Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
foto: Edouard Fraipont
foto: Edouard Fraipont
foto: Edouard Fraipont
porta-guardanapo de metal esmaltado com todas as páginas do livro "L'Amant", de Marguerite Duras, de um lado e, do outro, todas as páginas da tradução para o português "O Amante"
colagem e grafite sobre papel Canson.
colagem e grafite sobre papel Canson. Detalhe
colagem e grafite sobre papel Canson. Detalhe
Foto: Raphael Vilar
Foto: Raphael Vilar
Foto: Raphael Vilar
impressão jato de tinta sobre papel Canson Photographique 310g
67 x 102,5 cm
impressão jato de tinta sobre papel Canson Photographique 310g
67 x 102,5 cm
ampliação fotográfica laminada sobre painel de madeira
aproximadamente 500 cm de diâmetro (42 painéis de 50 cm x 75 cm cada)
Ensaios de Geopoéticas – 8ª Bienal do Mercosul –Porto Alegre - Brasil, 2011
Foto Cristiano Sant'Anna
detalhe
(da série Endereço)
tinta esmalte sobre latão, papel kraft 420g e selo de carta
40 x 20 cm (placa maior), 15 x 9 cm (placa menor),
43 x 22 x 2,5 cm (envelope/caixa)
Endereço é uma série formada por 03 trabalhos: Estou Sempre Aqui, Estive Sempre Lá e Estarei Sempre Ali. Cada um é formado por uma placa semelhante às de nomes de rua, uma outra semelhante às de números de casa e um envelope selado.
da série É CLARO QUE EU QUEIMEI AS NOSSAS CARTAS
lápis de cor e corte sobre papel
21 x 15 cm (cada)
políptico de 09
lápis de cor
500cm (variável)
Esta obra é uma linha traçada na parede com um lápis laranja que se dilui em outra linha, vindo no sentido inverso, traçada com um lápis vermelho carmim. A posição dos dois lápis colados na parede é inversa, onde começa a linha laranja está o lápis carmim, onde começa a carmim, está o laranja.
Instalação criada em parceria com Marilá Dardot
vista da obra na 29ª Bienal de São Paulo, 2010
Foto Rafael Cañas
detalhe
Foto Rafael Cañas
bola de acrílico, holograma e papelão
20 x 20 x 20 cm aproximadamente
livros e kit de mágica
dimensão variável
Este é um kit de mágicas acompanhado por um manual de instruções semelhante à primeira edição do livro Do it, de Hans Ulrich Obrist, que também faz parte do trabalho.
colagem sobre álbum de figurinhas
32 x 22 cm
edição única + p.a.
Este trabalho é uma apropriação de um álbum de figurinhas completo de Alice no País das Maravilhas, da versão de Walt Disney, numa edição de 1958. Sobre cada uma das 240 figurinhas que formam o álbum, foi colada a imagem impressa de um trabalho de arte absolutamente importante para o autor, formando assim uma outra espécie de coleção de imagens de uma outra espécie de País das Maravilhas. Para a colagem, foi fixada apenas a parte superior das imagens dos trabalhos de arte, de modo que, levantando-as, ainda é possível ver sob elas a figurinha original.
papel
35 x 35 x 05 cm
Sampa é um ninho de aves feito com tiras de papel recortadas de um guia de ruas da Grande São Paulo.
trenzinho elétrico e livros
125 x 210cm
Primeiros Passos trata-se de um Ferrorama que, como é comum a todos esses tipos de brinquedos, possui um traçado dos trilhos com um desvio que pode ser acionado por quem brinca. No caso deste trabalho, o acionamento deste desvio faz com que o trenzinho mude de trilhos e passe dentro de um túnel feito com livros da Coleção Primeiros Passos, com os seguintes títulos: O que é Aventura, O que é Revolução, O que são Intelectuais, O que é Pênis, O que é Desobediência Civil, O que é Filosofia, O que é AIDS, O que é Utopia, O que é Rock, O que é Religião, O que é Corpo, O que é Ideologia, O que é Homossexualidade, O que é Capitalismo, O que é Amor, O que é Cinema, O que é Comunismo, O que é Toxicomania, O que é Existencialismo, O que é Alcoolismo, O que é Literatura, O que é Pós-Moderno, O que é Realidade, O que é Arte.
telescópio e selos de cartas
150 x 150 x 150 cm aprx
Carta a D. é um telescópio com o tubo revestido de selos de cartas que um dia foram enviadas, de várias épocas e países. O título da obra é uma referência ao livro homônimo de André Gorz.
caixa e proteção de fita cassete de plástico e papel
7 x 11 x 1,5cm
A fita magnética de uma fita cassete foi substituída por uma outra de papel, com meridianos, paralelos, trópicos e a linha do Equador, todos unidos de forma contínua, recortados dos mapas do atlas The Earth and Man.
papel e aros de metal
8 x 3 x 4,5cm
Com cada página de um Guia de Ruas da Grande São Paulo, foi feita uma cópia de chave.
letras de plástico, post-it e livro em caixa de papelão
18 x 18 x 09cm
O Jogo dos Recados consiste em letras de plástico que podem ser usadas para deixar recados pela casa ou simplesmente escrever textos. O jogo é acompanhado por um livro/manual com imagens que insinuam suas regras (como podem ser vistas nas duas últimas fotografias da imagem acima).
páginas de atlas recortadas em círculo e copo americano de vidro
9 x 6.5cm
ampliação fotográfica em metacrilato
45 x 75 cm
impressão jato de tinta sobre papel Canson Photographique 310g
67 x 102,5 cm
grafite sobre papel, manequim articulado de madeira e lápis
50 x 30 x 20 cm
grafite sobre papel
21 x 28 cm
série de 07 desenhos
Livro cortado
14,5cm x 11cm x 3cm
Esta obra é uma homenagem a “Cent Mille Milliards de Poèmes”, de Raymond Queneau.
Jato de tinta sobre papel e pasta de papelão
35cm x 27cm x 5cm
Cinqüenta folhas de papel sulfite foram amassadas no formato de bola de papel, como habitualmente são para serem jogadas no lixo. Cada bola foi fotografada e depois desamassada, voltando ao formato “folha”, e serviu de suporte para a impressão da fotografia de si mesma, enquanto bola de papel.
Livro, papel, fita dupla face, barbante
29,5cm x 26cm x 6cm (livro)
600 cm (aproximadamente, cada um dos três fios com bandeirinhas)
O livro Artoday, de Edward Lucie-Smith, Editora Phaidon, serviu de matéria-prima para a confecção de 108 bandeirinhas. Elas foram distribuídas em três fios de aproximadamente seis metros, com 36 bandeirinhas cada um. Este trabalho é um livro, porém as bandeirinhas também podem ser instaladas, para alegrar ambientes.
Livro picotado em formato de confetes, acondicionados numa caixa
17cm x 17cm x 9cm
Um livro com toda a obra do poeta português Ruy Belo, 1933-1978, (“Todos os Poemas”, Editora Assírio & Alvim, Lisboa, 2000), foi picotado em formato de confetes
Atlas cortado
17cm x 11cm
Todos os continentes e ilhas são cortados e retirados
deste atlas, restando nele apenas os oceanos e os
mares.
Díptico de livros
Este díptico é formado por dois livros: num, somente as vogais do livro "A Conversa Infinita" de Maurice Blanchot, noutro, somente as consoantes.
Jogo de xadrez de plástico sobre livros
45cm x 45cm
O poema Blanco, de Octavio Paz, e sua tradução para o português, de Haroldo de Campos, servem de tabuleiro para um jogo de xadrez no qual todas as peças são "brancas". Na verdade elas são azuis, mas no xadrez sempre se chama as peças de brancas, mesmo elas sendo beges, amarelas, de madeira ou mesmo azuis. Este lapso de linguagem, chamar algo que não é branco de branco, alude aos lapsos e "traições" tão discutidos no campo da tradução, assim como o jogo entre dois "adversários" de uma mesma cor: um texto e sua tradução são, ao mesmo tempo, a mesma coisa e coisas diferentes.
Máquina de escrever desmontada
35cm x 35cm
De uma máquina de escrever completamente desmontada e
inutilizada resta apenas, na estrutura que sustenta as
teclas, a palavra "livro".
Atlas e dicionários
230 x 230 cm
Encontro de Mares é formado por atlas abertos em páginas onde há mais mar que continente, dando uma tonalidade entre o azul e o verde ao trabalho, e por dicionários sempre de uma língua para outra, totalizando 21 diferentes idiomas que, abertos aleatoriamente, formam uma ilha no meio dos atlas.
Livros esculpidos
250 x 250 cm (variável)
Migração é formado por 12 livros de literatura brasileira esculpidos em formato de asas e dispostos, na parede, na configuração clássica das migrações de pássaros.
jato de tinta sobre madeira
90 x 60 cm aproximadamente
Ao longo do Rio Sena, em Paris, entre o Museu do Louvre e o Museu D’Orsay, há mais de um quilômetro de árvores com seus troncos tomados de inscrições: declarações de amor, desenhos, relações de nomes de pessoas etc em vários idiomas e alfabetos. São grafismos rupestres absolutamente contemporâneos. Treze fotografias destas árvores foram impressas sobre tábuas de madeira, criando uma analogia entre a imagem e o suporte.