Exposies

Nelson Leirner

DE 17/10/2017 - 11/11/2017 A

 

(2017)

Nelson Leirner – Homenagem a Streimber e A Rebelião dos Animais

A Sala Antonio apresenta dois filmes de Nelson Leirner produzidos em Super 8, em 1975. Ambos os trabalhos retratam a sociedade de consumo da época e se completam. No primeiro, o ideário da beleza e o consumo de moda mostram uma sociedade alienada e alheia à burocracia que a rodeia. No segundo, somos confrontados com o sistema de produção de animais para abate voltado a alimentação.

Homenagem a Steinberg – Variações sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1 faz um retrato irônico da classe média e da sociedade de consumo, com personagens que usam sacos de supermercado como máscaras em uma espécie de frisson crescente.

O título faz referência a Saul Steinberg, artista e cartunista conhecido por suas acidas críticas à sociedade norte-americana, em especial a Nova Iorquina, na segunda metade do séc. XX.

Em A Rebelião dos Animais, animais criados para o consumo humano assistem a imagens sobre sua criação em cativeiro e seu subsequente processamento para a indústria alimentícia. Na sequência, os animais antropomórficos banqueteiam-se de si.

A produção desse filme sucedeu a exposição de mesmo nome realizada por Leirner em 1974 no MASP (Museu de Arte de São Paulo) com trabalhos em desenho que criticavam duramente o regime militar. Leirner recebeu da Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, o prêmio de melhor proposta daquele ano. Escreveu Flávio L. Mota no catálogo da exposição: “Já se disse que ‘é através da mão que se conhece a dureza de pensamento’”. Mas, diante dos desenhos de Nelson, poderíamos afirmar que é através da mão que conhecemos a dor do pensamento; de um pensamento que se liberta pelo trabalho criativo, porque procura restituir a integridade humana necessária ao nosso viver. O desenho voltou sobre a folha de papel, mas também sobre os conflitos humanos do momento histórico."