Foto: Edouard Fraipont
Galeria Vermelho - 2017
foto: Edouard Fraipont
Galeria Vermelho - 2017
foto: Edouard Fraipont
Recriação de instrumentos cortantes e perfurantes usados pelas suffragettes para atacar obras de arte em campanha pelo reconhecimento de seus direitos civis na Inglaterra do séc XIX-XX
Carla Zaccagnini em colaboração com Sally Pointer e Gareth Riseborough.
29 pinturas sobre parede e um áudio-guia
O projeto de Carla Zaccagnini Elements of Beauty é baseado em sua pesquisa sobre ataques a obras de arte em museus e galerias por mulheres em campanha pelo direito de voto na Inglaterra de um século atrás.
Carla Zaccagnini - Elements of Beauty, Firstsite Lewis Garden, Colchester, Inglaterra, 2015.
Obra comissionada e produzida pela Bienal de Arte Contemporânea de Berlim Agradecimentos a Ian Christians, The Hummel Project; KfW Stiftung; Künstlerhaus Bethanien; e Christian Sander
“DUAS MARGENS” É UM PROJETO INICIADO EM 2003,
EM COLABORAÇÃO COM OS ARTISTAS WAGNER MORALES
(BRASIL) E SOFIA PONTE (PORTUGAL). SEGUINDO
INSTRUÇÕES SUCINTAS, ELES GRAVARAM
SIMULTANEAMENTE AS ÁGUAS DO OCEANO ATLÂNTICO
ATINGINDO A COSTA, CADA UM DESDE UMA PRAIA DE
SUA ESCOLHA NO PAÍS ONDE VIVE. A GRAVAÇÃO, COM
UMA HORA DE DURAÇÃO, FOI, PORTANTO, FEITA NO
MESMO MOMENTO, MAS EM HORAS DIFERENTES.
EM 2005, APÓS COLOCAR PELA PRIMEIRA VEZ OS
MEUS PÉS NA ÁGUA FRIA DO OCEANO PACÍFICO, FIZ
UMA SEGUNDA VERSÃO (QUE SE TORNOU UMA SEGUNDA
PARTE) DO PROJETO. COMO PARTE DO PROGRAMA
CAPACETE ROAD, HELMUT BATISTA (BRASIL, NAQUELE
MOMENTO NO CHILE) E ERIC HOLOWACS (NOVA ZELÂNDIA)
GRAVARAM AO MESMO TEMPO AS ÁGUAS DO
PACÍFICO DESDE MARGENS OPOSTAS. NESTE SEGUNDO
DÍPTICO A DIFERENÇA HORÁRIA É MUITO ACENTUADA,
AS IMAGENS DA NOVA ZELÂNDIA FORAM FEITAS
DURANTE O PÔR DO SOL, ENQUANTO AS IMAGENS
DA COSTA CHILENA SÃO DO MEIO DA NOITE. DESDE
ENTÃO, UMA TERCEIRA PARTE DESTE DESENHO AO REDOR
DO MUNDO TORNOU-SE NECESSÁRIA, MAS FOI
SOMENTE EM 2012 QUE CONSEGUI FAZER UM NOVO
PAR DE VÍDEOS REGISTRANDO MARGENS OPOSTAS
DO OCEANO ÍNDICO. RUNO LAGOMARSINO FILMOU EM
MAURITIUS, NA ÁFRICA, E DAVID WELLS, EM PERTH, NA
AUSTRÁLIA.
2 VÍDEOS - PROJEÇÃO SIMULTÂNEA
60’ LOOP
(ESQ)VÍDEO DE RUNO LAGOMARSINO GRAVADO EM BELLE MARE,
MAURITIUS, EM 13 DE ABRIL DE 2012, DE 11:00 A 12:00HS
(DIR)VÍDEO DE DAVID WELLS GRAVADO EM PERTH, AUSTRÁLIA,
EM 13 DE ABRIL DE 2012, DE 15:00 A 16:00HS
JOGO DE ESPELHOS
DIMENSÕES VARIÁVEIS
EXPOSIÇÃO PLANOS DE FUGA – CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL [CCBB]
SÃO PAULO - BRASIL [2012]
COMISSIONADO PARA UMA EXPOSIÇÃO NO CENTRO
CULTURAL BANCO DO BRASIL, EM SÃO PAULO,
“PONTOS DE VISTA” SE APROPRIA DO EDIFÍ-
CIO ONDE SE ENCONTRA O CENTRO CULTURAL,
PRIMEIRA AGENCIA DO BANCO DO BRASIL NA CIDADE.
A RELAÇÃO ENTRE A INSTITUIÇÃO CULTURAL
E A FINANCEIRA (OU ENTRE AS ATIVIDADES
CULTURAIS E FINANCEIRAS DA INSTITUIÇÃO),
E COMO A MEMÓRIA E O DESEJO DE AMBAS SE
SOBREPÕEM NA EDIFICAÇÃO, CONSTITUIRAM O
PONTO DE PARTIDA PARA A PROPOSIÇÃO.
EM DOIS LUGARES DIFERENTES DO EDIFÍCIO,
JOGOS DE ESPELHOS FORAM POSICIONADOS
DE FORMA A REFLETIR O TEXTO INSTITUCIONAL
EMBARALHADO, DE MODO A FORMAR NOVAS
FRASES. AS LETRAS QUE ANUNCIAM “BANCO
DO BRASIL S. A.” NA FACHADA DO EDIFÍCIO SÃO
TRAZIDAS PARA O VESTÍBULO COM SUA ORDEM
ALTERADA PARA FAZER LER “SOB SINA DO CABRAL”.
NUMA MAQUETE DO PRÉDIO (EM EXPOSIÇÃO
PERMANENTE NO SEGUNDO ANDAR) AS
LETRAS DA PLAQUETA COM OS DIZERES “CENTRO
CULTURAL BANCO DO BRASIL S. P.”, REFLETIDAS
FORA DE ORDEM, ESCREVEM “NUTRINDO LUCROS
COLATERAIS”.
56 PLACAS DE ALUMÍNIO ANODIZADO
20 X 60 CM CADA (56 PEÇAS)
LENT SPACE- LOWER MANHATTAN CULTURAL COUNCIL (LMCC)
NEW YORK - EUA [2010]
OS ALFABETOS DE RADIOFONIA RECONHECIDOS E
UTILIZADOS INTERNACIONALMENTE SURGIRAM A
PARTIR DAS DUAS GUERRAS CHAMADAS MUNDIAIS,
NO SÉCULO PASSADO. DE CARÁTER ACROFÔNICO
(EM QUE CADA PALAVRA REPRESENTA SUA LETRA
INICIAL), ESSES ALFABETOS SÃO UTILIZADOS
SEMPRE QUE HÁ NECESSIDADE DE TRANSMITIR
MENSAGENS EM QUE O MAIS IMPORANTE É EVITAR
MALENTENDIDOS,A FIM DE DIMINUIR AO MÁXIMO
AS PROBABILIDADES DE ERROS NOS CASOS EM QUE
O ENTENDIMENTO MÚTUO DE UMA COMBINAÇÃO DE
LETRAS É CRUCIAL. NÃO É FÁCIL ENCONTRAR
VOCÁBULOS QUE POSSAM SER PRONUNCIADOS E
DECODIFICADOS EM DIVERSAS LÍNGUAS, E O
CHAMADO ALFABETO ABLE BAKER, CRIADO PELAS
FORÇAS ARMADAS ESTADOUNIDENSES EM 1941 E
ADOTADO PELA AVIAÇÃO CIVIL DEPOIS DA SEGUNDA
GUERRA DITA GRANDE, CONTINHA TAL QUANTIDADE DE
SONS ESPECÍFICOS DA LÍNGUA INGLESA QUE UM OUTRO
ALFABETO DE SOLETRAÇÃO, CHAMADO ANA BRAZIL,
ERA USADO NA AMÉRICA LATINA.
ATUALMENTE, O CÓDIGO MAIS UTILIZADO É O ALFABETO
DE SOLETRAÇÃO RADIOTELEFÔNICA INTERNACIONAL,
MAIS CONHECIDO COMO ALFABETO FONÉTICO DA OTAN,
O QUAL, A PESAR DA REFERÊNCIA AO ATLÂNTICO NORTE,
É USADO POR EMPRESAS DE AVIAÇÃO CIVIL E RADIOAMADORES
EM TODO O PLANETA. O ALFABETO DA OTAN, EMBORA
TENHA PARTIDO DE UM RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE
DE ENCONTRAR SONS COMUNS AO INGLÊS,
O FRANCÊS E O ESPANHOL, CONTÉM GRANDE
NÚMERO DE REFERÊNCIAS À CULTURA ANGLOSAXÔNICA:
ALFA BRAVO CHARLIE DELTA ECHO FOXTROT
GOLF HOTEL INDIA JULIET KILO LIMA MIKE
NOVEMBER OSCAR PAPA QUEBEC ROMEO SIERRA
TANGO UNIFORM VICTOR WHISKY XRAY YANKEE
ZULU. IRONICAMENTE, TALVEZ, ROMEU E JULIETA,
PERSONAGENS QUE DEVEM O DESFECHO TRÁGICO
DE SUA HISTÓRIA A UMA FALHA DE COMUNICAÇÃO,
ESTÃO INCLUÍDOS NA LISTA.
“ALFABETO FONÉTICO”, AQUI APRESENTADO EM
VERSÃO APLICADA, É UMA PROPOSTA DE NOVO ALFABETO
DE SOLETRAÇÃO QUE PROCURA USAR PALAVRAS
CUJO SENTIDO E GRAFIA É INTERNACIONAL, EMBORA
SUA PRONÚNCIA SE ADAPTE À FONÉTICA DE CADA LÍNGUA
E AOS SONS COSTUMEIROS DE CADA PAÍS. ALGUMAS DAS
PALAVRAS ENCONTRADAS, DERIVADAS DO LATIM OU DO
GREGO, SÃO TERMOS INICIALMENTE CIENTÍFICOS
OU MITOLÓGICOS QUE ACABARAM SENDO USADOS
COTIDIANAMENTE (COMO FLORA OU ATLAS); OUTRAS
SÃO TÃO ESPECÍFICAS DE UMA CULTURA OU GEOGRAFIA
QUE TENDEM A SER USADAS SEMPRE QUE SE PRECISA OU
DESEJA REFERIR SEUS SIGNIFICADOS EM QUALQUER
IDIOMA (COMO HARÉM OU NINJA); OUTRAS, AINDA,
SÃO TRANSNACIONAIS DEVIDO À NECESSIDADE DE
SEREM RECONHECIDAS POR ESTRANGEIROS EM TODO LUGAR
(COMO TAXI OU CAMPING). AS VERSÕES APLICADAS DE
“ALFABETO FONÉTICO” QUE AQUI SE APRESENTAM CODIFICAM
O SLOGAN DO CANAL DO PANAMÁ, EM INGLÊS E ESPANHOL,
USANDO O MESMO UNIVERSO DE PALAVRAS COMPREENSÍVEIS
NAS DUAS LÍNGUAS. DIVIDIR A TERRA PARA UNIR O MUNDO.
COLEÇÃO DE 31 CARIMBOS PRODUZIDOS A
PARTIR DE RECORTES DE JORNAIS LOCAIS E
SUA INSERSÃO SISTEMÁTICA EM MATERIAL
IMPRESSO DO MUSAC
DIMENSÕES VARIÁVEIS
REGISTRO EM VÍDEO, SOM E COR, REALIZADO DURANTE AS HORAS DE
NAVEGAÇÃO DA TRAVESSIA INTEROCEÂNICA DO CANAL DE PANAMÁ, EM DIREÇÃO
ATLÂNTICO - PACÍFICO, ENTRE AS 17 HORAS DO DIA 27 DE JULHO DE
2009 E AS 13 HORAS DO DIA SEGUINTE
10h45’
SISTEMA HIDRÁULICO E MECÂNICO ACIONADO PELA UTILIZAÇÃO SIMULTÂNEA
DE BRINQUEDOS
DIMENSÕES VARIÁVEIS
28ª BIENAL DE SÃO PAULO - BOSQUE DOS CEGOS – PARQUE DO IBIRAPUERA – SÃO PAULO - BRASIL [2008]
PINTURA DO LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO DAS TRÊS CASAS QUE
ANTERIORMENTE EXISTIAM NO TERRENO SOBRE A FACHADA DA GALERIA
15,20 X 7,40m
PROSPECÇÃO ESTRUTURAL DO VERSO DA FACHADA DO EDIFÍCIO
0.20 X 15 m
SÉRIE DE FOTOGRAFIAS DE CASAS CONSTRUÍDAS IGUAIS E TRANSFORMADAS
AO LONGO DOS ANOS
38,5 X 52,5 CM
rótulos de cerveja dobrados, sem cortar nem misturar marcas
20 x 20 cm
SERIGRAFIA SOBRE SEDA
120 CM X ILIMITADA
IMPRESSO POR ANDERSON RUBBO
VÍDEO
68'
PRIMEIRO PROCUREI E ENCONTREI UMA VITROLA.
E UM ÁLBUM TRIPLO EM QUE JAN JOHANSON INTERPRETA
SUA SELEÇÃO DA MÚSICA DOS ÚLTIMOS
QUATRO SÉCULOS. DEPOIS ENCONTREI O LUGAR:
O MONTE NUOLJA EM ABISKO, UM PARQUE NACIONAL
NA LAPÔNIA SUECA ACIMA DO CÍRCULO
POLAR ÁRTICO. TOMEI O METRÔ ATÉ A ESTAÇÃO
CENTRAL, O TREM ATÉ O AEROPORTO DE ARLANDA,
UM AVIÃO ATÉ KIRUNA, UM ÔNIBUS ATÉ ABISKO, O
TELEFÉRICO ATÉ O TOPO DO NUOLJA E ANDEI A PÉ
ATÉ O LUGAR ESTRATÉGICO. CONECTEI A VITROLA
AO TRANSFORMADOR DE VOLTAGEM E O TRANSFORMADOR
A UMA BATERIA DE AUTOMÓVEL. COLOQUEI
O PRIMEIRO DISCO ONDE VÃO OS DISCOS E
A CÂMERA SOBRE UM COPO VIRADO PARA BAIXO
EM CIMA DO RÓTULO. APERTEI ‘PLAY’ E ‘REC’ E ESPEREI.
ESCONDIDA DA CÂMERA E DO VENTO ATRÁS
DAS ROCHAS, TROCANDO AS FITAS E VIRANDO OS
DISCOS QUANDO NECESSÁRIO. E VENDO O SOL DA
MEIA-NOITE FLUTUAR SOBRE A CADEIA DE MONTANHAS
ATRÁS DO LAGO ENQUANTO ESCUTAVA
AQUELA MÚSICA, TÃO PRECISAMENTE DESLOCADA,
INTERROMPIDA CONTINUAMENTE PELO RITMO
MARCADO DO VENTO.
SERIGRAFIA SOBRE POLIESTIRENO
54 CARTAS - 5.7 X 9 CM CADA
ESPELHOS
DIMENSÕES VARIÁVEIS
O PRESENTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO PARA O PROGRAMA
OCTÓGONO, DEDICADO À ARTE CONTEMPORÂNEA,
NA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, O MUSEU MAIS
ANTIGO DA CIDADE COM UMA IMPORTANTE COLEÇÃO DE
PINTURA DO SÉCULO XIX. A INTERVENÇÃO FEZ USO DA ARQUITETURA
DO EDIFÍCIO, DAS ABERTURAS QUE CERCAM O
PÁTIO CENTRAL COM PÉ-DIREITO DUPLO ONDE TÊM LUGAR
O PROGRAMA, PARA, POR MEIO DE UM JOGO DE ESPELHOS,
TRANSFERIR O REFLEXO DE UMA OBRA DA COLEÇÃO PERMANENTE,
MANTIDA NO SEGUNDO ANDAR, PARA O ESPAÇO
DO OCTÓGONO.
A TELA, SAUDADE (1889), DE ALMEIDA JÚNIOR, MOSTRA UMA
MULHER, EM PÉ JUNTO À JANELA, OLHANDO UMA FOTOGRAFIA.
O TÍTULO DA PINTURA SE REFERE A UMA DISTÂNCIA
QUE A IMAGEM NÃO CONSEGUE TRANSPOR.
2 VÍDEOS - PROJEÇÃO SIMULTÂNEA
60’ LOOP
(ESQ)VÍDEO DE ERIC HOLOWACZ GRAVADO EM WELLINGTON, NOVA
ZELÂNDIA, EM 14 DE ABRIL DE 2005, DAS 17:30 ÀS 18:20HS
(DIR)VÍDEO DE HELMUT BATISTA GRAVADO EM ARIKA, CHILE,
EM 14 DE ABRIL DE 2005, DAS 2:30 ÀS 3:20HS
“DUAS MARGENS” É UM PROJETO INICIADO EM 2003,
EM COLABORAÇÃO COM OS ARTISTAS WAGNER MORALES
(BRASIL) E SOFIA PONTE (PORTUGAL). SEGUINDO
INSTRUÇÕES SUCINTAS, ELES GRAVARAM
SIMULTANEAMENTE AS ÁGUAS DO OCEANO ATLÂNTICO
ATINGINDO A COSTA, CADA UM DESDE UMA PRAIA DE
SUA ESCOLHA NO PAÍS ONDE VIVE.
EM 2005, APÓS COLOCAR PELA PRIMEIRA VEZ OS
MEUS PÉS NA ÁGUA FRIA DO OCEANO PACÍFICO, FIZ
UMA SEGUNDA VERSÃO (QUE SE TORNOU UMA SEGUNDA
PARTE) DO PROJETO. COMO PARTE DO PROGRAMA
CAPACETE ROAD, HELMUT BATISTA (BRASIL, NAQUELE
MOMENTO NO CHILE) E ERIC HOLOWACS (NOVA ZELÂNDIA)
GRAVARAM AO MESMO TEMPO AS ÁGUAS DO
PACÍFICO DESDE MARGENS OPOSTAS. NESTE SEGUNDO
DÍPTICO A DIFERENÇA HORÁRIA É MUITO ACENTUADA,
AS IMAGENS DA NOVA ZELÂNDIA FORAM FEITAS
DURANTE O PÔR DO SOL, ENQUANTO AS IMAGENS
DA COSTA CHILENA SÃO DO MEIO DA NOITE.
2 VÍDEOS - PROJEÇÃO SIMULTÂNEA
60’ LOOP
(ESQ)VÍDEO DE WAGNER MORALES GRAVADO NA PRAIA DO IPORANGA,
BRASIL, EM 5 DE DEZEMBRO DE 2003, DAS 14:00 ÀS 15:00HS.
(DIR)VÍDEO DE SOFIA PONTE GRAVADO NA PRAIA DA CALADA,
PORTUGAL, EM 5 DE DEZEMBRO DE 2003, DAS 16:00 ÀS 17:00HS
“DUAS MARGENS” É UM PROJETO INICIADO EM 2003,
EM COLABORAÇÃO COM OS ARTISTAS WAGNER MORALES
(BRASIL) E SOFIA PONTE (PORTUGAL). SEGUINDO
INSTRUÇÕES SUCINTAS, ELES GRAVARAM
SIMULTANEAMENTE AS ÁGUAS DO OCEANO ATLÂNTICO
ATINGINDO A COSTA, CADA UM DESDE UMA PRAIA DE
SUA ESCOLHA NO PAÍS ONDE VIVE. A GRAVAÇÃO, COM
UMA HORA DE DURAÇÃO, FOI, PORTANTO, FEITA NO
MESMO MOMENTO, MAS EM HORAS DIFERENTES.
IMPRESSÃO SOBRE PAPELÃO DE 18 PARES DE IMAGENS IDÊNTICAS
6x 6 CM CADA
“JOGO DE MEMÓRIA” É UM JOGO DE MEMÓRIA
FORMADO POR 36 PEÇAS DE 6 X 6 CM CADA, NAS
QUAIS ESTÃO IMPRESSOS 18 PARES DE FOTOGRAFIAS
DE UMA PISCINA FEITAS POR AMILCAR
PACKER. AS IMAGENS SÃO TODAS EXTREMAMENTE
ARECIDAS, VARIANDO UM POUCO DE ACORDO COM
O MOVIMENTO DA ÁGUA E O BRILHO DO SOL, DIFICULTANDO
O ENCONTRO DAS PEÇAS IDÊNTICAS.
CONSTITUIÇÃO DE UMA COLEÇÃO DE DESENHOS INTERMEDIADOS PELO
DISCURSO
22x 32 CM CADA DESENHO
ESTE PROJETO, IDEALIZADO EM 2002 E INICIADO
EM 2004, PREVÊ A CONSTITUIÇÃO DE UMA COLEÇÃO
DE DESENHOS DE VISTAS DESCRITAS POR TRANSEUNTES
E VISITANTES DE EXPOSIÇÕES E REGISTRADAS
POR RETRATISTAS POLICIAIS, PROFISSIONAIS
DEDICADOS A REALIZAR DESENHOS A
PARTIR DO DISCURSO.
A IDÉIA É CONSTITUIR UM ARQUIVO DE IMAGENS
CAPAZ DE REGISTRAR OS MODOS COMO A PAISAGEM
É LEMBRADA E SE TORNA IMAGEM MENTAL E
COMO ESSA IMAGEM MENTAL PODE
TRANSFORMAR-SE DISCURSO E SER TRADUZIDA
AO DESENHO. POR MEIO DO DIALOGO QUE ASSIM
SE ESTABELECE E DO QUE É POSSÍVEL COMUNICAR
DESSA FORMA, UMA IMAGEM É COMPARTILHADA E
SE TORNA VISÍVEL. HÁ ALGO QUE SE PERDE NESSE
PROCESSO E HÁ ALGO QUE SE MANTÊM, O MUSEU
DAS VISTAS ESTÁ FEITO DESSAS DUAS POSSIBILIDADES.
CADA DESENHO É REALIZADO EM DUAS
VIAS, SENDO QUE O ORIGINAL PASSA A PERTENCER
A QUEM DESCREVE CADA VISTA E AS CÓPIAS FORMAM
A COLEÇÃO DO MDV.
LIVROS SOBRE TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL PUBLICADOS NO PAÍS
DIMENSÕES VARIÁVEIS
ESSE PROJETO FOI DESENVOLVIDO PARA UMA EXPOSIÇÃO
COLETIVA DE ARTISTAS JOVENS BRASILEIROS NO CENTRO
WILFREDO LAM, EM HAVANA, E PRETENDE EXPORTAR ALGO
DAS BASES HISTÓRICAS E TEÓRICAS DA PRODUÇÃO QUE ALI
SERIA VISTA. OS LIVROS SÃO DOADOS À BIBLIOTECA DA INSTITUIÇÃO
E MANTIDOS À DISPOSIÇÃO DO PÚBLICO PARA
CONSULTA DURANTE E DEPOIS DA MOSTRA. CADA LIVRO TEM
UM CARIMBO COM A LEGENDA DO TRABALHO, QUE O IDENTIFICA
COMO PARTE DESSE PROJETO. OUTRO CARIMBO INDICA
O NOME DO DOADOR, NOS CASOS DOS TÍTULOS DOADOS AO
PROJETO POR OUTROS COLABORADORES. SENDO UM TRABALHO
EM DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO, ESSE PEQUENO
NÚCLEO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ARTE BRASILEIRA EM CUBA
SERÁ AMPLIADO E APROFUNDADO COM FUTURAS DOAÇÕES,
SEMPRE QUE CONSIGA ENCONTRAR MAIS VOLUMES INTERESSANTES
OU QUANDO OUTRAS PUBLICAÇÕES FOREM LANÇADAS
OU REEDITADAS.
RECONSTRUÇÃO DA SALA DA MEMÓRIA DO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
DIMENSÕES VARIÁVEIS
O PROJETO FORTUNA FOI DESENVOLVIDO PARA UMA EXPOSIÇÃO
NO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA, EM BELO
HORIZONTE, COM SEDE NUM EDIFÍCIO DE NIEMEYER CONSTRUÍDO
ORIGINALMENTE PARA ABRIGAR UM CASSINO. O
TRABALHO CONSISTE NUMA VIAGEM A MAR DEL PLATA, ARGENTINA,
ONDE SE LOCALIZA O CASSINO CENTRAL DO PAÍS.
O CASINO CENTRAL, CONSTRUÍDO EM 1942,O MESMO ANO
DA CONSTRUÇÃO DO CASSINO DA PAMPULHA, PRESERVA A
SUA ATIVIDADE ORIGINAL. TODOS OS REGISTROS DESSA
VIAGEM - INCLUINDO FOTOGRAFIAS DE FAMÍLIA, PASSAGENS
AÉREAS, VISTAS, RECIBOS DE RESTAURANTES, CAFÉS
E CASAS DE CÂMBIO, ETC.- FOI ORGANIZADO EM UM MAPA
DO TEMPO MONTADO NA ÚNICA PAREDE DO MEZANINO ONDE
SE REALIZOU A EXPOSIÇÃO. O MATERIAL FOI ORGANIZADO
CRONOLOGICAMENTE DA ESQUERDA PARA A DIREITA E
DIVIDIDO EM SETE LINHAS, DE ACORDO COM SUA NATUREZA
- REFERÊNCIAS PESSOAIS, DISCUSSÕES CONCEITUAIS
COM OS CURADORES, AÇÕES E DESLOCAMENTOS REAIS,
COLETA DE PESQUISA DE CAMPO, RESULTADOS VISUAIS,
ETC.). COMO ÚNICO OBJETO PRODUZIDO, MIL CÓPIAS DE UM
CARTÃO-POSTAL DE DUAS FACES FORAM EMPILHADAS SOBRE
UMA MESA PARA SER LEVADOS PELOS VISITANTES. O
CARTÃO TRAZIA UMA FOTO DO INTERIOR DO CASINO DE UM
LADO E UMA VISTA DO MEZANINO DO MUSEU DA PAMPULHA
DO OUTRO, ALÉM DO DESENHO DO ESPAÇO RESERVADO
PARA O SELO E DAS LINHAS PARA O DESTINATÁRIO. FICA A
CRITÉRIO DO USUÁRIO A ESCOLHA DO CASINO OU DO MUSEU
COMO IMAGEM FRONTAL. EM 1996, O MUSEU DA PAMPULHA
MONTOU UMA PEQUENA SALA DA MEMÓRIA COM OS
SOUVENIRS DO CASSINO E FOTOGRAFIAS DE SEUS FUNDADORES.
ESSA SALA FOI, MAIS TARDE, FECHADA AO PÚBLICO
E TRANSFORMADA EM DEPÓSITO. COMO PARTE DESTE PROJETO,
A SALA DA MEMÓRIA FOI REINSTALADA. UM REGISTRO
SONORO CLANDESTINO FEITO NO CASINO DE MAR DEL PLATA
TROUXE ALGO DA ATMOSFERA DE AÇÃO E SUSPENSE PARA
O CONJUNTO DE OBJETOS CONGELADOS MANTIDOS COMO
MEMÓRIA EM BELO HORIZONTE.
SERIGRAFIA SOBRE TECIDO
80cm x ILIMITADA
ESSA PEÇA FOI DESENVOLVIDA PARA UMA MOSTRA CHAMADA
FEIRA, REALIZADA NO ESPAÇO VIRGÍLIO, UMA GALERIA COMERCIAL
DE SÃO PAULO, NO PERÍODO QUE ANTECEDEU O NATAL
DE 2002. A IDÉIA CENTRAL DA MOSTRA ERA APRESENTAR OBRAS
DE ARTE PRET-A-PORTER, QUE PUDESSEM SER LEVADOS PELOS
VISITANTES. A PEÇA QUE ESTEVE PRESENTE NA EXPOSIÇÃO É UM
ROLO DE 20 METROS DE TECIDO DE ALGODÃO, SOBRE O QUAL
FORAM IMPRESSAS, REPETIDAMENTE E LADO A LADO, TRÊS IMAGENS
SIMILARES DE UMA MESMA MONTANHA. A PAISAGEM AUTÔNOMA
DAS FOTOGRAFIAS E A MANEIRA COMO ELAS SE RELACIONAM
CONSTITUINDO UMA IMAGEM CONTÍNUA, POSICIONAM
O TRABALHO NUM TERRENO ENTRE A GRAVURA E UM PADRÃO
DE ESTAMPA. CADA METRO DE TECIDO É VENDIDO POR R$ 100.00
(CEMREAIS), SENDO QUE O VALOR É MANTIDO E A MOEDA SERÁ
SEMPRE A DO LOCAL EM QUE O PROJETO FOR EXPOSTO. OT
AMANHO DE CADA MATRIZ (40 X 60 CM) OBRIGA A ESCOLHER ENTRE
UMA COMPRA POR MEDIDA OU PELA IMAGEM. A REPETIÇÃO
DAS FOTOS NÃO OBEDECE A NENHUMA ORDEM REGULAR, SENDO
IMPOSSÍVEL ADQUIRIR UMA SEQÜÊNCIA COMPLETA.
40x32.5 CM
PROPOSTA E VIABILIZAÇÃO DO RESTAURO DA
OBRA CABEÇA, DE ALMEIDA JÚNIOR, PERTENCENTE
AO ACERVO DA PINACOTECA MUNICIPAL
DE SÃO PAULO; TEXTO E IMAGENS REPRODUZIDAS
NO FOLDER INSTITUCIONAL.
ESTE PROJETO, DESENVOLVIDO PARA UMA EXPOSIÇÃO
NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO, CONSISTE
DO RESTAURO DA SEGUINTE PINTURA PERTENCENTE
À PINACOTECA MUNICIPAL
DE SÃO PAULO, CUJA COLEÇÃO É MANTIDA NO CCS:
ALMEIDA JÚNIOR
CABEÇA, 1822
ÓLEO SOBRE TELA
40 X 32.5 CM
A OBRA RESTAURADA FOI APRESENTADA NUMA
SALA E O FOLDER INSTITUCIONAL SERVIU COMO
UM OUTRO SUPORTE PARA OPROJETO. ESSA PUBLICAÇÃO
CONTINHA DOCUMENTAÇÃO
VISUAL DO PROCESSO DO RESTAURO E UM TEXTO
BASEADO NUMA ENTREVISTA COM AS RESTAURADORAS
ENCARREGADAS DO TRABALHO. O TEXTO
DISCUTE QUESTÕES RELACIONADAS À ÉTICA DO
RESTAURO, BEM COMO AOS CONTEÚDOS IDEOLÓGICOS
E SIMBÓLICOS ENVOLVIDOS NA INTENÇÃO
E NA ATITUDE DE PRESERVAR.
AMPLIAÇÕES FOTOGRÁFICAS DE NEGATIVOS EM VIDRO
PERTENCENTES AO MUSEU DE AERONÁUTICA DA FUNDAÇÃO
SANTOS DUMONT E JANELA PARA O PAVILHÃO LUCAS
NOGUEIRA GARCEZ; FAC-SÍMILE DO CABEÇALHO
DA CAPA DO CADERNO ILUSTRADA, DO JORNAL FOLHA
DE S. PAULO DE 24 DE MAIO DE 2000 E ENSAIO FOTOGRÁFICO
DE ALICE VERGUEIRO NO CENTRO MUNICIPAL
DE CAMPISMO, PUBLICADOS NO LIVRO PANORAMA
DA ARTE BRASILEIRA 2001, PP. 32 A 41; SETE ENTREVISTAS
PUBLICADAS NA REVISTA ITEM-5, JANEIRO DE
2002, PP. 118 A 125.
PROJETO DESENVOLVIDO PARA O PANORAMA DA ARTE
BRASILEIRA 2001 E ORIGINALMENTE APRESENTADO NO
MAM-SP, SITUADO EM FRENTE À ANTIGA SEDE DO MUSEU
DE AERONÁUTICA. PANORAMA RECUPERA UM FRAGMENTO
DA COLEÇÃO RETIRADA DESSA SEDE PARA APONTAR ALGUNS
INDÍCIOS DOS INTERESSES POLÍTICOS E PESSOAIS
QUE PERMEARAM A SUA REMOÇÃO DO PARQUE IBIRAPUERA.
O CASO ESPECÍFICO SERVE COMO EXEMPLO PARA PENSAR A
ESTRUTURA POLÍTICA POR TRÁS DAS DECISÕES QUE REGEM
OS CAMPOS DA CULTURA E DO PATRIMÔNIO.
ALÉM DAS FOTOGRAFIAS AMPLIADAS A PARTIR DE NEGATIVOS
PERTENCENTES AO MAFSD, O TRABALHO CONSISTIA
DE UMA JANELA NOS PAINÉIS DO MAM COM VISTA PARA O
PAVILHÃO QUE O ABRIGAVA ATÉ 2000; UM ENSAIO FOTOGRÁ-
FICO QUE MOSTRA A ATUAL CONDIÇÃO DA COLEÇÃO; UM FACSÍMILE
DE UMA PÁGINA DE JORNAL COM UM ARTIGO QUE
DENUNCIA AS NEGOCIAÇÕES POR TRÁS DESSA DECISÃO;
SETE ENTREVISTAS A RESPEITO DA NÃO PUBLICAÇÃO DESSE
ARTIGO NO LIVRO QUE ACOMPANHOU A MOSTRA NO MAM.
FORAM FEITAS DUAS CÓPIAS DE CADA NEGATIVO AMPLIADO,
TENDO SIDO UMA DOADA AO MUSEU DE AERONÁUTICA DA
FUNDAÇÃO SANTOS DUMONT.