












Foto Vermelho
Foto Vermelho
escultura em madeira com base giratória
Foto cortesia artista
Hélices mostram a dinâmica de relações de cor e forma no espaço, incluindo o espectador como participante. O toque manual propicia a dinâmica da obra: a forma se expande, a cor se desmaterializa e pulsa no ar.
165 x 9 cm
escultura em madeira com base giratória
Foto cortesia artistaHélices mostram a dinâmica de relações de cor e forma no espaço, incluindo o espectador como participante. O toque manual propicia a dinâmica da obra: a forma se expande, a cor se desmaterializa e pulsa no ar.
estruturas de metal envernizado e materiais variados
Foto Vermelho
dimensões variáveis
estruturas de metal envernizado e materiais variados
Foto Vermelhoplaca de chumbo dobrada, jornal e pregos
Foto Vermelho
Jornais cujas denominações são de alguma forma absolutas como Le Monde (o mundo) e El País (o país), são cobertos por uma manta de chumbo que permite entrever apenas seus títulos, bloqueando qualquer notícia. O chumbo, em virtude das aplicações progressivamente mais intensas da energia atômica, tornou-se cada vez mais importante como blindagem contra a radiação, graças à sua excelente resistência à corrosão. O material é, contudo, extremamente tóxico para o corpo humano. A capa de chumbo de Komatsu, assim, ao mesmo nos protege do poder da mídia e nos contamina pela mesma.
38,5 x 30 x 3,5 cm
placa de chumbo dobrada, jornal e pregos
Foto VermelhoJornais cujas denominações são de alguma forma absolutas como Le Monde (o mundo) e El País (o país), são cobertos por uma manta de chumbo que permite entrever apenas seus títulos, bloqueando qualquer notícia. O chumbo, em virtude das aplicações progressivamente mais intensas da energia atômica, tornou-se cada vez mais importante como blindagem contra a radiação, graças à sua excelente resistência à corrosão. O material é, contudo, extremamente tóxico para o corpo humano. A capa de chumbo de Komatsu, assim, ao mesmo nos protege do poder da mídia e nos contamina pela mesma.
Foto Vermelho
tinta acrílica, carvão e linha de algodão costurada em tela
Foto cortesia artista
Essas obras fazem parte de uma extensa instalação intitulada “Gordas” (2002-2005), que enfoca o corpo feminino e o ambiente que o define. Esculturas, vídeo, neons, objetos reciclados, cadernos de receitas dietéticas e até recomendações médicas moldaram as diferentes versões desta exposição. Para Tania Candiani, o tema da magreza está no cerne de suas ideias, embora ela parta do extremo oposto, da corpulência e dos métodos tortuosos empregados para alcançar a figura desejada. Revistas de moda, programas de televisão, clínicas especializadas em redução de medidas, tratamentos médicos, pílulas e o papel protagonista que as academias adquiriram no ambiente urbano contemporâneo definem a psique do novo ego feminino e a concepção cultural que Candiani analisa.
237 x 183 cm
tinta acrílica, carvão e linha de algodão costurada em tela
Foto cortesia artistaEssas obras fazem parte de uma extensa instalação intitulada “Gordas” (2002-2005), que enfoca o corpo feminino e o ambiente que o define. Esculturas, vídeo, neons, objetos reciclados, cadernos de receitas dietéticas e até recomendações médicas moldaram as diferentes versões desta exposição. Para Tania Candiani, o tema da magreza está no cerne de suas ideias, embora ela parta do extremo oposto, da corpulência e dos métodos tortuosos empregados para alcançar a figura desejada. Revistas de moda, programas de televisão, clínicas especializadas em redução de medidas, tratamentos médicos, pílulas e o papel protagonista que as academias adquiriram no ambiente urbano contemporâneo definem a psique do novo ego feminino e a concepção cultural que Candiani analisa.
linha de algodão sobre linho
Foto Edouard Fraipont
Edgard leva os rabiscos “imprecisos” vistos em sua última individual para uma construção combinada, usando linha de algodão sobre superfícies de linho. O mesmo tipo de “desenho de ação” é visível, mas agora eles são criados de outra maneira, trazendo o atrito entre as construções espontâneas e planejadas para as obras. Os bordados podem ser erráticos como rabiscos, ou pontuais, como se formassem infecções sobre o tecido. Em comum, eles carregam o volume construído a partir do acumulo de material, chegando a formar protuberâncias que parecem escorrer do plano, rompendo o bidimensional.
50 x 50 cm
linha de algodão sobre linho
Foto Edouard FraipontEdgard leva os rabiscos “imprecisos” vistos em sua última individual para uma construção combinada, usando linha de algodão sobre superfícies de linho. O mesmo tipo de “desenho de ação” é visível, mas agora eles são criados de outra maneira, trazendo o atrito entre as construções espontâneas e planejadas para as obras. Os bordados podem ser erráticos como rabiscos, ou pontuais, como se formassem infecções sobre o tecido. Em comum, eles carregam o volume construído a partir do acumulo de material, chegando a formar protuberâncias que parecem escorrer do plano, rompendo o bidimensional.
tinta acrílica sobre jornal montada em placa de alumínio e barra de alumínio
Foto Edouard Fraipont
Em Tentativa de apagar o cotidiano, o artista Marcelo Cidade (1979) estabelece uma prática diária de pintura em jornais locais. O artista procura apagar as notícias e imagens dos periódicos, deixando em evidência traços geométricos. Linhas de diferentes cores, tamanhos e formas surgem, e os gráficos perdem a sua função original ao se organizarem em novos padrões.
130 x 237,5 cm - políptico composto por 6 peças
tinta acrílica sobre jornal montada em placa de alumínio e barra de alumínio
Foto Edouard FraipontEm Tentativa de apagar o cotidiano, o artista Marcelo Cidade (1979) estabelece uma prática diária de pintura em jornais locais. O artista procura apagar as notícias e imagens dos periódicos, deixando em evidência traços geométricos. Linhas de diferentes cores, tamanhos e formas surgem, e os gráficos perdem a sua função original ao se organizarem em novos padrões.
Foto Vermelho
Mogno entalhado e cristal
Foto Edouard Fraipont
A pulsão de vida inserida em objetos do cotidiano é uma prática recorrente na obra de Edgard de Souza e aparece na série de colheres de pau que o artista apresenta na exposição. Os objetos foram esculpidos rigorosamente por Edgard a partir de toras de madeiras nobres e raras de mogno e jacarandá da Bahia e foram dotadas de impulsos e desejos. Em Colher lambe colher a madeira ganha vida e feições humanas e, em dupla, parecem servir uma à outra voluptuosamente. Em Colher de pau – cara de pau (pinoquio) o utensílio ganha malícia, como o personagem de Carlo Collodi – a colher, mentirosa, tem seu nariz alongado. Colher de pau – cara de pau é travessa e mostra a língua ao observador.
72 x 10 cm
Mogno entalhado e cristal
Foto Edouard FraipontA pulsão de vida inserida em objetos do cotidiano é uma prática recorrente na obra de Edgard de Souza e aparece na série de colheres de pau que o artista apresenta na exposição. Os objetos foram esculpidos rigorosamente por Edgard a partir de toras de madeiras nobres e raras de mogno e jacarandá da Bahia e foram dotadas de impulsos e desejos. Em Colher lambe colher a madeira ganha vida e feições humanas e, em dupla, parecem servir uma à outra voluptuosamente. Em Colher de pau – cara de pau (pinoquio) o utensílio ganha malícia, como o personagem de Carlo Collodi – a colher, mentirosa, tem seu nariz alongado. Colher de pau – cara de pau é travessa e mostra a língua ao observador.
tinta acrílica, carvão e linha de algodão costurada em tela
Foto cortesia artista
Essas obras fazem parte de uma extensa instalação intitulada “Gordas” (2002-2005), que enfoca o corpo feminino e o ambiente que o define. Esculturas, vídeo, neons, objetos reciclados, cadernos de receitas dietéticas e até recomendações médicas moldaram as diferentes versões desta exposição. Para Tania Candiani, o tema da magreza está no cerne de suas ideias, embora ela parta do extremo oposto, da corpulência e dos métodos tortuosos empregados para alcançar a figura desejada. Revistas de moda, programas de televisão, clínicas especializadas em redução de medidas, tratamentos médicos, pílulas e o papel protagonista que as academias adquiriram no ambiente urbano contemporâneo definem a psique do novo ego feminino e a concepção cultural que Candiani analisa.
236,5 x 183 cm
tinta acrílica, carvão e linha de algodão costurada em tela
Foto cortesia artistaEssas obras fazem parte de uma extensa instalação intitulada “Gordas” (2002-2005), que enfoca o corpo feminino e o ambiente que o define. Esculturas, vídeo, neons, objetos reciclados, cadernos de receitas dietéticas e até recomendações médicas moldaram as diferentes versões desta exposição. Para Tania Candiani, o tema da magreza está no cerne de suas ideias, embora ela parta do extremo oposto, da corpulência e dos métodos tortuosos empregados para alcançar a figura desejada. Revistas de moda, programas de televisão, clínicas especializadas em redução de medidas, tratamentos médicos, pílulas e o papel protagonista que as academias adquiriram no ambiente urbano contemporâneo definem a psique do novo ego feminino e a concepção cultural que Candiani analisa.