Escultura - madeira, níquel, cobre e ônix
Foto: Leo Eloy
Foto: Leo Eloy
Foto: Leo Eloy
Foto: Leo Eloy
Cadu
Adriano Motta
Eduardo Berliner
Paulo Vivacqua
Cadu
Adriano Motta
Eduardo Berliner
Paulo Vivacqua
Cadu
Adriano Motta
Eduardo Berliner
Paulo Vivacqua
Cadu
Adriano Motta
Eduardo Berliner
Paulo Vivacqua
Vista de la exposición Cadu. Soy Mandala
Museo Jumex, 2017-2018
Foto: Abigail Enzaldo
Vista de la exposición Cadu. Soy Mandala
Museo Jumex, 2017-2018
Foto: Abigail Enzaldo
Mais de 750 quilos de sabão artesanal perfumado com magnólia foram vertidos em 36 placas quadradas. Essas lajes são empilhadas para formar plataformas baseadas nas alturas dos membros da Coalition of 100 Black Women - Girls'n Pearls, que variam de 1,5m a 1,7m. As meninas se tornam iguais em altura quando entram na Plataforma de Equidade, simbolizando a libertação e a igualdade. A magnólia é a flor de estado do Mississípi e representa alegria, dignidade e nobreza, fazendo eco aos valores das meninas.
Lajes de sabão produzidas pela artista de Natchez Ann Grennell em Scene From Natchez; moldes de lajes de sabão produzidos por Loraine Griffin, infra-estrutura de plataforma de madeira pelo artesão de Natchez, Charlie Woods, e conceito, design e instalação do Equity Platform pelo artista brasileiro Cadu.
Setembro de 2017
foto Edouard Fraipont
foto Edouard Fraipont
foto Edouard Fraipont
foto: Edouard Fraipont
fio de algodão. metal e madeira - performance
It’s Gonna Rain - bwa sokol - poland - 2015
fio de algodão. metal e madeira - performance
It’s Gonna Rain - bwa sokol - poland - 2015
Alto-falan tes, media player s, tripés
It’s Gonna Rain - bwa sokol - poland - 2015
A obra Gobi Desert baseia-se em uma reprodução simultânea de um
texto de Edgar Varèse, Déserts, recitado por crianças. Alto-falantes
foram colocados ao longo de um rectângulo de 8 mx 4 m, replicando
assim as proporções do deserto de Gobi. O texto poético, bem como
profético de Varèse mistura-se num ruído insistente e cumulativo, no
qual frases particulares tornam-se difíceis de distinguir. O trabalho
levanta questões relacionadas a linguagem e a tradução, mas também,
em uma dimensão mais existencial, representa a forma como o artista
imagina o espaço-tempo fluido em que o processo criativo é submetido a
um constante mutação.
O tema de um deserto como um espaço aparentemente desinibido -
exposto à força dos elementos - mas, ao mesmo tempo, simbólico de
solidão interior, reaparece na obra Hemisférios.
instrumentos musicais, motores elétricos, ventiladores, microfones, cartões postais
It’s Gonna Rain - bwa sokol - poland - 2015
As esculturas interativas foram feitas a partir de um processo de
desenvolvimento iniciado em workshops para crianças entre 8 e 11
anos. Foram utilizados materiais simples, instrumentos musicais velhos
e também dispositivos cinéticos. Durante o workshop, as crianças
combinavam os elementos da forma como preferissem.
O trabalho foi criado sobre uma base de espontaneidade, processos
impessoais, abertos a aleatoriedade, baseados em testes com materiais
e colocação de som em movimento.
Os espectadores podem contribuir para a forma como os instrumentos
são usados, dando assim, forma ao espaço sonoro.
Em parceria com o artista e designer Marcos Kotlhar, Cadu concebeu uma estrutura que sistematiza leituras do comportamento do vento em forma de desenhos. No aparato, dados colhidos por um anemômetro são interpretados por um software de leitura, que utilizando a velocidade como vetor de deslocamento e a direção dos pontos cardiais como coordenadas, produz comandos que movem uma caneta presa a um suporte numa área de desenho. A duração de cada desenho depende do tipo de investigação gráfica que se pretende observar, podendo estender-se por um período de poucas horas até meses. O que se vê é o registro da volatilidade do comportamento do vento em uma mesma região.
Colaborando com jovens estudantes chilenos, Cadu instalou em uma encosta um conjunto de bandeiras brancas que dançam a mercê de golfadas de ar. O título do vídeo faz referência à palavra grega ‘psychopompós’, junção de ‘psyché’ (alma) e ‘pompós’ (guia). O termo designa um ente cuja função é conduzir a percepção humana em ocasiões de iniciação ou transição. Na mitologia grega, essa função é atribuída a Hermes.
papel vegetal gravado por luz solar
MAQUETE, FOTOGRAFIAS, AMULETOS E VÍDEOS
DIMENSÕES VARIÁVEIS
O POETA NOS CONVENCE
ESTAÇÕES É A APROPRIAÇÃO POÉTICA DE UMA PEQUENA EXTENSÃO DE TERRA CEDIDA PARA ABRIGAR UMA CABANA. UMA HABITAÇÃO COSMOLÓGICA DIRECIONADA À AVENTURA CRIADORA SEM LIMITES E AOS GESTOS INFINDOS ORIUNDOS DO CONTATO COM O MUNDO.
POSSUI DIMENSÕES DE 5 METROS DE COMPRIMENTO POR 2,5 METROS DE LARGURA, E ESTÁ APOIADA SOBRE UMA PLATAFORMA QUE A ELEVA 2,3 METROS DO SOLO. CONSUMIU 40 DIAS DE CONSTRUÇÃO E SEIS MESES DE ELABORAÇÃO.
OS GESTOS OFICINAIS CONCEBIDOS EM SEU LOCAL DE ORIGEM SÃO APRESENTADOS NESTA ÁREA, QUE AGREGARÁ NOVAS PEÇAS DURANTE TODO O PERÍODO DA MOSTRA. NÃO HÁ PARÂMETROS OU OBJETIVOS PRÉ-ESTABELECIDOS PARA ESTAS RESULTANTES, APENAS QUE ATENDAM A MOVIMENTOS SURGIDOS PELOS MAIS SINCEROS DESEJOS DE INTENÇÃO, DERIVA, ESPANTO E COMPARTILHAMENTO. ESTE ABRIGO ALMEJA ESTIMULAR, SOBRETUDO, A EXPERIMENTAÇÃO DE SITUAÇÕES SONHADAS, MAIS DO QUE SITUAÇÕES VIVIDAS.
O PERÍODO DE PERMANÊNCIA INICIOU-SE NO DIA 21 DE JUNHO DESTE ANO, DURANTE A PRIMEIRA NOITE DO INVERNO, E DEVERÁ ESTENDER-SE ATÉ 20 DE MARÇO DE 2013, COINCIDINDO COM O TÉRMINO DO VERÃO. RESIDIREI SOLITARIAMENTE. HÁ SITUAÇÕES EM QUE ENXERGAMOS MAL QUANDO NÃO ESTAMOS SOZINHOS PARA SONHAR.
O POETA NOS CONVENCE A PROFANAR. MANTER-NOS ENTRE FRONTEIRAS. ESTRANGEIROS DENTRO DE NÓS MESMOS NUMA ÁREA DE AMBIGUIDADE QUE PRESERVA INTACTO POUCO DAQUILO QUE TOCA. A ACEITAÇÃO DE QUE CONVIVEMOS NA INTIMIDADE COM UM SER ESTRANHO QUE NOS IMPELE NA DIREÇÃO DO IMPESSOAL, QUE ESTÁ EM NÓS E COM QUEM TRAVAMOS UMA PRÁTICA MÍSTICA COTIDIANA DE APROXIMAÇÃO E AFASTAMENTO SEM A QUAL NÃO SERIA POSSÍVEL A CRIAÇÃO.
INSTALAÇÃO SONORA EM AÇO E TINTA AUTOMOTIVA BRANCA
170 x 1400 x 150 CM
EXPOSIÇÃO PERMANENTE
OBRA VIVA, PARQUE ESTORIL, SÃO BERNARDO DO CAMPO,
BRASIL. 2012
TINTA ÓLEO SOBRE PAPEL CANSON 300 GR
200x 130 CM
PEÇAS DE PLASTIMODELISMO E COLA
DIMENSÕES VARIÁVEIS
EXPOSIÇÃO OS PRIMEIROS 10 ANOS, INSTITUTO TOMIE OHTAKE, SÃO PAULO - BRASIL, 2011
MOTOREDUTORES, CAIXA DE CONTROLE, MARTELETES EM AÇO CARBONO E
CABOS ELÉTRICOS
DIMENSÕES VARIÁVEIS
UMA CAIXA DE COMANDO SENSÍVEL À PRESENÇA ESTÁ CONECTADA
A 15 MARTELETES ELÉTRICOS, QUE INICIAM SUA ATIVIDADE PELA
APROXIMAÇÃO DE UM OBSERVADOR. AS FERRAMENTAS ESTÃO DISPOSTAS
PELO ESPAÇO EXPOSITIVO FIXADAS AO CHÃO E AS PAREDES.
A INTENSÃO É DANIFICAR A GALERIA EM PROPORÇÃO AO TEMPO DE
VISITA QUE A OBRA RECEBER.
CARTAS DE BARALHO, CORTE A LASER E MADEIRA
DIMENSÕES VARIÁVEIS
CINCO MODELOS DE AVIÕES FORAM CRIADOS E RECORTADOS A LASER PARA
SEREM MONTADOS NAS CARTAS DE UM BARALHO COMPLETO. HÁ UM MODELO
PARA O NAIPE DE PAUS, UM PARA COPAS, UM PARA OUROS, UM PARA ESPADAS
E UM PARA OS CORINGAS.
Trem elétrico, trilhos, hastes, garrafas, copos e madeira.
Dimensões variáveis
Foto Rafael Cañas
Trens elétricos e seus vagões servem como base para a criação de uma instalação sonora. Garrafas, jarros, copos e outros utensílios que contém líquidos são dispostos ao longo dos trilhos e, pelo impacto de hastes projetadas dos vagões, produzem notas e os sons constituintes de uma composição.
CAIXA DE MÚSICA, BILHETE DE LOTERIA E PAPEL
30 X 30 CM [DESENHO] - VARIÁVEIS [INSTALAÇÃO]
TORAS DE GUAJARÁ, AÇO CARBONO, MARTELOS E CAIXA DE REDUÇÃO
300 X 420 X 90 CM
11 UNIDADES DE ETCH SKETCH
20 x 25 x 4,5 CM CADA (POLÍPTICO)
ETCH A SKETCH É UM TRADICIONAL BRINQUEDO DE DESENHO CRIADO
PELA OHIO ART NOS ANOS 50. SERVIU DE SUPORTE PARA BRINCADEIRAS
DE GERAÇÕES. ATÉ HOJE É PRODUZIDO E AINDA CONTINUA MUITO POPULAR.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO OBJETO SEMPRE ME FASCINARAM;
O MODO MÁGICO E INCOMPREENSÍVEL COMO AS LINHAS SURGEM PELA
ROTAÇÃO DE SEUS CONTROLES, A DIFICULDADE EM EXECUTAR DIAGONAIS
OU FORMAS ARREDONDADAS, A RESPONSABILIDADE CONTIDA NA
ADIÇÃO DE CADA TRAÇO, QUE NÃO PODE SER APAGADO SEM COMPROMETER
TODA A COMPOSIÇÃO, E A QUASE IMPOSSIBILIDADE DE PRODUZIR
ÁREAS CINZAS NA SUPERFÍCIE DO VIDRO POR TRATAR-SE DE UMA FERRAMENTA
EXCLUSIVAMENTE LINEAR. AFIM DE EMPURRAR AS FRONTEIRAS
DESTES LIMITES, ONZE DESTES BRINQUEDOS FORAM ALINHADOS E
SERVIRAM DE SUPORTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM GRÁFICO EM PROGRESSÃO
CRESCENTE, FORMANDO UMA PAISAGEM GEOMÉTRICA BASEADA
EM UMA RELAÇÃO SIMPLES DE FIGURA E FUNDO. AO TÉRMINO DO
PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DESTA IMAGEM ESPEROUSSE QUE O PEÇA
TENHA SIDO INVESTIDA DE SIGNIFICADO DEVIDO AO CARÁTER EFÊMERO
DO RESULTADO E PELA ENORME QUANTIDADE DE TEMPO E ENERGIA
INVESTIDOS. SEMPRE ME AGRADOU A POSSIBILIDADE DE IDÉIAS DE
CARÁTER QUASE RIDÍCULO E OBSESSIVO SEREM ACOLHIDAS NO ÂMBITO
DA PERCEPÇÃO ARTÍSTICA ATRAVÉS DE DETERMINADAS OPERAÇÕES.
ALGO SUSTENTADO ENTRE O PROSAICO E A AMBIÇÃO.
DETALHE
Foto: Edouard Fraipont
AMPLIAÇÃO DIGITAL
40 X 60 CM [CADA]
ANIMAIS CONFINADOS EM CATIVEIRO TENDEM A APRESENTAR COMPORTAMENTOS
REPETITIVOS DE FÁCIL PERCEPÇÃO. ALIMENTAM-SE E REPOUSAM
QUASE SEMPRE NOS MESMOS HORÁRIOS E LOCAIS. E PALOMA
É UM BOM EXEMPLO. UMA DE SUAS ROTINAS É DEITAR-SE AO TOPO DE
UMA ESCADA E PERMANECER ALI EM VIGÍLIA POR HORAS. ESTA CONDUTA
FOI OBSERVADA DURANTE LONGO PERÍODO ATÉ O MOMENTO DE INTERSEÇÃO
ENTRE DOIS CICLOS DISTINTOS, SEU FECHADO SISTEMA DE
HÁBITOS E UMA CHUVA REPENTINA, QUE POSSIBILITARAM A GRAVAÇÃO
DE SEU CONTORNO SOBRE O CHÃO. UM DESENHO EFÊMERO SOBRE SUA
FINITUDE (MEMENTO MORI) E A DE TUDO O MAIS AO REDOR. A SEQÜÊNCIA
DE FOTOGRAFIAS POSSUI O MESMO TÍTULO DE UM PEQUENO TEXTO
DE WALTER BENJAMIN EM QUE DESCREVE LEMBRANÇAS DO ZOOLÓGICO
DE BERLIM, ESPECIFICAMENTE SOBRE A JAULA DE SEU ANIMAL PREDILETO,
A LONTRA, EM UM DIA CHUVOSO.
AMPLIAÇÃO DIGITAL
25 X 100 CM
A CONTA MENSAL DE LUZ FORNECIDA PELA PRESTADORA DESTE SERVIÇO
NO RIO DE JANEIRO POSSUI UM GRÁFICO DE CONSUMO. ELE DEMONSTRA
EM KW/H (KILOWATTS HORA) A QUANTIDADE DE ENERGIA UTILIZADA
PELO CLIENTE AO LONGO DE 12 MESES. APROVEITANDO ESTA ESTRUTURA
MANIPULEI MEU CONSUMO DE LUZ, CONSUMINDO MAIS OU MENOS
ENERGIA ELÉTRICA AO LONGO DOS MESES, COM INTENÇÃO DE CRIAR
CONSCIENTEMENTE UM ARCO QUE GERASSE A SENSAÇÃO DE PERSPECTIVA.
O PROCESSO INICIOU-SE EM ABRIL DE 2004 E TERMINOU EM ABRIL
DE 2005. O IRÔNICO E DELICADO RESULTADO FINAL DESTE TRABALHO
É A REPRESENTAÇÃO PROSAICA DE UM ENORME ESFORÇO QUE DUROU
UM ANO.
GRAFITE SOBRE PAPEL
30 X 30 CM [CADA DESENHO]
DENTRO DAS INÚMERAS ARENAS DE DISCUSSÃO QUE DESENHO
PROPORCIONA, O TRABALHO BASEIA-SE NA INVESTIGAÇÃO DE
SISTEMAS VISUAIS E SUAS CAPACIDADES DE GERAÇÃO DE IMAGENS.
QUESTIONANDO OS MODOS TRADICIONAIS DE FORMAÇÃO DO
DESENHO DE PAISAGEM. CONFIA A UM PROCESSO MECÂNICO CAPAZ
DE PERPETUAR-SE QUASE QUE PRECEDENDO A MANIPULAÇÃO DE
TERCEIROS, A PRODUÇÃO DE SÉRIES DE DESENHOS EM GRAFITE
SOBRE PAPEL, REALIZADOS NO INTERIOR DE CAIXAS INSTALADAS
EM DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE OU DESPACHADAS POR
TRANSPORTADORAS, DO ENDEREÇO DE RESIDÊNCIA DO ARTISTA
ATÉ O LOCAL DE EXPOSIÇÃO.
O DESENHO DE PAISAGEM ESTÁ USUALMENTE LIGADO A UMA PERSPECTIVA
RENASCENTISTA E RETINIANA. É UM RECORTE ESTÁTICO
DA NATUREZA E DEPENDENTE DA MÃO DE UM CONTEMPLADOR E
INTÉRPRETE DA REALIDADE PARA EXISTIR. NÃO É UM PROCESSO
AUTÔNOMO E NÃO PODE OCORRER SEM SEU CONTROLE. APREENDE
TALVEZ SUA VISÃO DA PAISAGEM, MAS DIFICILMENTE A EXPERIÊNCIA
FÍSICA DE SE TER ESTADO NELA, DE SE TER VIAJADO SOBRE
ELA. E REGISTRAR ESTE ASPECTO, A PARTIR DO DESLOCAMENTO,
QUE O TRABALHO ALMEJA SUGERIR. OS DESENHOS RESULTANTES
SÃO OS TESTEMUNHOS GRÁFICOS DE JORNADAS QUE REALMENTE
OCORRERAM. A COMPRESSÃO “SISMOGRÁFICA” SOBRE A MESMA
SUPERFÍCIE DE DESENHOS DE OBSERVAÇÃO DE DIFERENTES PAISAGENS,
MAS QUE DESTACAM EXCLUSIVAMENTE O ASPECTO PROCESSUAL
DE ALCANÇÁ-LAS, E NÃO ELAS EM SI.
O PROJETO JÁ REALIZOU DESENHOS EM MEIOS DE TRANSPORTE
DIVERSOS COMO TRENS, AVIÕES, TRICICLOS DE ENTREGA E ÔNIBUS
INTERESTADUAIS, EM CIDADES COMO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO,
PARIS E LONDRES.
A ESTRUTURA DE REGISTRO É COMPOSTA POR QUATRO MOLAS DE
APROXIMADAMENTE 12CM DE COMPRIMENTO CONECTADAS PERPENDICULARMENTE
A UMA PLACA DE METAL QUADRADA DE 33CM DE
LADO PRESAS, PELOS VÉRTICES, A UMA BASE DE MADEIRA FIXADA,
EM NÍVEL, AO CHÃO DE UMA CAIXA. SOBRE ELAS, PRESA EM SEU
TETO, PENDE UMA PEÇA COMPOSTA POR UMA PEQUENA BASE DE
MADEIRA E UMA ÚNICA MOLA, DE 23 CM DE COMPRIMENTO, PROLONGADA
EM UMA DE SUAS EXTREMIDADES COM UM TUBO OCO EM
ALUMÍNIO, QUE ABRIGA, EM SEU INTERIOR, UM LÁPIS EM GRAFITE
MACIÇO. ESSE LÁPIS TOCA O CENTRO DE UM PAPEL REPOUSADO
SOBRE A PRIMEIRA ESTRUTURA. ELES SÃO RESPONSÁVEIS PELO
REGISTRO GRÁFICO DE TODAS AS IRREGULARIDADES DE TERRENO
E CONDUÇÃO, QUE O VEÍCULO ESTÁ SUJEITO DURANTE QUALQUER
DESLOCAMENTO.
LÁPIS DE COR SOBRE PAPEL
50 X 50 CM [CADA]
OS DESENHOS REALIZADOS SÃO O ACÚMULO DE CAMADAS DO COLORIDO
DE UM ÚNICO LÁPIS DE COR SOBRE A MESMA SUPERFÍCIE, GERANDO
PARA O OBSERVADOR A ILUSÃO DE PROFUNDIDADE. DOZE É UM DOS
NÚMEROS EM QUE SÃO COMERCIALIZADAS CAIXAS DE LÁPIS. UM LÁPIS
DE COR NOVO POSSUI 17,5 CM E CONSOME, PARA COBRIR HOMOGENEAMENTE
UMA SUPERFÍCIE DE 50 X 50 CM, O PRIMEIRO TAMANHO REGULAR
A TER UM DESGASTE PERCEPTÍVEL DE PIGMENTO, MEIO CENTÍMETRO.
ESTA MEDIDA É DESCONTADA DO COLORIDO QUE COBRIRÁ NOVAMENTE
O PAPEL, EM SENTIDO OPOSTO, NUMA CAMADA SEGUINTE. ESTA SEGUNDA
CAMADA TERÁ, PORTANTO, 49,5 X 49,5 CM DE PAPEL PREENCHIDO.
ESTE PROCEDIMENTO É REPETIDO SUCESSIVAMENTE ATÉ O CONSUMO
COMPLETO DO LÁPIS.
PAPEL VEGETAL E PONTA SECA
7,5 X 15 X 15 CM
DETALHE
LENTES E PAPEL VEGETAL
10 X 20 CM [CADA]
A OBRA CONSISTE EM 60 PEQUENOS BLOCOS DE PAPEL VEGETAL, 10
X 20 CM, DE 24 FOLHAS CADA, QUE POSSUEM EM SUAS SUPERFÍCIES
QUEIMADURAS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES DIÁRIAS À LUZ DO SOL E
O AMBIENTE. PARA A EXECUÇÃO UTILIZOU-SE UM SUPORTE FIXO, EM MADEIRA,
EM CUJA EXTREMIDADE FOI FIXADA UMA LUPA, QUE SITUADA EM
UMA POSIÇÃO DETERMINADA FOCAVA A LUZ SOLAR DIRECIONANDO-A
PARA A ÁREA DE AÇÃO. ESTE PROCEDIMENTO FOI REPETIDO DURANTE
DOIS MESES, ENQUANTO A POSIÇÃO DA LENTE E O SOL POSSIBILITARAM
TAL REGISTRO. A GRAVAÇÃO RESULTANTE SERVIU COMO TESTEMUNHO
GRÁFICO DESTA PASSAGEM TEMPORAL. OCORRENDO TANTO EXTENSIVAMENTE,
COMO INTENSIVAMENTE, JÁ QUE CADA BLOCO POSSUÍA 24
“HORAS”, QUE ERAM QUEIMADAS DE FORMA PROPORCIONAL À TEMPERATURA
E INTENSIDADE DA LUZ NAQUELE HORÁRIO. OS BLOCOS FORAM
SUBSTITUÍDOS DIARIAMENTE POR UM PERÍODO QUE SE ESTENDEU DO
DIA 21 DE JUNHO, INÍCIO DO INVERNO ASTRONÔMICO, A 21 DE AGOSTO
DE 98, PERÍODO EM QUE O ALINHAMENTO E ÂNGULO DA LENTE SAÍRAM
DE POSIÇÃO EM RELAÇÃO ÀS COORDENADAS CELESTES, IMPLICANDO
NUM TOTAL DE 1488 FOLHAS. ESTE MESMO PROCEDIMENTO FOI REPETIDO
NO ANO DE 2004 COMO PROJETO INTEGRANTE DA EXPOSIÇÃO ARQUIVO
GERAL, PARALELA À BIENAL DE SÃO PAULO, REALIZADA NO JARDIM
BOTÂNICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. O TRABALHO FOI INICIADO
EM 21 DE SETEMBRO, PRIMEIRO DIA DE PRIMAVERA E ESTENDEU-SE ATÉ
O ÚLTIMO DIA DA EXPOSIÇÃO, 17 DE OUTUBRO. O DESENHO RESULTANTE
FOI CONSEQÜENTEMENTE BATIZADO DE PASSAGEM DE PRIMAVERA.
MOTOR ELÉTRICO, SENSOR DE PRESENÇA, ALUMÍNIO E LATÃO
DIMENSÕES VARIÁVEIS
PROJETO PARA OCUPAÇÃO DE UMA DAS GALERIAS DO PALÁCIO GUSTAVO
CAPANEMA – MEC, RIO DE JANEIRO, DURANTE A EXPOSIÇÃO PROJÉTEIS
DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2003. UMA ESTRUTURA DE AFERIÇÃO GRÁ-
FICA FOI CRIADA UTILIZANDO UM MOTOR ELÉTRICO CONECTADO A UM
SENSOR DE PRESENÇA FOTOSSENSÍVEL. NO ENCAIXE ROTATÓRIO DESTE
MOTOR FOI PRESA UMA HASTE EM ALUMÍNIO, QUE EM SUA EXTREMIDADE,
POSSUI UMA PONTEIRA EM LATÃO PERPENDICULAR À PAREDE,
CAPAZ DE DESENHAR O ARCO FORMADO PELA TRAJETÓRIA DO CICLO
DO MOTOR. NA PRESENÇA DE UM OBSERVADOR O MOTOR É DISPARADO
PELO SENSOR, AO AUSENTAR-SE O MOVIMENTO É INTERROMPIDO.
DIARIAMENTE A POSIÇÃO DESTA PONTEIRA É ALTERADA, GERANDO UM
NOVO DESENHO A CADA DIA. O TAMANHO DA HASTE DO EQUIPAMENTO E
OS INTERVALOS ENTRE AS POSIÇÕES DA PONTEIRA É UMA RAZÃO ENTRE
O NÚMERO DE DIAS DA EXPOSIÇÃO E AS DIMENSÕES DO SUPORTE ONDE
É INSTALADO.
DETALHE
CARRINHOS A PILHA E CANETA ESFEROGRÁFICA SOBRE PAPEL
130 X 130 CM
OS DESENHOS FORAM PRODUZIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE CARRINHOS
MOVIDOS À PILHA, DO TIPO “BATE-E-VOLTA” E CANETAS ESFEROGRÁFICAS
PRESAS EM SUAS TRASEIRAS. ENCLAUSURADOS NUM ESPAÇO LIMITADO
POR UMA MOLDURA EM MADEIRA DE 130 X 130 CM, TIVERAM SUAS
JORNADAS REGISTRADAS DENTRO DESTE AMBIENTE, ENQUANTO HOUVE
TINTA NO INTERIOR DAS CANETAS. UMA VEZ EXTINTAS AS CARGAS, OS
DESENHOS FORAM DADOS POR TERMINADOS. O PRIMEIRO TRABALHO
CONTOU COM TRÊS CARRINHOS. COM ESTA CONFIGURAÇÃO O DESENHO
RESULTANTE APRESENTOU DETERMINADO PADRÃO GRÁFICO. A PERMANÊNCIA
DESTE PADRÃO FOI AFERIDA COM O SUCESSIVO AUMENTO
EM DUAS UNIDADES AO NÚMERO DE CARRINHOS PARA CADA NOVO DESENHO.
ATINGIDO O NÚMERO DE SETE CARRINHOS FUNCIONANDO SIMULTANEAMENTE
NO MESMO ESPAÇO, O PADRÃO ENTÃO ATINGIDO NA
PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO DESAPARECEU POR COMPLETO, JÁ QUE O
NÚMERO DE CHOQUES E ENCONTROS ENTRE OS VEÍCULOS CRESCEU
DRASTICAMENTE. ALCANÇADO ESTE ESTADO DE DESCONSTRUÇÃO O
PROJETO FOI ENCERRADO. APROVEITANDO CONVENÇÕES DA INDÚSTRIA,
OS DESENHOS FORAM CONCEBIDOS EM TODAS AS CORES DISPONÍVEIS
NO MERCADO PARA CANETAS “BIC”; AZUL, PRETO, VERDE E VERMELHO.
UM ÚLTIMO CONSTANDO TODAS AS QUATRO CORES JUNTAS TAMBÉM FOI
CONFECCIONADO.