistos em outras exposições no Brasil e no mundo, apontam para a intenção da artista de revelar aquilo que está dentro das coisas e não apenas o que as envolve.

É o que ocorre no andar térreo da galeria, na instalação Call of Duty criada em colaboração com Rodolfo Ferrari. Nela, Longo Bahia cobre completamente as paredes do cubo branco com um escalpo composto por figuras geométricas. Nesse caso, o escalpo funciona apenas como nicho para Call of Duty trabalho que utiliza imagens captadas em vídeo de um adolescente jogando um game cujo cenário é a Segunda Guerra Mundial.

Se emCall of Duty o rosto do adolescente é preservado, em Tese IX eles ocupam os três monitores que compõem a instalação criada a partir do estudo da Tese IX de Walter Benjamin.

Em Escalpo Ferrado, instalação que ocupa a sala 2 da galeria,  Longo Bahia recobre as paredes com uma tonelada de placas de metal adquiridas em um ferro velho. Sobre essas placas a artista constrói uma série de paisagens criadas com tinta acrílica que, após secas, são transferidas como um decalque para a superfície de metal. Quatro imagens fotográficas da série Metaaal completam a instalação sugerindo clarabóias ou pontos de fuga para o ambiente claustrofóbico e pesado criado pelo metal das paredes.

Criado a partir de um catálogo escolar de bactérias e germes, o livro de artista Vermes encerra a exposição. Sobre as imagens originais do catálogo, Longo Bahia recria situações associadas a guerra tema principal em TRASH METAL.