Crayon sobre papel
21 x 29,7 cm
Foto: Pedro Napolitano Prata
Foto: Gabi Carrera
Foto: Gabi Carrera
vídeo instalação com 7, 3 ou 1 canais.
por Marilá:
Entre 8 e 30 de janeiro de 2015, realizei um vídeo a cada dia, utilizando a mais impactante
das manchetes que lia em jornais mexicanos. Escritas com água sobre o grande muro de
concreto da casa projetada por Tadao Ando, as manchetes apagam-se logo que são escritas,
materializando a efemeridade de seu impacto. Na instalação, essa angústia é acentuada pela
simultaneidade das projeções, e por vezes pela simetria entre as notícias. Obra criada
durante residência artística na Casa Wabi, em Oaxaca, no México.
Minha Biblioteca é uma série em que Dardot organiza capas de livros de idiomas que ela não domina por cores e tamanhos, em
composições geométricas.
Série de polípticos
Fragmentos de livros colados em MDF
Dimensões variáveis
A série Cores, Nomes reune versos que falam de cores encontrados em livros de Gertrude Stein, João Cabral de Melo Neto, Katherine Mansfield, Manoel de Barros, Murilo Mendes, Paulo Leminski, Richard Price, Wallace Stevens e William Carlos Williams. Os versos foram impressos mantendo sua tipologia original e cada folha foi pintada com tinta guache na cor descrita. A pintura transborda do papel até alcançar a parede.
A série Cores, Nomes reune versos que falam de cores encontrados em livros de Gertrude Stein, João Cabral de Melo Neto, Katherine Mansfield, Manoel de Barros, Murilo Mendes, Paulo Leminski, Richard Price, Wallace Stevens e William Carlos Williams. Os versos foram impressos mantendo sua tipologia original e cada folha foi pintada com tinta guache na cor descrita. A pintura transborda do papel até alcançar a parede.
Reverta - Arte e Sustentabilidade, Oca, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil. 2015
As coisas estão no mundo, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil. 2014
livro objeto / capa dura e papel sulfite
Vista da obra em The Wanås Foundation, Knislinge, Suécia, 2013.
"Escrevi a frase “No silêncio nunca há silêncio” em português, sueco e inglês, com
letras de cerâmica sobre a grama. Posicionadas como num jogo de palavras
cruzadas, as três línguas cruzam-se nas palavras “silêncio”. As letras são mantidas
por alguns dias sobre o gramado, deixando sua impressão sobre a grama. Movendoas,
outras palavras podem ser escritas enquanto aquelas gradualmente se apagam."
MD
texto "A educação pela pedra", de João Cabral de Melo Neto com letras construídas com pedras portuguesas.
- Intervenções VI – Museu Lasar Segall – São Paulo – Brasil, 2012
interferência em livro e fragmentos de livros
Vista da individual na sala A Contemporâneo
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, RJ, 2011
Foto Matheus Rocha Pitta
Vista da individual na sala A Contemporâneo
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, RJ, 2011
Foto Matheus Rocha Pitta
Vista da individual na sala A Contemporâneo
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, RJ, 2011
Foto Matheus Rocha Pitta
Obra criada em parceria com Fabio Morais especialmente para a 29a Bienal de São Paulo. Os dois artistas foram convidados a imaginar uma biblioteca para a exposição, e o resultado é uma casa-labirinto em construção, um lugar feito de tijolos, afetos e homenagens.
O que se vê de fora é um espaço inacabado, como uma casa/labirinto em construção. Quando o visitante entra, caminha através de cômodos revestidos por azulejos e papéis de parede, atravessa portas e pisa sobre tapetes com imagens de capas de livros. Aqui, tijolos e livros (e literatura, ideias, palavras) são elementos de construção.
Ao abrir uma das três portas que dá acesso à biblioteca, o visitante é surpreendido por um quarto branco, acabado, onde encontra livros e cadeiras para sentar e apreciar a leitura.
Os artistas propuseram três coleções para a biblioteca: a resposta dos artistas que participam da 29a Bienal para a pergunta: "Com que livro você construiria sua casa?"; um convite aberto para o envio de livros de artistas, e, finalmente, uma seleção de literatura contemporânea feita pelos dois. Após o final da exposição, o acervo será doado ao arquivo histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo, tornando-se permanentemente disponível para consulta pública.
Fotografia montada sobre painel neutro, mdf e acrílico espelhado
66 X 90 CM [cada- políptico de 13]
CENTRO BRASILEIRO BRITÂNICO - SÃO PAULO - BRASIL [2010]
Impressão jato de tinta sobre papel de algodão, madeira e acrílico
Impressão jato de tinta sobre papel de algodão
FICÇÕES - GALERIA VERMELHO - SÃO PAULO - BRASIL
Ficções- Galeria Vermelho- São Paulo- Brasil[2008]
Instalação/ letras de msf e cimento
Proyectos para desconstrución -MUCA Roma -México DF [2008]
Fotografia e madeira
FICÇÕES - GALERIA VERMELHO - SÃO PAULO - BRASIL
8 portas de vidro jateado
EXPOSIÇÃO CCBB - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
322 gravuras- impressão jato de tinta e moldura de acrílico
22.5 X 29 CM [CADA-POLÍPTICO]
INSTITUTO TOMIE OHTAKE - SÃO PAULO - BRASIL
Relógio dupla face modificado
EM 2004 COMECEI A COLECIONAR FRASES COM A PALAVRA SILÊNCIO, TIRADAS DOS LIVROS QUE LEIO. ERA O COMEÇO DO SOB NEBLINA [ARQUIVO] NESSE MESMO ANO PRODUZI 20 CADERNOS DE VIDRO. CADA UM É ÚNICO E CONTÉM DEZ FRASES – DEZ TIPOS DE SILÊNCIO
Objeto- aço e vidro jateado
O trabalho propõe ao visitante o plantio dos vasos e a construção de palavras com eles
150 vasos de cerâmica em forma de letras, semestes , vinil adesevio
MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA- BELO HORIZONTE - BRASIL
40 frases de diversos autores impressas sobre placas de jardim de metal
MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA – BELO HORIZONTE - BRASIL
PASSEANDO PELO JARDIM DO MUSEU, NOTEI AS PLACAS FINCADAS: NÃO PISE NA GRAMA, PROIBIDO PESCAR, PROIBIDO O TRÂNSITO DE BICICLETAS. QUIS FAZER PLACAS QUE NÃO FOSSEM PROIBITIVAS NEM IMPERATIVAS, PLACAS QUE NOS FIZESSEM PERCEBER O ENTORNO DE UMA OUTRA FORMA. ELAS FORAM FINCADAS N, MISTURADAS ÀS ORIGINAIS.