Still do vídeo
Foto: Edouard Fraipont
Batom sobre carrinho de pipoca
185 x 126 x 70 cm
fita de LED azul e estrutura metálica
438 x 1680 cm
Pedra no Céu: Arte e a Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia – São Paulo – Brasil, 2017
estrutura metálica
240 x 460 x 190 cm
Arte à mão armada – Chácara Lane – Museu da Cidade – São Paulo – Brasil, 2016
Arte à mão armada – Chácara Lane – Museu da Cidade – São Paulo – Brasil, 2016
lâmpadas tubulares e tubos de acrílico
Ø 5 x 500 cm
Um, Nenhum, Muitos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
painel em LED
114 x 233 x 10 cm
Um, Nenhum, Muitos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil, 2016
frames do painel de LED
grafite e ecoline sobre papel
50 x 55 cm
vídeo - cor/ sem som
4'47''
Um, Nenhum, Muitos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brazil
Painel de LED
série de 78 desenhos em grafite e ecoline sobre papel
Um, Nenhum, Muitos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil, 2016
grafite e ecoline sobre papel
39 x 53,5 cm
2 cancelas automáticas e tecido
Um, Nenhum, Muitos,Galeria Vermelho. 2016.
Placas de ferro esmaltado
Carmela Gross: Marapé, Projeto Parede, Museu de Arte de Moderna (MAM SP), São Paulo, Brasil. 2014.
Nome, sobrenome, idade, país de origem e data de chegada a São Paulo. Dados que preenchem fichas cadastrais de diversos imigrantes que chegaram ao estado em meados e no final do século XIX servem de conteúdo para Marapé.
O trabalho utiliza diferentes placas metálicas de sinalização grafadas com nomes e informações sobre os imigrantes misturadas a outras com nomes de acidentes geográficos em tupi para ilustrar a história e a miscelânea que formou a população paulista e a língua que usamos, possibilitando uma ampla visão da presença e da influência do imigrante na sociedade brasileira.
Placas de ferro esmaltado
Carmela Gross: Marapé, Projeto Parede, Museu de Arte de Moderna (MAM SP), São Paulo, Brasil. 2014.
Nome, sobrenome, idade, país de origem e data de chegada a São Paulo. Dados que preenchem fichas cadastrais de diversos imigrantes que chegaram ao estado em meados e no final do século XIX servem de conteúdo para Marapé.
O trabalho utiliza diferentes placas metálicas de sinalização grafadas com nomes e informações sobre os imigrantes misturadas a outras com nomes de acidentes geográficos em tupi para ilustrar a história e a miscelânea que formou a população paulista e a língua que usamos, possibilitando uma ampla visão da presença e da influência do imigrante na sociedade brasileira.
Foto: Sérgio Araújo
Foto: Sérgio Araújo
Instalação
Escadas industriais com lâmpadas fluorescentes brancas
vista Projeto Vão, SESC Belenzinho, São Paulo - Brasil - 2012
Foto: Rafael Canas
Foto: Rafael Canas
66 sinalizadores giratórios
Intervenção no perímetro da Estação Pinacoteca - São Paulo - Brasil - 2011
detalhe
papel impresso
285 x 390 cm
Painel luminoso, alumínio e acrílico
330 x 1350 x 100 cm
Vista na Estação Pinacoteca - São Paulo - Brasil - 2010
Lâmpadas fluorescentes e 22 tripés metálicos.
3 m x 3 m x 2 m
Vista no Gabinete de Arte Raquel Arnaud - São Paulo - Brasil - 2007
Ônibus-instalação
Revestimento com vinil adesivo, pintura e tecido sobre carroceria do ônibus
Projeto Arte-Passageira, Centro Universitário Mariantonia, São Paulo
Neon
51,5 x 67,2 cm
Concreto e ferro
900 m2 aproximadamente
vista da obra na 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre [RS], 2005
Concreto e ferro
900 m2 aproximadamente
vista da obra na 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre [RS], 2005.
lâmpadas tubulares GROLUX
3 m x 30 m
Instalação apresentada no Paço Imperial do Rio de Janeiro, no Projeto Atelier FINEP, em dezembro de 2003 a fevereiro de 2004, e na Galeria Olido, em São Paulo, de setembro a dezembro de 2004. Uma nova versão da obra foi apresentada na 2ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscou, de fevereiro a março de 2007.
caixas de luz, espelhos e plataforma móvel sobre trilhos.
3 m X 24 m X 6 m
Vista da exposição na exposição Carmela Gross – Um Corpo de Idéias, Estação Pinacoteca, São Paulo, Brasil. 2010.
caixas de luz, espelhos e plataforma móvel sobre trilhos
570 x 2400 x 790 cm
Painel luminoso e estrutura de metal
3,3 m x 13 m
Instalação apresentada na XXV Bienal de São Paulo
Foto João Nitsche
lençóis rosas
12 m X 18 m
Vista da obra na exposição Matéria Prima.
Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR.
2002-2003
lençóis rosas
12 m X 18 m
Vista da obra na exposição Matéria Prima.
Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR.
2002-2003
lâmpadas fluorescentes e estrutura metálica
300 x 2500 cm
Arte à mão armada – Chácara Lane – Museu da Cidade – São Paulo – Brasil, 2016
lâmpadas fluorescentes e estrutura metálica
300 x 2500 cm
Arte à mão armada – Chácara Lane – Museu da Cidade – São Paulo – Brasil, 2016
mosaico portugues
1600 m²
vista da obra em Laguna, Santa Catarina, Brasil
mosaico portugues
1600 m²
vista da obra em Laguna, Santa Catarina,Brasil
Carmela Gross: The Photographer - Kunsthalle Bratislava – Bratislava - Eslováquia, 2017
tecido sobre hastes de ferro móveis
dimensões variáveis
Faixas de elástico e presilhas metálicas
300 m
vista na exposição Espaço Aberto; Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo - Brasil - 1999
Faixas de elástico e presilhas de metal
300 m
ferro articulado à parede, revestido de cera e grafite
dimensões variáveis
ferro articulado à parede, revestido de cera e grafite
dimensões variáveis
Filó de nylon e estrutura de ferro sobre rodas
330 x 200 x 200 cm
ferro e elástico
Dimensões variáveis
ferro e elástico
medidas variáveis
ferro articulado, tecido e betume
1,14 m x 2,72 m x 0,20 m
Instalação
vista da obra na exposição Arte Cidade I, Matadouro Municipal de São Paulo, 1994.
1300 unidades de cerâmica
dimensões variáveis
1300 unidades de cerâmica
medidas variáveis
150 peças de porcelana
dimensões variáveis
pintura à óleo sobre lasca de madeira articulada à parede
200 x 40 cm
óleo sobre madeira
0,60 m x 0,20 m
grafite sobre madeira
1,70 m x 1,20 m x 0,50 m
óleo sobre madeira
Ø 1,40 m x 1,60 m x 0,50 m
81 unidades de fragmentos de madeira, alumínio laminado, tecido e parafina.
Instalação na Capela do Morumbi, São Paulo, Brasil - 1992
lona estofada
300 x 180 x 50 cm
detalhe
da série Pintura-Objeto
pedras metalizadas
1 m x 2 m
Lona e estrutura de ferro
250 x 300 x 500 cm