Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edson Kumasaka
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Guillaume Lebrun
Foto: Eduardo Ortega
Foto: Eduardo Ortega
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
Foto: Edouard Fraipont
serigrafia sobre compensado de madeira.
Na série “A___________ social”, de 2015, Marcelo
Cidade apresenta imagens colecionadas a partir
da internet em que figuram tentativas de invasão
a domicílios. Nas imagens, salteadores inábeis
aparecem presos em elementos arquitetônicos
como janelas, chaminés e grades. Junto a
cada imagem serigrafada, Cidade acrescenta
aforismos retirados do texto “Arquitectura
social, três olhares críticos”, de Luís Santiago
Baptista, Joaquim Moreno e Fredy Massad,
aonde os autores articulam aspetos essenciais
das relações e implicações da arquitetura
social num mundo em crise e conflito. Cidade,
finalmente, r tira o termo “Arquitetura Social”
de cada axioma, deixando em seu lugar uma linha,
como que a ser preenchida pelo observador.
serigrafia sobre compensado de madeira.
Na série “A___________ social”, de 2015, Marcelo
Cidade apresenta imagens colecionadas a partir
da internet em que figuram tentativas de invasão
a domicílios. Nas imagens, salteadores inábeis
aparecem presos em elementos arquitetônicos
como janelas, chaminés e grades. Junto a
cada imagem serigrafada, Cidade acrescenta
aforismos retirados do texto “Arquitectura
social, três olhares críticos”, de Luís Santiago
Baptista, Joaquim Moreno e Fredy Massad,
aonde os autores articulam aspetos essenciais
das relações e implicações da arquitetura
social num mundo em crise e conflito. Cidade,
finalmente, r tira o termo “Arquitetura Social”
de cada axioma, deixando em seu lugar uma linha,
como que a ser preenchida pelo observador.
banco de concreto, pratos e garrafas de cerveja
cobertores de aglomerado têxtil, cola, cabos de aço e extensores
intervenção em luvas de livros em papelão
garras de segurança para muro em chapas de aço galvanizado.
a escrita rudimentar junta o nome de museus localizados na cidade de São paulo (MASP, MAC, MAM)
"Somewhere, Elsewhere, Anywhere, Nowhere" éregistra a residência de Marcelo Cidade na galeria de Kadist em San Francisco, em 2014. O trabalho se articula ao redor do deslocamento de um estacionamento para dentro da galeria da Kadist em San Francisco.
jaqueta camuflada, cobertor de resíduos têxteis, pé de cabra e martelo
livro "Modernidade na arte brasileira do século XX" e cimento
cimento sobre 6 cadernos
Em Realidade Placebo (Placebo Reality), Cidade reproduz cartelas de LSD com imagens de recentes confrontos entre manifestantes e força policial repressiva. O delirio proposto pelas doses de LSD não é, na verdade, alucinação, uma vez que os cartões são placebos, estão vazios. Em vez de fantasiar sobre a ação que a imagem mostra, somos confrontados com a realidade dos fatos.
cobertores de aglomerado têxtil, cola, cabos de aço e extensores
Em Realidade Placebo (Placebo Reality), Cidade reproduz cartelas de LSD com imagens de recentes confrontos entre manifestantes e força policial repressiva. O delirio proposto pelas doses de LSD não é, na verdade, alucinação, uma vez que os cartões são placebos, estão vazios. Em vez de fantasiar sobre a ação que a imagem mostra, somos confrontados com a realidade dos fatos.
estrutura de madeira e lixa para skate
vidro e estrutura modular de ferro
280 x 400 x 30 cm
foto Rafael Cañas
esmalte sintetico, mdf, madeira e saco plástico
180 x 130 x 100 cm
tinta acrílica, MDF e madeira
350 x 500 x 200 cm
foto Rafael Cañas
detalhe
foto Rafael Cañas
vidros com 20 mm, PVB (polivinilbutiral) e EVA (etilvinilacetato), aplicação de spray de contenção de estilhaços, marcas de projéteis de 38 mm e base de concreto com madeira.
160 x 100 cm / Medida base: 38 x 38 x 38 cm.
Foto Rafael Assef
Ferro galvanizado
600 x 200 x 200 cm
Foto Ding Musa
Arame de Ferro sobre base de mármore
1,5 x 8 x 13 cm
Madeira, tinta acrílica e espetos anti- pombos
VAMOS FALAR SENHOR FANTASMA - FUNDAÇÃO SERRALVES - PORTUGAL [2009]
blocos de concreto sobre bandeira
114 x 255 x 177 cm
MUSAC, Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León[2010]
Madeira e lixa
78,5 X 18,5 cm
cimento e suporte pástico para cerveja
20 x 30 x 7 cm
Foto Ding Musa
pneus e correntes
I/LEGÍTIMO - MIS-MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - SÃO PAULO [2008]
escultura em metal e alumínio
320 x 320 x 320 cm
Verbo 2008- GALERIA VERMELHO - SÃO PAULO - BRASIL
escultura- carrinho de supermercado
FUTURO DO PRESENTE – INSTITUTO ITAÚ CULTURAL – SÃO PAULO [2007]
Tijolos e vidro
27° BIENAL DE SÃO PAULO – FUNDAÇÃO BIENAL – SÃO PAULO – BRASIL
objeto em bronze
14,5 x 13 x 0,5 cm
Foto Ding Musa
objeto em bronze
14,5 x 13 x 0,5 cm
Foto Ding Musa
entulhos diversos, plástico, tijolos, madeira, cimento, cachaça e bomba de água
Dimensões variáveis
Foto ding Musa
papel roler, cola e velcro
27 x 27 x 23 cm
Foto Ding Musa
27° BIENAL DE SÃO PAULO / 27th SÃO PAULO BIENNIAL – FUNDAÇÃO BIENAL – SÃO PAULO – BRASIL
61 blocos de concreto e carrinho de supermercado.
190 x 55 x 100 cm
Foto Ding Musa
bloco de concreto
12 x 9 x 28 cm cada
performance
objeto em cimento e tinta spray
5,5 x 5,5 x 5,5 cm cada
objeto em cimento
47 x 70 cm
Fotografia
70 x 100 cm