


















Foto Vermelho
Foto Vermelho
Suportes para lâmpadas fluorescentes
Foto Edouard Fraipont
Na série “(Un) Monuments for V.Tatlin”, Marcelo Cidade recria os Monumentos que Dan Flavin fez em homenagem a Vladimir Tatlin, utilizando estruturas de luminárias de sobreposição para lâmpadas fluorescentes. Enquanto Flavin utiliza as lâmpadas a fim de arguir a impermanência dos materiais e, assim, dos sistemas, Cidade trabalha em torno da ruina. Nas recriações de Marcelo Cidade, já não há mais espaço para a impermanência, há apenas o resíduo inútil de um plano utópico.
325 x 68,5 x 9 cm
Suportes para lâmpadas fluorescentes
Foto Edouard FraipontNa série “(Un) Monuments for V.Tatlin”, Marcelo Cidade recria os Monumentos que Dan Flavin fez em homenagem a Vladimir Tatlin, utilizando estruturas de luminárias de sobreposição para lâmpadas fluorescentes. Enquanto Flavin utiliza as lâmpadas a fim de arguir a impermanência dos materiais e, assim, dos sistemas, Cidade trabalha em torno da ruina. Nas recriações de Marcelo Cidade, já não há mais espaço para a impermanência, há apenas o resíduo inútil de um plano utópico.
Copos de vidro, moedas empilhadas e prateleira de madeira pintada de branco
Foto Edouard Fraipont
Na série “Já visto”, Cinthia Marcelle trabalha com a memória do espectador a partir da ilusão de já ter visto algo, como aponta a expressão francesa ‘déjà vu’. A expressão, porém, além de lidar com a falsa impressão de já se ter vivido ou visto algo, também se refere à possibilidade de nos defrontarmos com uma cópia ou plágio de algo, como aponta sua variação ce qui manque d’originalité (que sofre de falta de originalidade).
Sobre prateleiras, pilhas de moedas e um copo de vidro se alternam em seus posicionamentos em cada uma das três partes do conjunto. Em uma das prateleiras, as moedas estão na frente do copo, em outra, moedas e copo ocupam o mesmo espaço e, na última prateleira, as moedas estão atrás do copo. Além disso, o conjunto de moedas e copo se alterna entre à esquerda, ao centro e à direita da prateleira, como se juntas pudessem ocupar a mesma prateleira. Os módulos nunca são vistos juntos. Desse modo, ao se deslocar pela exposição, o espectador pode ter a sensação de já tê-los visto.
3 peças com 23 x 60 x 20 cm cada
Copos de vidro, moedas empilhadas e prateleira de madeira pintada de branco
Foto Edouard FraipontNa série “Já visto”, Cinthia Marcelle trabalha com a memória do espectador a partir da ilusão de já ter visto algo, como aponta a expressão francesa ‘déjà vu’. A expressão, porém, além de lidar com a falsa impressão de já se ter vivido ou visto algo, também se refere à possibilidade de nos defrontarmos com uma cópia ou plágio de algo, como aponta sua variação ce qui manque d’originalité (que sofre de falta de originalidade).
Sobre prateleiras, pilhas de moedas e um copo de vidro se alternam em seus posicionamentos em cada uma das três partes do conjunto. Em uma das prateleiras, as moedas estão na frente do copo, em outra, moedas e copo ocupam o mesmo espaço e, na última prateleira, as moedas estão atrás do copo. Além disso, o conjunto de moedas e copo se alterna entre à esquerda, ao centro e à direita da prateleira, como se juntas pudessem ocupar a mesma prateleira. Os módulos nunca são vistos juntos. Desse modo, ao se deslocar pela exposição, o espectador pode ter a sensação de já tê-los visto.
tecido, tinta serigráfica, sarrafo, cadarço
Foto Edouard Fraipont
Em NoiteDia, Cinthia Marcelle propõe uma contagem do tempo a partir da seleção de materiais: tecido, tinta, sarrafo e cadarço. O trabalho é formado por 12 módulos com 6 camadas de tecido industrialmente estampado com 60 listras pretas sobre fundo branco. As listras pretas são cobertas pela tinta branca. A mesma medida linear de listras cobertas é rebatida com o cadarço preto que cobre segmentos de sarrafos que se acumulam gradualmente sobre cada módulo. O movimento do relógio de Marcelle reflete o tempo do labor empregado na realização manual de cada peça em operações de subtração e adição.
222 x 475 x 6 cm
tecido, tinta serigráfica, sarrafo, cadarço
Foto Edouard FraipontEm NoiteDia, Cinthia Marcelle propõe uma contagem do tempo a partir da seleção de materiais: tecido, tinta, sarrafo e cadarço. O trabalho é formado por 12 módulos com 6 camadas de tecido industrialmente estampado com 60 listras pretas sobre fundo branco. As listras pretas são cobertas pela tinta branca. A mesma medida linear de listras cobertas é rebatida com o cadarço preto que cobre segmentos de sarrafos que se acumulam gradualmente sobre cada módulo. O movimento do relógio de Marcelle reflete o tempo do labor empregado na realização manual de cada peça em operações de subtração e adição.
506 impressões em acetato montadas entre dois vidros lapidados
Foto cortesia artista
A sequência de imagens descreve um curso completo da maré enquanto ele flui e reflui, levando as colunas subterrâneas de um clube abandonado construído pelo mar.
Cada imagem é impressa em acetato transparente e montada entre dois pedaços de vidro. As 506 peças são instaladas em todo o espaço em uma única linha sinuosa no chão, desafiando a atenção do espectador.
No caso de um visitante tocar em qualquer uma das peças – acidentalmente ou não – todo o trabalho irá cair, permanecendo no chão até que seja colocado de volta na ordem para o dia seguinte.
12 x 9 cm cada - políptico composto por 506 peças
506 impressões em acetato montadas entre dois vidros lapidados
Foto cortesia artistaA sequência de imagens descreve um curso completo da maré enquanto ele flui e reflui, levando as colunas subterrâneas de um clube abandonado construído pelo mar.
Cada imagem é impressa em acetato transparente e montada entre dois pedaços de vidro. As 506 peças são instaladas em todo o espaço em uma única linha sinuosa no chão, desafiando a atenção do espectador.
No caso de um visitante tocar em qualquer uma das peças – acidentalmente ou não – todo o trabalho irá cair, permanecendo no chão até que seja colocado de volta na ordem para o dia seguinte.
Furos com broca e cone de papelão preto sobre parede
Foto Edouard Fraipont
Dimensões variáveis
Furos com broca e cone de papelão preto sobre parede
Foto Edouard Fraiponttinta acrílica sobre os dois lados de tela de linho e realidade aumentada disponível em doralongobahia.org
Foto Vermelho
Pinturas abstratas escondem retratos – invisíveis a olho nu – de mulheres com crianças. Algumas delas foram obrigadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou catástrofes naturais, outras pertencem aos grupos mais suscetíveis a se tornarem vítimas de violência no Brasil.
Para revelar as pinturas escondidas, Longo Bahia desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada para telefones IOS e Android. Baixe o aplicativo para a experiência de realidade aumentada através do QR Code.
230 x 128 cm
tinta acrílica sobre os dois lados de tela de linho e realidade aumentada disponível em doralongobahia.org
Foto VermelhoPinturas abstratas escondem retratos – invisíveis a olho nu – de mulheres com crianças. Algumas delas foram obrigadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou catástrofes naturais, outras pertencem aos grupos mais suscetíveis a se tornarem vítimas de violência no Brasil.
Para revelar as pinturas escondidas, Longo Bahia desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada para telefones IOS e Android. Baixe o aplicativo para a experiência de realidade aumentada através do QR Code.
tinta acrílica sobre os dois lados de tela de linho e realidade aumentada disponível em doralongobahia.org
Foto Ana Pigosso
Pinturas abstratas escondem retratos – invisíveis a olho nu – de mulheres com crianças. Algumas delas foram obrigadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou catástrofes naturais, outras pertencem aos grupos mais suscetíveis a se tornarem vítimas de violência no Brasil.
Para revelar as pinturas escondidas, Longo Bahia desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada para telefones IOS e Android. Baixe o aplicativo para a experiência de realidade aumentada através do QR Code.
230 x 128 cm
tinta acrílica sobre os dois lados de tela de linho e realidade aumentada disponível em doralongobahia.org
Foto Ana PigossoPinturas abstratas escondem retratos – invisíveis a olho nu – de mulheres com crianças. Algumas delas foram obrigadas a deixar seus países devido a conflitos políticos ou catástrofes naturais, outras pertencem aos grupos mais suscetíveis a se tornarem vítimas de violência no Brasil.
Para revelar as pinturas escondidas, Longo Bahia desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada para telefones IOS e Android. Baixe o aplicativo para a experiência de realidade aumentada através do QR Code.
Foto Vermelho
Fundição em prata 833
Foto Edouard Fraipont
A pulsão de vida inserida em objetos do cotidiano é uma prática recorrente na obra de Edgard de Souza e aparece na série de colheres que o artista vem desenvolvendo. Os objetos foram esculpidos rigorosamente por Edgard a partir de toras de madeiras e, aqui, foram fundidas em prata. Em Colher lambe colher a prata ganha vida e feições humanas e, em dupla, parecem servir uma à outra voluptuosamente. O tamanho e o material das peças aproximam os objetos daqueles do uso cotidiano e tem o potencial de envolver o espectador – que poderia leva-las à boca – em sua malícia.
4 x 19 x 4 cm e 3,5 x 19 x 4 cm
Fundição em prata 833
Foto Edouard FraipontA pulsão de vida inserida em objetos do cotidiano é uma prática recorrente na obra de Edgard de Souza e aparece na série de colheres que o artista vem desenvolvendo. Os objetos foram esculpidos rigorosamente por Edgard a partir de toras de madeiras e, aqui, foram fundidas em prata. Em Colher lambe colher a prata ganha vida e feições humanas e, em dupla, parecem servir uma à outra voluptuosamente. O tamanho e o material das peças aproximam os objetos daqueles do uso cotidiano e tem o potencial de envolver o espectador – que poderia leva-las à boca – em sua malícia.
Tinta acrílica sobre tela
Foto Studio Ivan Argote
280 x 210 x 18 cm
Tinta acrílica sobre tela
Foto Studio Ivan Argotevídeo HD – cor e som
Foto still do vídeo
Mãos abrindo suas carteiras e revelando o que seus donos levam na intimidade. Feito em tempos de explícita corrupção do Estado e alta tensão política no ar, o vídeo foi feito com câmera de celular abordando pessoas nas ruas de Recife e São Paulo, e reúne imagens que vasculham sobre riqueza, individualidade, anonimato, privacidade e poder.
4'24''
vídeo HD – cor e som
Foto still do vídeoMãos abrindo suas carteiras e revelando o que seus donos levam na intimidade. Feito em tempos de explícita corrupção do Estado e alta tensão política no ar, o vídeo foi feito com câmera de celular abordando pessoas nas ruas de Recife e São Paulo, e reúne imagens que vasculham sobre riqueza, individualidade, anonimato, privacidade e poder.
Impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel algodão Awagami Kozo Thick Natural 110 gr
Foto Vermelho
Na série 27 rue de Fleurus, Angela Detanico e Rafael Lain utilizou o sistema Cúbica, desenvolvido por eles, para reescrever poemas do livro Tender Buttons, de Gertrude Stein. Os artistas então aplicaram manchas cromáticas no composições baseadas em pinturas da coleção de arte de Stein, cuja residência se localizava na rua Fleurus, 27, em Paris.
55 x 45,1 cm
Impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel algodão Awagami Kozo Thick Natural 110 gr
Foto VermelhoNa série 27 rue de Fleurus, Angela Detanico e Rafael Lain utilizou o sistema Cúbica, desenvolvido por eles, para reescrever poemas do livro Tender Buttons, de Gertrude Stein. Os artistas então aplicaram manchas cromáticas no composições baseadas em pinturas da coleção de arte de Stein, cuja residência se localizava na rua Fleurus, 27, em Paris.
gelatina e prata sobre papel Ilford Multigrade Classic 1K brilhante
Foto reprodução
57 x 38,5 cm cada - 12 peças
gelatina e prata sobre papel Ilford Multigrade Classic 1K brilhante
Foto reprodução