Leia o texto completo de Aldones Nino aqui
Em sua obra, Estevan Davi adota uma abordagem iconoclasta, reinterpretando símbolos e representações de civilizações antigas. Seus métodos condensam elementos atemporais ligados à história da arte, reinterpretando mitos, lendas e crenças de diferentes culturas e períodos.
Davi explora temas arquetípicos como a criação do mundo, a luta entre o bem e o mal, a origem do homem, a morte e figuras míticas como deuses e heróis. Suas obras evocam emblemas de clãs e símbolos de espiritualidade, desenvolvendo imagens que se referem ao surrealismo, com ambientes oníricos e delirantes que propõem cosmogonias próprias.
Sua prática interdisciplinar destaca-se pela materialidade de seus trabalhos, que combinam estruturas em concreto e ferro com pinturas em afresco feitas com tinta a óleo, muitas vezes aplicadas em ambos os lados das peças, o que permite o desenrolar de narrativas não lineares. Esse método sugere conexões entre passado, presente e futuro. Em seu trabalho, Davi cria narrativas visuais que combinam materialidade e simbolismo, explorando a dualidade entre o tangível e o imaginário.
Impressão digital sobre lona 100% algodão
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Óleo sobre concreto pigmentado
Foto Vermelho
Concreto pigmentado, areia e quartzo
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Concreto pigmentado e quartzo
Foto Vermelho
Óleo e bastão oleoso sobre concreto
Foto cortesia artista
Ferro, cabo de aço, concreto pigmentado, resina, chapa de ferro e óleo sobre linho
Foto Vermelho
Concreto pigmentado e quartzo
Foto Vermelho
Ferro, cabo de aço, concreto pigmentado e óleo sobre linho
Foto cortesia artista
Foto Filipe Berndt
Concreto pigmentado, areia e quartzo
Foto Filipe Berndt
Concreto pigmentado, areia e quartzo
Foto Vermelho
Óleo sobre concreto com quartzo
Foto Vermelho
Óleo sobre concreto pigmentado
Foto cortesia artista
Foto Filipe Berndt
Óleo sobre concreto pigmentado
Foto cortesia artista
Concreto pigmentado e quartzo
Foto Vermelho
Óleo sobre concreto com quartzo
Foto Vermelho
Ferro e concreto pigmentado
Foto Vermelho
Concreto pigmentado, areia e quartzo
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Ferro, cabo de aço, concreto pigmentado e óleo sobre linho
Foto cortesia artista
Concreto, quartzo e cabo de aço
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Concreto pigmentado, areia e quartzo
Foto Vermelho
Ferro, oleo sobre linho, bastão oleoso e concreto pigmentado
Foto cortesia artista
Óleo sobre concreto pigmentado
Foto Vermelho
Foto Filipe Berndt
Concreto pigmentado, areia e cristais pigmentados
Foto Filipe Berndt
Óleo sobre concreto pigmentado
Foto cortesia artista
Óleo sobre concreto pigmentado
Foto cortesia artista
Óleo sobre concreto pigmentado
Foto cortesia artista
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Montagem da exposição com Estevan Davi
Foto Vermelho
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
Foto Filipe Berndt
A Helvetica foi concebida como uma fonte neutra e clara, de alta legibilidade, sem serifas ou significados intrínsecos à sua forma. A fonte se tornou uma das mais populares da história e é amplamente utilizada em logotipos de diversas empresas.
A Helvetica Concentrated desafia a legibilidade da fonte original em uma sequência não hierárquica de formas. Ao contrário de uma progressão geométrica, em que o "A" teria a menor massa e o "Z" a maior, a sequência baseada na massa individual de cada letra gera uma progressão rítmica e aleatória de tamanhos.
Os 20 anos de Helvetica Concentrated são celebrados nesta exposição com a série “Corpos celestes” (2021-), que integrou a individual da dupla no Centre Pompidou (Paris), como parte de sua indicação ao Prêmio Marcel Duchamp 2024. Na obra, círculos concêntricos relativos a cada letra do alfabeto foram recortados sobre superfícies de metal espelhado de acordo com a dimensão de cada letra que compõe o nome de cada estrela das três constelações incluídas na individual. Esses recortes foram abertos uns sobre os outros em ângulos de 60º, trazendo a forma esférica tridimensional e o movimento a esses conjuntos.
O sistema já foi utilizado em outras séries de obras de Detanico e Lain, incluindo “Nome das estrelas” (2007-), onde os artistas usaram o sistema para escrever os nomes das então 287 estrelas listadas no “Catálogo de Estrelas Brilhantes do Observatório da Universidade de Yale”. Ao sobrepor as letras em forma de ponto, Angela Detanico e Rafael Lain criaram imagens das estrelas como pontos de vibração de luz, em que a de nome mais extenso é a mais brilhante, e a de nome mais curto, a mais escura.
A Helvetica foi concebida como uma fonte neutra e clara, de alta legibilidade, sem serifas ou significados intrínsecos à sua forma. A fonte se tornou uma das mais populares da história e é amplamente utilizada em logotipos de diversas empresas.
A Helvetica Concentrated desafia a legibilidade da fonte original em uma sequência não hierárquica de formas. Ao contrário de uma progressão geométrica, em que o "A" teria a menor massa e o "Z" a maior, a sequência baseada na massa individual de cada letra gera uma progressão rítmica e aleatória de tamanhos.
Os 20 anos de Helvetica Concentrated são celebrados nesta exposição com a série “Corpos celestes” (2021-), que integrou a individual da dupla no Centre Pompidou (Paris), como parte de sua indicação ao Prêmio Marcel Duchamp 2024. Na obra, círculos concêntricos relativos a cada letra do alfabeto foram recortados sobre superfícies de metal espelhado de acordo com a dimensão de cada letra que compõe o nome de cada estrela das três constelações incluídas na individual. Esses recortes foram abertos uns sobre os outros em ângulos de 60º, trazendo a forma esférica tridimensional e o movimento a esses conjuntos.
O sistema já foi utilizado em outras séries de obras de Detanico e Lain, incluindo “Nome das estrelas” (2007-), onde os artistas usaram o sistema para escrever os nomes das então 287 estrelas listadas no “Catálogo de Estrelas Brilhantes do Observatório da Universidade de Yale”. Ao sobrepor as letras em forma de ponto, Angela Detanico e Rafael Lain criaram imagens das estrelas como pontos de vibração de luz, em que a de nome mais extenso é a mais brilhante, e a de nome mais curto, a mais escura.
chapa para impressão em off-set
Foto reprodução
Em 2004, Angela Detanico e Rafael Lain criaram, em colaboração com o artista checo Jiří Skála, o sistema de escrita Helvetica Concentrated. Partindo da fonte Helvetica, criada em 1957 por Max Miedinger, os artistas desenvolveram uma nova fonte baseada em uma série de pontos. Cada ponto corresponde à massa de cada caractere original. A Helvetica foi concebida como uma fonte neutra e clara, de alta legibilidade, sem serifas ou significados intrínsecos à sua forma. A fonte se tornou uma das mais populares da história e é amplamente utilizada em logotipos de diversas empresas. A Helvetica Concentrated desafia a legibilidade da fonte original em uma sequência não hierárquica de formas. Ao contrário de uma progressão geométrica, em que o “A” teria a menor massa e o “Z” a maior, a sequência baseada na massa individual de cada letra gera uma progressão rítmica e aleatória de tamanhos.
Em 2004, Angela Detanico e Rafael Lain criaram, em colaboração com o artista checo Jiří Skála, o sistema de escrita Helvetica Concentrated. Partindo da fonte Helvetica, criada em 1957 por Max Miedinger, os artistas desenvolveram uma nova fonte baseada em uma série de pontos. Cada ponto corresponde à massa de cada caractere original. A Helvetica foi concebida como uma fonte neutra e clara, de alta legibilidade, sem serifas ou significados intrínsecos à sua forma. A fonte se tornou uma das mais populares da história e é amplamente utilizada em logotipos de diversas empresas. A Helvetica Concentrated desafia a legibilidade da fonte original em uma sequência não hierárquica de formas. Ao contrário de uma progressão geométrica, em que o “A” teria a menor massa e o “Z” a maior, a sequência baseada na massa individual de cada letra gera uma progressão rítmica e aleatória de tamanhos.
Foto Filipe Berndt
Aço inox 2mm espelhado, polido e cortado a laser
Foto Vermelho
Em Corpos celestes, círculos concêntricos relativos a cada letra do alfabeto foram recortados sobre superfícies de metal espelhado de acordo com a dimensão de cada letra que compõe o nome de cada estrela das três constelações incluídas na individual. Esses recortes foram abertos uns sobre os outros em ângulos de 60º, trazendo a forma esférica tridimensional e o movimento a esses conjuntos.
Em Corpos celestes, círculos concêntricos relativos a cada letra do alfabeto foram recortados sobre superfícies de metal espelhado de acordo com a dimensão de cada letra que compõe o nome de cada estrela das três constelações incluídas na individual. Esses recortes foram abertos uns sobre os outros em ângulos de 60º, trazendo a forma esférica tridimensional e o movimento a esses conjuntos.
Foto Filipe Berndt
Aço inox 2mm espelhado, polido e cortado a laser
Foto Vermelho
Em Corpos celestes, círculos concêntricos relativos a cada letra do alfabeto foram recortados sobre superfícies de metal espelhado de acordo com a dimensão de cada letra que compõe o nome de cada estrela das três constelações incluídas na individual. Esses recortes foram abertos uns sobre os outros em ângulos de 60º, trazendo a forma esférica tridimensional e o movimento a esses conjuntos.
Em Corpos celestes, círculos concêntricos relativos a cada letra do alfabeto