Vista da Sala Antonio
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
SERIGRAFIA SOBRE PAPEL
43x 63 CM
3 VÍDEOS
1’45’’, 1’57’’ E 1’39’’
VÍDEO
5’43”
AÇO E PERFURAÇÕES DE MUNIÇÕES USADAS PELA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO: 35MM, 38 SUPER, 40MM, 22MM, FESTIM 4.5, CALIBRE 12.42, 12SG, CALIBRE 12.50AE
DIMENSÕES VARIÁVEIS
ANA PAULA COHEN: O QUE VOCÊ BUSCAVA QUANDO ATIROU COM ARMAS DE DIFERENTES CALIBRES EM PLACAS DE METAL, E QUAL A RELAÇÃO DIRETA ENTRE ESSE ATO, CUJO VESTÍGIO APARECE NA OBRA, E A REFERENCIA À PINTURA (NATUREZA MORTA) E AO DESENHO (ESTUDO PARA CIRCUNFERÊNCIA), AMBAS PRESENTES NO TÍTULO?
IANNI: PROCUREI UTILIZAR ARMAS DE DIFERENTES CALIBRES USADOS PELA POLÍCIA MILITAR PARA CRIAR ESSE RESÍDUO FORMAL QUE FUNCIONA TAMBÉM COMO UM INDÍCIO DE UMA AÇÃO QUE É REPLETA DE SIGNIFICADOS NA ESFERA DAS PRÁTICAS SOCIAIS. ATRAVÉS DA COMBINAÇÃO DA INSTÂNCIA SIMBÓLICA DOS TIROS, DO CARÁTER FORMAL (QUE EM CERTA MEDIDA REFERE-SE AO MINIMALISMO E Å ABSTRAÇÃO GEOMÉTRICA) E DA APROPRIAÇÃO DE TERMOS ADVINDOS DA HISTÓRIA DA ARTE NO TÍTULO, QUIS CRIAR UM CONFLITO ENTRE UMA LEITURA ESTRITAMENTE FORMALISTA DO TRABALHO E SUA POSSÍVEL DIMENSÃO CRÍTICA E POLÍTICA. BUSQUEI OCUPAR O PLANO DA FORMA, VALENDOME ESTE VOCABULÁRIO DO MINIMALISMO E DA ABSTRAÇÃO, COMUMENTE ENTENDIDOS SOB UMA ACEPÇÃO FORMALISTA, COM UMA DIMENSÃO DISCURSIVA, SUBVERTENDO SUA LEITURA IMEDIATA. NO QUE CONCERNE Å PINTURA, PENSEI TAMBÉM NA TRADIÇÃO DA PERSPECTIVA GEOMÉTRICA QUE FOI PARADIGMÁTICA DESDE SEU APARECIMENTO NO SÉCULO XVI. TANTO O TÍTULO, AS DIMENSÕES DAS PLACAS (COMUNS Å PINTURA DO GÊNERO ‘NATUREZA MORTA’), BEM COMO O ARRANJO DAS PLACAS NA DISPOSIÇÃO DA ‘GRADE’, SÃO UMA REFERÊNCIA Å ESSA TRADIÇÃO PERSPÉCTICA NA PINTURA. A IDÉIA DO GRID, NO QUAL A PERSPECTIVA SE DESENVOLVEU, É UMA CONSTRUÇÃO MATEMÁTICA ABSTRATA E, EM LARGA MEDIDA, SE VALE DE SIMPLIFICAÇÕES E RESTRIÇÕES DAQUILO QUE A PERCEPÇÃO HUMANA CONSEGUE CAPTAR. SE ADMITIRMOS A CONSTRUÇÃO PERSPÉCTICA COMO UMA MODO DE SUBORDINAR O MUNDO A VISÃO DO HOMEM E DE DAR CONTA DAQUILO QUE NÃO SE VÊ, ATRAVÉS DO PONTO DE FUGA, A COMPREENSÃO ESTRITAMENTE SEMÂNTICA DE ‘NATUREZA MORTA’ GANHA UM CARÁTER IRÔNICO. ADEMAIS, SE ASSUMIRMOS, ENTÃO, A PERSPECTIVA COMO ESSA RELAÇÃO DE PODER DO SUJEITO PARA COM A PAISAGEM QUE O CIRCUNDA; OS TIROS SÃO, NESTE ASPECTO, UM DESDOBRAMENTO DESTE MESMO ATO IMPOSITIVO DE FORÇA QUE SUBMETE AQUILO QUE ESCAPA Å ORDEM E QUE REGULA AQUILO QUE EXTRAPOLA AS NORMAS DO PENSAMENTO ORDENADOR.
(TRECHO DA ENTREVISTA COM ANA PAULA COHEN, DO CATÁLOGO BOLSA PAMPULHA 2010-2011)
URINA
200x 200 CM
“UM TERRITÓRIO DESENHADO POR URINA HUMANA. UM ESPAÇO QUE CONTÉM UMA FRONTEIRA ONDE COEXISTE O DENTRO E O FORA. COMO UM CÃO QUE FAZ XIXI PARA DELIMITAR A ÁREA, A ARTISTA CRIA UM CAMPO FORMAL DE LIMITAÇÕES IMPONDO SUAS BARREIRAS SIMBÓLICAS.”
(TRECHO DO PRESS RELEASE DE ‘INSURGÊNCIA’, CURADA POR RENAN ARAÚJO, NA PLATAFORMA REVÓLVER, PORTUGAL)
MÁRMORE E INSCRIÇÃO
DIMENSÕES VARIÁVEIS
BOLSA PAMPULHA - MUSEU DA PAMPULHA - BELO HORIZONTE - BRASIL[2011]
ANA PAULA COHEN: QUAL É SEU INTERESSE AO INCITAR A VIOLÊNCIA OU A VIOLAÇÃO DE UMA LEI (“ROUBE”) DENTRO DO ESPAÇO DO MUSEU? VOCÊ PENSA SOBRE O CONTEXTO ONDE ESTES TRABALHOS SÃO APRESENTADOS, E OS DIFERENTES RESULTADOS QUE PODEM HAVER, DEPENDENDO DO EVENTO OU DO PÚBLICO DE CADA LUGAR?
IANNI: ACHO QUE, EM PRIMEIRO LUGAR, A IDÉIA DE VIOLÊNCIA DEVE SER COLOCADA EM PERSPECTIVA. SOBRETUDO ATUALMENTE, EM UMA SOCIEDADE QUE INSTITUCIONALIZOU O USO DA VIOLÊNCIA EM DEFESA DE VALORES COMO ‘PAZ’ E ‘DEMOCRACIA’ A NOÇÃO DE VIOLÊNCIA NÃO PODE SER ENTENDIDA COMO UM ABSOLUTO. MAS SE COMPREENDI A PERGUNTA, E ADMITIRMOS A IDÉIA DE VIOLÊNCIA ENQUANTO A VIOLAÇÃO DE UMA LEI, SERÁ QUE PODEMOS CLASSIFICAR O TRABALHO COMO UMA ‘INCITAÇÃO A VIOLÊNCIA’ UMA VEZ QUE O MUSEU, ENQUANTO INSTITUIÇÃO, CONCORDOU EM APRESENTAR O TRABALHO E, COM ISSO, INSTITUCIONALIZA O ROUBO ENQUANTO PRÁTICA LEGÍTIMA? A ‘VIOLAÇÃO’ RESIDE NA OBRA E SEU ENUNCIADO OU NA ESCOLHA, POR PARTE DO MUSEU, DE APRESENTÁ-LO AINDA QUE CONTRA SUAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO? AO MEU VER, TANTO O MUSEU, BEM COMO O ENUNCIADO DO TRABALHO, ASSUMEM UM PAPEL CÍNICO, JÁ QUE A LEI DO ESPAÇO É DESOBEDECIDA PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO E O ENUNCIADO ‘ROUBE ESTA OBRA’, QUANDO LEGITIMADO PELO MUSEU, DEIXA DE SER O ATO DO ROUBO. ATRAVÉS DA DISCORDÂNCIA ENTRE OS PRINCÍPIOS PROCLAMADOS E SUA PRÁTICA, E DA LEGITIMAÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE ELES, PROCUREI OPERAR NESTA INCOMPATIBILIDADE, JÁ QUE A COMPREENSÃO SEMÂNTICA DO ENUNCIADO ‘ROUBE ESTA OBRA’, NESTE CASO, NÃO SIGNIFICA, NECESSARIAMENTE, SABER COMO ELE EFETIVAMENTE SE APRESENTA NA REALIDADE. NESTE SENTIDO, TAMBÉM O PÚBLICO É COLOCADO EM UMA SITUAÇÃO DE DISCORDÂNCIA ENTRE SABER E REALIDADE, JÁ QUE É INCITADO A FAZER UMA COISA E, AO MESMO TEMPO, TEM-SE A FALSA REPRESENTAÇÃO DELA. SE RETOMARMOS A SUA PERGUNTA, ACHO QUE NÃO PROCUREI A SIMPLES ‘VIOLAÇÃO DA LEI’, MAS SIM DETECTAR POR TRÁS DA UNIVERSALIDADE APARENTE DE UMA LEI, A PARTICULARIDADE DE UM INTERESSE QUE DESTACA A FALSIDADE DA UNIVERSALIDADE EM QUESTÃO, JÁ QUE O UNIVERSO, NA VERDADE, ESTÁ PRESO AO PARTICULAR E É DETERMINADO POR UMA CONSTELAÇÃO HISTÓRICA BASTANTE CONCRETA. PENSO QUE A OBRA EM SI NÃO É UMA POSTURA DE IMORALIDADE DIRETA, MAS AO CONTRÁRIO, A UTILIZAÇÃO DA PRÓPRIA MORAL (UMA VEZ QUE SUA EXPOSIÇÃO FOI NEGOCIADA E CONSENTIDA DE AMBAS AS PARTES) COLOCADA A SERVIÇO DA IMORALIDADE.
(TRECHO DA ENTREVISTA COM ANA PAULA COHEN, DO CATÁLOGO BOLSA PAMPULHA 2010-2011)
VÍDEO INSTALAÇÃO
DIMENSÕES VARIÁVEIS
FOICE E SACO PLÁSTICO
60x 10x10 CM
ENXADA E LIVRO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
100x 60x 50 CM
CIMENTO E PÁ
100x 50 CM
PÁ
100x 50 CM
“ENDING WITH A MORE CONCEPTUAL PLAY WITH NOTIONS OF THE ABSTRACT, CLARA IANNI’S TRABALHO ABSTRATO (ABSTRACT LABOR/WORK, 2010) CONSISTS OF A SHOVEL FROM WHICH A SQUARE HAS BEEN CUT. THE SUBTRACTION RENDERS THE OBJECT USELESS,AND TRANSFORMS IT INTO “ABSTRACT ART”. THE TITLE IS BORROWED FROM KARL MARX’S CONCEPT OF ABSTRACT LABOR, AS OPPOSED TO CONCRETE LABOR. IN PORTUGUESE, THE WORDS FOR ‘LABOR’ AND ‘WORK’ ARE THE SAME. THE WORK’S PLAY IS DEVELOPED FURTHER WHEN ONE CONSIDERS THE COUNTERPOINT TO ABSTRACT LABOR/ WORK IN MARX’S TERMS - CONCRETE LABOR/ WORK - “CON CRETE” BEING AN ARTHISTORICAL REFERENCE HARKING BACK TO WHERE OUR NARRATIVE OF PERVERSION BEGINS: HIGH MODERNISM AND MID- CENTURY GEOMETRIC ABSTRACTION.”
JENS HOFFMANN E ADRIANO PEDROSA
(TRECHO DO CATÁLAGO DA 12TH ISTANBUL
BIENAL (UNTITLED), SEPT 2011)
PÁ COM CORTE AO MEIO
100x 60 CM
FITA DE DEMARCAÇÃO DE SOLO
300x 300 CM
A INSTALAÇÃO E COMPOSTA POR FITA DE DEMARCAÇÃO DE SOLO (COMUMENTE USADA EM MUSEU PARA MANTER A ‘SEGURANÇA’ DA OBRA) E UMA MOEDA DE 50 CENTAVOS. A FITA DEMARCA UM QUADRADO DE 3 METROS NO CHÃO E A MOEDA É COLOCADA NO CENTRO DO QUADRO. ATRAVÉS DO JOGO ENTRE A DIFERENÇA DE ESCALA (O PEQUENO OBJETO E A DEMARCAÇÃO MONUMENTAL), A INSTALAÇÃO PRETENDE CRIAR UMA RUPTURA ENTRE O VALOR CONCRETO (MOEDA DE METAL 5G) E VALOR ABSTRATO (VALOR ATRIBUÍDO PELO TÍTULO – 1 MILHÃO DE REAIS). A DEMARCAÇÃO OBEDECE A ORDEM DO VALOR ABSTRATO QUE CONFLITA COM O TAMANHO E VALOR CONCRETO DO OBJETO. NESSE SENTIDO, COMO VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE REGIDA PELO CAPITAL, O ESPAÇO VAZIO ENTRE A FITA E A MOEDA SE REFERE ÅS RELAÇÕES INVISÍVEIS DE ESPECULAÇÃO, REIFICAÇÃO E FETICHISMO QUE ENVOLVEM AS DINÂMICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS CONTEMPORÂNEAS.
ZINCO, MADEIRA, TRILHO, RODÍZIO
DIMENSÕES VARIÁVEIS
A INSTALAÇÃO CONSISTE EM UMA PAREDE MODULAR MÓVEL DENTRO DO ESPAÇO EXPOSITIVO. OS TRILHOS, NA PARTE SUPERIOR PERMITEM A MANIPULAÇÃO DE CADA UMA DAS PARTES DA PAREDE, DE MODO QUE O PÚBLICO PODE CRIAR COMBINAÇÕES DE VISIBILI DADE/ INVISIBILIDADE NO ESPAÇO. A INSTALAÇÃO ACOMPANHA EM E REFLETE A ESTRUTURA ARQUITETÔNICA DO ESPAÇO EXPOSITIVO. ASSIM, DEPENDENDO DE SUA COMBINAÇÃO, A PAREDE CRIA UM ESPELHO QUE DIVIDE O ESPAÇO, FLEXIBILIZANDO O RECINTO.
TACO DE BASEBALL E CABO DE AÇO
80x 50x 90 CM
RADIUS CONSISTE EM UMA INSTALAÇÃO COMPOSTA POR UM TACO DE BASEBALL AMARRADO A UM CABO DE AÇO. O TRABALHO É PRESO AO CHÃO E DISPOSTO DE MANEIRA QUE O PÚBLICO POSSA MANIPULÁ-LO. O TACO DE BASEBALL NO ESPAÇO EXPOSITIVO SUGERE UM ATO DE VANDALISMO OU TRANSGRESSÃO, ENQUANTO QUE O CABO, POR SUA EXTENSÃO DEMASIADAMENTE CURTA, IMPEDE QUALQUER AÇÃO EFETIVA POR PARTE DO PÚBLICO.
ALUMÍNIO E MADEIRA
DIMENSÕES VARIÁVEIS
A INSTALAÇÃO CONSISTE EM UM OUTDOOR CONSTRUÍDO NA FACHADA DA CASA TOMADA, ONDE A ARTISTA FEZ UMA RESIDÊNCIA DE TRÊS MESES. O OUTDOOR FOI INSTALADO DE FRENTE PARA A FACHADA DA CASA E DE COSTAS PARA A RUA, INVERTENDO SUA LÓGICA USUAL DE INSERÇÃO NO ESPAÇO PÚBLICO. A INSTALAÇÃO OBSTRUI AS JANELAS DA CASA E INVADE O TERRENO BALDIO VIZINHO. O TRABALHO PROPÕEM O CONFRONTAMENTO DE DIFERENTES ESCALAS: DE UM LADO, A DIMENSÃO IMENSA E INDUSTRIAL; DE OUTRO, A DIMENSÃO DOMÉSTICA, PESSOAL, FAMILIAR, ÍNTIMA. ATRAVÉS DO EMBATE DESSAS DUAS DIFERENTES ESCALAS, A INTERDIÇÃO DA PERSPECTIVA (NÃO SOMENTE DE DENTRO DE CASA PARA A RUA, MAS TAMBÉM DA RUA PARA A CASA) E A INTERRUPÇÃO DA COMUNICAÇÃO ENTRE ESSAS DUAS ESFERAS, O TRABALHO PRETENDE DISCUTIR OS LIMITES DO ESPAÇO PÚBLICO E PRIVADO, BEM COMO SUA PROBLEMÁTICA INTEGRAÇÃO EM UMA CIDADE COMO SÃO PAULO.
TECIDO E MASTRO
DIMENSÕES VARIÁVEIS
O TRABALHO CONSISTE EM UMA BANDEIRA NEGRA, DISPOSTA NA FACHADA DO EDIFÍCIO SAMPAIO MOREIRA, NO CENTRO DE SÃO PAULO (ONDE A ARTISTA REALIZAVA RESIDÊNCIA). A BANDERIA FOI DISPOSTA REPRODUZINDO AS TRADICIONAIS BANDEIRAS QUE SÃO COMUMENTE PRESENTES NOS PRÉDIOS DO GOVERNO, HOTÉIS E BANCOS NO CENTRO DA CIDADE. NO ENTANTO, A DIMENSÃO EXAGERADA, QUE COBRE A CALÇADA, E A COR PRETA DÃO ESTRANHA CARACTERÍSTICA PARA A INSTALAÇÃO. A BANDEIRA, QUE CONCENTRA UM PODEROSO SIGNIFICADO SIMBÓLICO E IDEOLÓGICO, É DISPOSTA AQUI DE MANEIRA QUE, AO INVÉS DE UNIR IDENTIDADES OU CONDUZIR UTOPIAS, ACABA POR OBSTRUIR O CAMINHO DAQUELES QUE PASSAM NA CALÇADA, ESCONDENDO A PERSPECTIVA QUE NÃO PODE MAIS SE DESVELAR NO HORIZONTE E NÃO CARREGA NENHUM SÍMBOLO.
DIMENSÕES VARIÁVEIS
CHAPAS DE ZINCO, REBITE, TACO DE BASEBALL
DIMENSÕES VARIÁVEIS
ESTA INSTALAÇÃO CONSISTE EM UM ESTRUTURA METÁLICA EM FORMA DE PARALELEPÍPEDO E UM TACO DE BASEBALL PENDURADO EM UM CABO DE AÇO PRESO AO TETO DA SALA. CONSTRUÍDA EM ZINCO E FIXADO AO CHÃO, A ESTRUTURA, EM SUAS CARACTERÍSTICAS FORMAIS FAZ REFERÊNCIA AO MINIMALISMO. NO ENTANTO, A INSTALAÇÃO É APRESENTADA JUNTAMENTE COM O BASTÃO DE MADEIRA QUE ACABA POR SE CONSTITUIR COMO UM CONVITE Å AÇÃO. FORMA PRETENDE DISCUTIR A NOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DO
ESPECTADOR NA ESFERA DO OBJETO ARTÍSTICO. ATRAVÉS DESTA PROPOSIÇÃO A ARTISTA BUSCA REFLETIR SOBRE NOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO, TENTANDO REVÊ-LA CRITICAMENTE, UMA VEZ QUE O INTERLOCUTOR DEVE NECESSARIAMENTE DESTRUIR A ESTRUTURA PARA PODER EXPERIENCIAR O TRABALHO COMPLETAMENTE.
BLOCO DE CIMENTO, FERRO, CIMENTO, MADEIRA, RODAS
170x 150x 80 CM
O TRABALHO CONSISTE NA CONSTRUÇÃO DE UM MURO SOBRE UMA BASE DE MADEIRA COM QUATRO RODAS. O MURO SOMADO À BASE MÓVEL TORNA POSSÍVEL A MANIPULAÇÃO DO OBJETO POR PARTE DO OBSERVADOR QUE PODE, ASSIM, INTERDITAR CORREDORES, PASSAGENS, PORTAS OU OBRAS. O TRABALHO, ALÉM DE CRIAR O CONTRASTE ENTRE A IMOBILIDADE E PESO DO MURO E A MOBILIDADE DAS RODAS, PROBLEMATIZA QUESTÕES COMO A INTERDIÇÃO, A PROIBIÇÃO, E A PARTICIPAÇÃO CRÍTICA DO PÚBLICO.
VÍDEO
6'