Artistas

 .

 

ROSÂNGELA RENNÓ

BELO HORIZONTE, BRASIL ,1962

Rosângela Rennó
Belo Horizonte, 1962
vive e trabalha no Rio de Janeiro / lives and Works in Rio de Janeiro

Exposições Individuais/ Solo Exhibitions
2016
- Río-Montevideo – The Photographers' Gallery – Londres - Inglaterra
2015
- Insólidos – Galeria Cristina Guerra – Lisboa – Portugal
2014
- Rosângela Rennó – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
- Rosangela Rennó - Todo aquello que no está en las imágenes - Centro Atlántico de Arte Moderno (CAAM) – Las Palmas de Gran Canária
- Círculo Mágico - Fundação Eva Klabin – Rio de Janeiro – Brasil
2013
- Projeto Educandaros – DAROS Latinamerica – Rio de Janeiro – Brasil
- Menos-Valia [Leilão] – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2012
- Frutos Estranhos – Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa – Portugal
- Strange Fruits – Fotomuseum Winterthur - Winterthur – Suíça
2011
- Notas de viagem do turista transcendental - Galeria da Caixa - Curitiba – Brasil
- Rio-Montevideo - Centro Municipal de Fotografia (CMDF)- Montevidéu - Uruguai
2010
-Forma, conteúdo e poesia - Galeria Vermelho - São Paulo – Brasil
-Fiebre, basura y poesia – La Fabrica – Madri - Espanha
2009
- Ring - Pharos Centre for Contemporary Art - Nicosia - Chipre
- Corpo da Alma [O Estado do Mundo] – Galeria Vermelho – São Paulo - Brasil
- Tudo aquilo que a nossa civilização rejeita, pisa e mija em cima, serve para a poesia – Cristina Guerra – Lisboa – Portugal
- Óscar Muñoz y Rosângela Rennó. Crónicas de la ausencia - Museo Rufino Tamayo – Cidade do México – México
2008
- The Last Photo - Prefix Institute of Contemporary Art - Toronto – Canadá
2007
- Brèd ek[t] chocolat - Festival Vidéoformes - Galerie La Chapelle - Clermont-Ferrand – França
- Espelho Diário - Festival Vidéoformes - Hotel Fontfreyde - Clermont-Ferrand – França
- La Fabrica – PhotoEspaña - Madrid - Espanha
- A Última Foto - Festival FotoRio - Caixa Cultural - Rio de Janeiro – Brasil
2006
- Frutos estranhos – Galeria Arthur Fidalgo – Rio de Janeiro - Brasil
- A Última Foto – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
- Rosângela Rennó –Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães [MAMAM] – Recife – Brasil
2005
- Espelho Diário - Passage De Desir Festival d’ Automne – Paris – França
- Corpo da Alma/Apagamentos - Cristina Guerra Contemporary Art – Lisboa - Portugal
- Rosângela Rennó - Casa da Ribeira – Natal - Brasil
2004
- O Arquivo Universal e outros arquivos - Foto Arte 2004 - Espaço Cultural Contemporâneo ECCO - Brasília - Brasil
- Corpo da Alma – Centro Cultural São Paulo [CCSP] - São Paulo – Brasil
- Experiência de Cinema – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
2003
- Daily Mirror - Lombard Freid Fine Arts - Nova York - EUA
- Layed Down Little Balls [Billboard project] - Galeria de la Raza – San Francisco - EUA
- O Arquivo Universal e Outros Arquivos –Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB] - Rio de Janeiro - Brasil
- Ceremonia del Adiós - PhotoEspaña 03 - Casa de América - Madri - Brasil
- Rosângela Rennó - Galeria Fortes Vilaça - São Paulo - Brasil
2002
- Diálogo Vera Cruz - Alpendre Casa de Arte - Pesquisa e Produção – Fortaleza - Brasil
2001
- Ovación y Silencio - Galeria Juana de Aizpuru - Madri - Espanha
- Mad Boy at Alexanderplatz – Denkzeichen 9 - Alexanderplatz – Berlim - Alemanha
- Espelho Diário - Projeto Interferências - Museu do Chiado – Lisboa - Portugal
- Rosângela Rennó- Instituto Tomie Ohtake - São Paulo - Brasil
2000
- Galeria Módulo –Lisboa - Portugal
1999
- Vulgo [Alias] - Australian Centre for Photography – Sydney - Austrália
1998
- Vulgo [Alias] - Lombard Freid Fine Arts - Nova York - EUA
- Vulgo [Alias] - Galeria Camargo Vilaça - São Paulo - Brasil
- Parede Cega (cem retratos) - Projeto Parede do MAM-SP - Museu de Arte Moderna [MAM SP] - São Paulo - Brasil
1997
- Galeria Luis Adelantado – Valencia - Espanha
1996
- Cicatriz - The Museum of Contemporary Art - Los Angeles - EUA
1995
- In Oblivionem (no landScape) - De Appel Foundation – Amsterdam - Holanda
- Hipocampo - Galeria Camargo Vilaça - São Paulo - Brasil
1994
- Humorais - Galeria de Arte do IBEU Copacabana - Rio de Janeiro - Brasil
- Realismo Fantástico - Galeria de Arte do IBEU Madureira - Rio de Janeiro - Brasil
1991
- A Identidade em Jogo – CCSP - Centro Cultural São Paulo - Pavilhão da Bienal de São Paulo (1992); Galeria Macunaíma - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura - Rio de Janeiro (1992) - Brasil
1989
- Anti-cinema – Veleidades Fotográficas - Centro de Arte Corpo - Belo Horizonte - Brasil

Exposições Coletivas/Group Exhibitions
2015
- Uma coleção particular: Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca - Pinacoteca do Estado - São Paulo – Brasil
- Coleções 10 - Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
- Fotos contam Fatos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
- Uma coleção particular: Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca - Pinacoteca do Estado – São Paulo - Brasil
- Quarta-feria de cinzas – Parque Lage – Rio de Janeiro – Brasil
- Voces – Latin American Photography 1980 – 2015 – Michael Hoppen Gallery – Londres – Inglaterra
- Sense of Doubt: Against Forgetfulness - Museum Angewandte Kunst – Frankfurt - Alemanha
- Álbum de Família – Centro Cultural Helio Oiticica – Rio de Janeiro – Brasil
- Une histoire, art, architecture et design, des années 80 à aujourd'hui - Centre Pompidou – Paris – França
- Strange World. Opere dalla Collezione – Fondazione Fotografia Modena – Modena – Itália
- Ficções – Caixa Cultural RJ – Rio de Janeiro – Brasil
- Reparative aesthetics: Rosângela Rennó and Fiona Pardington - University Art Gallery – Sidnei - Austrália
- Memórias Imborrables - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA) – Buenos Aires – Argentina
- Sobre o que se desenha – Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte – Brasil
- Tarsila e Mulheres Modernas no Rio – Museu de Arte do Rio (MAR) – Rio de Janeiro – Brasil
- The Poetry In Between: South-South - Goodman Gallery - Cape Town – África do Sul
2014
- The Paris Photo-Aperture Foundation PhotoBook Award – IMA Concept Store – Toquio - Japãp
- Afetividades Eletivas - Centro Cultural Minas Tênis Clube – Belo Horizonte – Brasil
- Fleeting Imaginaries - CIFO Grants & Commissions Program Recipients – CIFO – Miami – EUA
- Memórias Inapagáveis - SESC Pompéia - São Paulo – Brasil
- Verbo 2014. Mostra de Performance Arte (10ª ed.) - Galeria Vermelho - São Paulo – Brasil
- De Ultramar - The Pipe Factory – Glasgow – Irlanda
- ¿Cuándo empieza el arte contemporráneo?- ArteBA 2014 – La Rural – Buenos Aires - Argentina
- América Latina, 1960-2013 – Museu Amparo – Puebla - México
- Unbound: Contemporary Art After Frida Kahlo - Museu of Contemporary Art - Chicago – EUA
- Fotografia Transversa - Fundação Vera Chaves Barcellos - Porto Alegre – Brasil
- Poder Provisório - Sala Paulo Figueiredo – MAM SP – São Paulo – Brasil
- A tara por livros ou a tara de papel – Galeria Bergamin – São Paulo – Brasil
- ICA@50 Pleasing Artists and Public since 1963 - Institute of Contemporary Art (ICA) – Philadelphia – EUA
- Cruzamentos: Contemporary Brazilian Art – Wexner Center for the Arts – Columbus - EUA
- 140 Caracteres – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
2013
- FotoBienal MASP - Museu Oscar Niemeyer [MON] – Curitiba – Brasil
- América Latina, 1960-2013 - Fondation Cartier pour l’art contemporain – Paris – França
- 18º Festival de arte Contemporânea_Videobrasil [30 Anos Panoramas do Sul] – SESC Pompéia – São Paulo – Brasil
- ExpoProjeção 1973-2013 – SESC Pinheiros – São Paulo – Brasil
- Arquivo Vivo – Paço das Artes – São Paulo – Brasil
- 30 X Bienal: Transformações na Arte Brasileira da 1ª à 30ª edição – Pavilhão da Bienal – São Paulo – Brasil
- Cães sem Plumas – Galeria Nara Roesler – São Paulo – Brasil
- The Itinerant Languages of Photography - Princeton Art Museum - Princeton – EUA
- Suspicious Minds - Galeria Vermelho - São Paulo – Brasil
- Coleção Itaú de Fotografia Brasileira – Fundação Clovis Salgado – Belo Horizonte – Brasil
- Elles: mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou – Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro – Brasil
- Arte Contemporânea Brasileira - Galeria Multiarte – Fortaleza - Brasil
- Limites do Imaginário - Fundação Vera Chaves Barcellos - Sala dos Pomares – Porto Alegre – Brasil
- O enunciado em questão – Laboratório Curatorial [SPArte 2013] – Pavilhão da Bienal de São Paulo – São Paulo – Brasil. 2013
- Coleção Itaú de Fotografia Brasileira – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – Brasil
- Coletiva – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
- Circuitos Cruzados: o Centre Pompidou encontra o MAM – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
- MAC 50: doações recentes 1 – Museu de Arte Contemporânea [MAC Ibirapuera] – São Paulo – Brasil
2012
- Foro Sur Cáceres 2012 - Palácio de La Isla – Cáceres – Portugal
- OC Collects – Orange County Museum of Art – Newport Beach – EUA
- Expansivo – Galeria Vermelho – São Paulo – SP – Brasil
- Gravity & Disgrace – Centro Galego de Arte Contemporânea – Santiago de Compostela – Espanha
- BESPhoto 2012 – Estação Pinacoteca – São Paulo - Brasil
- Coleção Itaú de Fotografia Brasileira - Paço Imperial – Rio de Janeiro – Brasil
- The Tenth Parallel. Contemporary Photography from India to South America - Fondazione Cassa di Risparmio de Modena – Modena – Itália
- Inventário da Pele – SIM Galeria- Curitiba – PR – Brasil
- Gravura em campo expandido – Pinacoteca do Estado – São Paulo – Brasil
- BESPhoto 2012 - Museu Coleção Berardo – Lisboa – Portugal
- Coleção Pirelli / MASP Fotografia [19ª edição] – Museu de Arte de São Paulo [MASP] – São Paulo – Brasil
- LaTriennale 2012: Intense Proximity - Palais de Tokio – Paris -França
- Eloge du vertige: photographies de la Collection Itaú - Maison Européenne de la Photographie - Paris - França
- In Other Words: the Black Market of Translations Negotiating Contemporary Cultures -Neue Gesellschaft für Bildende Kunst [NGBK] – Berlim – Alemanha
- Zona Letal, Espaço Vital – Museu da Imagem em Movimento [MIMO] – Leiria – Portugal
- Exposição 05+50 MARP 20 ANOS - Museu de Arte de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - Brasil
2011
- Río-Montevideo - Centro de Fotografía – Montevideo – Uruguai
- Fotografica Bogotá 2011 – Fotomuseo - Bogotá – Colômbia
- Untitled (12ª Bienal de Istambul) – Istambul – Turquia
- Caos e Efeito – Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
- 4th Moscow Biennale for Contemporary Art – Moscou - Rússia
- Arte Contemporânea Brasileira – Museu de Arte Contemporânea [MAC USP] – São Paulo - Brasil.
- Vestígios de Brasilidade – Santander Cultural Recife – Recife - Brasil
- Zona Letal, espaço vital. Obras da coleção da Caixa Geral de Depósitos – Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Elvas - Portugal
- Mulheres, Artistas e Brasileiras – Salão Oeste do Palácio do Planalto – Brasília - Brasil
- Project Room – ZonaMACO – Cidade do México – México
- O Sismógrafo – Palácio das Artes – Belo Horizonte - Brasil
- 29ª Bienal de São Paulo: Há sempre um copo de mar para um homem navegar [itinerâncias] Palácio das Artes – Belo Horizonte – Brasil
- Magical Consciousness – Anolfini – Bristol – Inglaterra
- A Sense of Perspective – Tate Liverpool – Liverpool - Inglaterra

2010
- Elle@centrepompidou - Artistes femmes dans les collections du Musée National d'Art Moderne – Centre Pompidou – Paris - França
- Livre Tradução – Galeria Vermelho – São Paulo - Brasil
- Mapas Invisíveis – Caixa Cultural Rio de Janeiro – Rio Janeiro - Brasil
- A Grande Alegria- Casa Contemporânea- São Paulo – Brasil
- La Revanche de l'archive photographique - Festival 50JPG 2010. Centre de la Photographie – Genebra - Suiça
- MATT MULLICAN e ROSÂNGELA RENNÓ: Ars Itineris - Museo de Navarra – Pamplona - Espanha
- Wandering Positions: Selections from the insite archive -Museum of Contemporary Art of the National University of Mexico (MUAC)
- 20 anos do programa de exposições - Centro Cultural São Paulo [CCSP] – São Paulo - Brasil
- La Mirada. Fotografien und Videos aus der Daros Latinamerica Collection -Museum der Moderne – Rupertinum- Salzburg-Alemanha
- 29ª Bienal de São Paulo: Há sempre um copo de mar para um homem navegar- Pavilhão da Bienal - São Paulo – Brasil
- Haunted: contemporary photography /video/performance - Guggenheim - Nova York - EUA
- Modelos para Armar.Pensar Latinoamérica desde La Colección MUSAC – Museu de Arte Contemporáneo de Castilla y Léon [MUSAC] - Castilla y Léon - Espanha
- Gigante por la propria naturaleza - Instituto Valenciano de Arte Moderno [IVAM] - Valência – Espanha
- De Malangatana a Pedro Cabrita Reis- Colecção Caixa Geral de Depósitos - Centro Cultural e Congressos -Caldas da Rainha - Portugal
- Olhares Femininos: Aqui e Lá – Galeria Fotoativa – Belém - Brasil
- Changing The Focus - Latin American Photography 1990-2005 - Museum of Latin American Art [MOLAA] - Long Beach – EUA
- Coleção Particular: monocromos - Coleção Oswaldo Correa da Costa - São Paulo - Brasil
- Ars Itineris. Artium, Vitoria; Museo de Navarra, Pamplona; Museo de Huesca, Huesca - Espanha
- Logroño/La Rioja - Sala exposiciones Banco Herrero, Oviedo; Museu de l'Art de la Pell, Vic; Museo del Mar, Vigo - Espanha
- Coleção Particular: photoimpressões - Coleção Oswaldo Correa da Costa - São Paulo.
- The traveling show - Fundación/Colección Jumex – Cidade do Mexico - México
2009
- She is a femme fatale - Museu Coleção Berardo – Lisboa - Portugal
- Sexta-Livre 15 Minutes exhibition - Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Rio de Janeiro - Brasil
- 7ª Bienal do Mercosul: Grito e Escuta - Rio Grande do Sul - Brasil
- SALON LIGHT - livros e flores – feira de artes impressas - Cneai + Vermelho – São Paulo – Brasil
- Sertão Contemporâneo - Caixa Cultural - Salvador - Brasil
- Vacas profanas no solo sagrado do pavão pavãozinho – Galeria Meninos de Luz – Rio de Janeiro - Brasil
- Desenhos [drawings] A - Z - Museu da Cidade - Lisboa – Portugal
- Olhar da Crítica – Arte Premiada da ABCA e o acervo artístico dos palácios - Salão dos Pratos - Palácio dos Bandeirantes - São Paulo – Brasil
2008
- Questioning History - The Past in the Present - Nederlands Fotomuseum - Rotterdam - Holanda
- Phantasmagoria: Specters of Absence - Salina Art Center - Kansas – EUA
- The past in the present. Questioning History - Museum of Photography – Rotterdam - Holanda
- Prêmio Porto Seguro de Fotografia - São Paulo - Brasil
- [P1] Prospect .1 - 1ª Bienal de New Orleans - New Orleans - EUA
- Cinema Sim – Narrativas e Projeções – Instituto Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
- 4ª Paralela - Liceu de Artes e Ofícios - São Paulo - Brasil
- Todos somos um - MAB-FAAP - Escola Superior do Ministério Público da União - Brasília - Brasil
- Phantasmagoria: Specters of Absence - University of Southern California - Fisher Gallery - Los Angeles - EUA
- Provas de Contato – Galeria Vermelho – São Paulo - Brasil
- Verbo 2008 – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil
- Móbile: fotografia no acervo do MAB - Museu de Arte de Brasília - Galeria Rubem Valentim - Brasília - Brasil
- Arte Contemporânea Brasileira [Doação Credit Suisse] - Estação Pinacoteca - São Paulo - Brasil
- Procedente - MAP: Novas Aquisições - Museu de Arte da Pampulha - Belo Horizonte - Brasil
- Turistas, Volver - Galeria Carminha Macedo - Belo Horizonte – Brasil
- Heteronímia-Brasil – Museo de América – Madri - Espanha
- Phantasmagoria: Specters of Absence - The John and Mable Ringling Museum of Art - Sarasota - EUA
- Quase líquido – Instituto Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
- É Tudo Verdade - 13º Festival Internacional de Documentários - São Paulo- Brasil
- Sertão Contemporâneo - Caixa Cultural - Rio de Janeiro – Brasil
- Artes Mundi 3 - National Museum Cardiff - Cardiff - País de Gales
- Parangolé - Fragmentos desde los noventa en España, Portugal y Brasil - Museo Patio Herreriano - Valladolid – Espanha
- Phantasmagoria: Specters of Absence - McColl Center for Visual Art - Charlotte - EUA
- Fotografia Brasileira Contemporânea - FestFotoPoA 2008 – Festival Internacional de Fotografia – Centro Cultural Erico Verissimo (CEEE) - Porto Alegre – Brasil
2007
- Jano: La doble cara de la fotografía- Fondos de la Colección Permanente -Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía – Madri – Espanha
- Tempo ao tempo [Taking Time] – MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Vigo – Vigo – Espanha
- EDIT! – Fotografia e Filme na colecção ELLIPSE – Centro de Artes Visuais[CAV] - Portugal
- Dez dias de arte conceitual no acervo do MAM – MAM-SP - Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
- The Hours: Visual Arts of Contemporary Latin America - Museum of Contemporary Art – Sydney - Australia
- Puntos de Vista - Zeitgenössische Kunst aus Lateinamerika - Daros-Latinamerica Collection - Museum Bochum – Bochum - Alemanha
- Phantasmagoria: Specters of Absence - Museo de Arte Contemporâneo- Bogotá - Colômbia; The Contemporary Museum – Honolulu – Hawai; The John and Mable Ringling Museum of Art – Sarasota; University of Southern Califórnia - Fisher Gallery - Los Angeles - EUA
- Festival Vidéoformes - Clermont-Ferrand - França
- Luz ao Sul - Encontro entre dois mares – Bienal de São Paulo-Valência - Museo del Carmen - Valencia – Espanha
- Homing Devices: Latin American and Caribbean Sculpture - University of South Florida USF Contemporary Art - Florida - EUA
- Institute for Research in Art/ Graphicstudio and Contemporary Art Museum – Tampa - EUA
- Lieu d'Art Contemporain LAC de la Réunion - Ilha da Reunião – França
- Itaú Contemporâneo – Arte no Brasil 1981 – 2006 - Instituto Itaú Cultural – São Paulo – Brasil
- Situ/ação: vídeo de viagem – Paço das Artes – São Paulo - Brasil
- 80/90 Modernos, Pós-Modernos, Etc - Instituto Tomie Ohtake - São Paulo - Brasil
- Existencias - Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León [MUSAC] – Castilla y León - Espanha
- Mapas, Cosmogonias e Puntos de Referencia - Centro Galego de Arte Contemporánea - Santiago de Compostela - Espanha
2006
- É hoje, na arte brasileira contemporânea – coleção Gilberto Chateaubriand MAM - Santander Cultural - Porto Alegre - Brasil
- Observatori 2006 - Mostra Acciona - Valencia - Espanha
- Mam (na) Oca - Oca – São Paulo - Brasil
- Sem Título, 2006 - Comodato Eduardo Brandão e Jan Fjeld – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
- Manobras Radicais – Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB SP] – São Paulo - Brasil
- Zeitgenössische Fotokunst aus Brasilien - Neuer Berliner Kunstverein – Berlim - Alemanha
- Erótica –Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB] – Rio de Janeiro e Brasília – Brasil
- Contrabando - Galeria Luisa Strina - São Paulo - Brasil
2005
- The Hours – Visual Arts of Contemporany Latin América Irish – Museum of Modern Art (IMMA) – Dublin - Irlanda
- Romane (a novel) – Cristina Guerra Contemporary Art – Lisboa - Portugal
- Erótica – os sentidos da arte – CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo - Brasil
- Panorama da Arte Brasileira 2005 – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
- Rencontres Internacionales de la Photographie – Ateliers SNCF – Arles - França
- Jogo da Memória – Museu de Arte Moderna [MAM RJ] – Rio de Janeiro – Brasil
- Diversité dans l’ Art Contemporain Brésilien – Espaço Brasil – Carreau du Temple – Paris - França
- Museo de Arte Del Banco de la República – Bogotá – Colombia
- Rencontres Paralléles Brasil / Brésils – Wharf Centre d’ Art Contemporain de Basse-Normandie – Hérouville Saint-Clair – França
- O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira – Instituto Itaú Cultural – São Paulo - Brasil
- O Retrato como Imagem do Mundo – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
- Ecos y contrastes – Arte Contemporáneo en la Colección Cisneros - Museo de Arte y Diseño Contemporâneo - San José - Costa Rica
- Experiência de Cinema - Project room - Arco 2005 – Madrid - Espanha
2004
- Fragmentos e Souvenires Paulistanos – Galeria Luisa Strina – São Paulo – Brasil
- « Nous venons en paix...» Histoires des Amériques - Musée d’Art Contemporain de Montreal – Montreal - Canada
- Invenção de mundos – Coleção Marcantonio Vilaça - Museu Vale do Rio Doce - Vila Velha - Brasil
- Arte Contemporânea Brasileira nas Coleções do Rio – Museu de Arte Moderna [MAM RJ] – Rio de Janeiro – Brasil
- Diálogos – Arte Latinoamericano desde la Colección Cisneros - Museo de Arte de Lima - Lima - Perú
- Fotografia e Escultura do Acervo do MAM: 1995-2004 - Sala Paulo Figueiredo – Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo – Brasil
- Novas Aquisições 2003 – Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna [MAM RJ] – Rio de Janeiro – Brasil
- Arquivo Geral - Jardim Botânico - Rio de Janeiro - Brasil
2003
- 50ª Biennale di Venezia - Padiglione Brasile – Venezia - Itália
- A subversão dos Meios - Made in Brasil: Três Décadas do Vídeo Brasileiro e Arte e Sociedade – Uma Relação Polêmica - Instituto Itaú Cultural - São Paulo - Brasil
- Strange Days - Museum of Contemporary Art - Chicago - EUA
- Projeto Imagética - Fundação Cultural de Curitiba - Curitiba - Brasil
- The Snezze Project, 80 artists (one work), featured film – Gazon Rouge Gallery – Atenas - Grécia

2002
- ArteFoto – CCB - Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro - Brasil
- El Archivo Pons – la colección de Alfonso Pons - Koldo Michelena - San Sebastian - Espanha
- Thisplay - La Colección Jumex - Ecatepec de Morelos - México
- Caminhos do Contemporâneo – 1952/2002 - Paço Imperial -Rio de Janeiro - Brasil
- Paralelos - Arte Brasileira da Segunda Metade do Século XX em Contexto - Coleção Cisneros –Museu de Arte Moderna [MAM SP] – São Paulo; Museu de Arte Moderna [MAM RJ] - Rio de Janeiro - Brasil
- Apropriações/Coleções - Santander Cultural - Porto Alegre - Brasil
- La Mirada – Looking at Photography in Latin America Today - Daros Latin America Collection - Zurique - Suiça
2001
- Virgin Territory - The National Museum for Women in the Arts – Washington - EUA
- Trajetória da Luz na Arte Brasileira - Instituto Itaú Cultural - São Paulo - Brasil
- Espelho Cego – Seleções de uma Coleção Contemporânea - Paço Imperial - Rio de Janeiro - Brasil
- Bienal 50 Anos: Uma Homenagem a Ciccilo Matarazzo - Fundação Bienal de São Paulo - São Paulo - Brasil
- Políticas da Diferença - A Arte de 26 Países Ibero-americanos no Fim do Século - Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda – Brasil; Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires - Buenos Aires - Argentina
- 2nd Berlin Biennale for Contemporary Art - Kunst-werke Berlin - Postfuhramt - Berlim - Alemanha
- El Final del Eclipse - El Arte de América Latina en la Transición al Siglo XXI - Fundación Telefônica - Madrid; Palacio de Los Condes de Gabia - Salas Caja General - Granada; Instituto de América - Santa Fé de Granada - Museo de Arte Extremeño e Iberoamericano – MEIAC - Badajoz (2002), Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey - Monterrey; Museo Nacional de Bellas Artes - Buenos Aires (2003); Salas de la Fundación Telefônica - Santiago de Chile, Museo de Arte y Salas de la Fundación Telefônica - Lima (2004)
- Experiment / Experiência – Art in Brazil 1958-2000 - Museum of Modern Art - Oxford - UK
2000
- Século 20: Arte do Brasil. Fundação Caloustre Gulbenkian - Lisboa - Portugal
- Brasil. Plural y Singular - Museo de Arte Moderno - Buenos Aires - Argentina
- 3ª Bienal Internacional de Fotografia: Linguagens da Imagem - Casa Vermelha - Curitiba - Brasil
- Um Oceano Inteiro para Nadar - Culturgest - Lisboa - Portugal
- Brasil + 500 anos – Mostra do Redescobrimento - Fundação Bienal de São Paulo - São Paulo - Brasil
- Território Expandido II – SESC Pompéia - São Paulo - Brasil
- Coleção Pirelli - MASP de Fotografias. Museu de Arte de São Paulo [MASP] - São Paulo - Brasil
- Obra Nova - Museu de Arte Contemporânea [MAC USP] - São Paulo - Brasil
1999
- 80 Anos de Arte no Brasil –Museu de Arte Moderna [MAM SP] - São Paulo - Brasil
- A Vueltas con los Sentidos - Pabellón de Caballerizas - Casa de América - Madri - Espanha
- Der Anagrammatische Körper; Der Körper und seine mediale Konstruktion - Kunsthaus Muerz – Mürzzuschlag – Graz; Zentrum für Kunst und Medientechnologie [ZKM] - Karlsruhe (2000) - Alemanha
1998
- XXIV Bienal de São Paulo: Um e/entre Outro/s - Fundação Bienal de São Paulo - São Paulo - Brasil
- Imagens Seqüestradas - Museu de Arte Moderna [MAM SP] - São Paulo - Brasil
- Transatlântico - Centro Atlántico de Arte Moderno - Las Palmas
- The Garden of the Forking Paths. Kunstforeningen, Copenhague [Copenhagen]; Edsvik Konst & Kultur, Sollentuna, Estocolmo [Stockholm] (1999); Helsinki City Art Museum-Meilahti, Helsinque [Helsinki] (1999); Nordjyllands Kunstmuseum, Aalborg (1999)
- Archiv X - Offenes Kulturhaus - Linz - Áustria
- Horizonte Reflexivo - Centro Cultural Light - Rio de Janeiro - Brasil
1997
- Hacer Memoria - Museo Alejandro Otero - Caracas - Venezuela
- Die Anderen Modernen - Haus der Kulturen der Welt - Berlim - Alemanha
- Sexta Bienal de la Habana – Havana - Cuba
- Insite’97 - San Diego & Tijuana – EUA e México
- 2nd Kwangju Biennale: Hybrid - Kwangju – Coréia do Sul
- 1ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul - Porto Alegre - Brasil
- 2nd Johannesburg Biennale - Johanesburgo
- Brasil Panorama de Arte Brasileira, Edição97 - Museu de Arte Moderna [MAM SP] - São Paulo - Brasil
1996
- Novas Travessias: Recent Photographic Art from Brazil - The Photographers’ Gallery - Londres - Inglaterra
- Prospekt 96 - Frankfurter Kunstverein - Frankfurt - Alemanha
- Container 96: Art Across Oceans - Langelinie - Copenhague - Dinamarca
- Sin Fronteras/Arte Latinoamericano Actual - Museo Alejandro Otero – Caracas - Venezuela
- Transparências –Museu de Arte Moderna [MAM RJ] - Rio de Janeiro - Brasil
- Public Works - Van Abbe Museum - Eindhoven - Holanda
1995
- Obsessions, from Wunderkammer to Cyberspace - Foto Biennale Enschede - Rijksmuseum Twenthe - Enschede - Holanda
1994
- Espacios Fragmentados. Arte, Poder y Marginalidad - Quinta Bienal de La Habana - Havana - Cuba
- Revendo Brasília – Brasília neu Gesehen - Galeria Athos Bulcão - Teatro Nacional - Brasília; MIS - Museu da Imagem e do Som - São Paulo; Palácio Gustavo Capanema – Funarte - Rio de Janeiro (1995); Museu Metropolitano de Arte - Curitiba (1995); Usina do Gasômetro - Porto Alegre (1995); Centro Cultural da UFMG - Belo Horizonte – Brasil
- Die Dichte des Lichts: Zeitgenössische brasilianische Fotografie - Fotografie Forum - Frankfurt - Alemanha
- 22ª Bienal Internacional de São Paulo - São Paulo - Brasil
- Espelhos e Sombras - Museu de Arte Moderna [MAM SP] - São Paulo - Brasil
- Fotografia Contaminada – Centro Cultural São Paulo [CCSP] - São Paulo - Brasil
- Cocido y Crudo - Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia – Madri - Espanha
l993
- UltraModern: The Art of the Contemporary Brazil - National Museum of Women in the Arts - Washington - EUA
- Aperto'93: Emergenza - XLV Biennale di Venezia - Veneza - Itália
- Space of Time: Contemporary Art from the America -. Americas Society - Nova York - EUA
- A Presença do Readymade: 80 anos –Museu de Arte Contemporânea [MAC USP] - São Paulo - Brasil
1992
- Turning the Map: images from the Americas - Camerawork Gallery – Londres - Inglaterra
- Eco-sensorial – Extrativismo Urbano - Galeria de Arte da EAV-Parque Lage - Rio de Janeiro - Brasil
1991
- Montagens Ambientais - Centro Cultural da UFMG - Belo Horizonte - Brasil
- Apropriações 91 - Paço das Artes - São Paulo - Brasil
1990
- 4 Olhos - Galeria Casa Triângulo - São Paulo - Brasil
- Iconógrafos, 14 Fotógrafos Hoje - Museu de Arte Moderna [MAM SP] - São Paulo - Brasil
1989
- Operações Fundamentais – A Soma das Diferenças - Grande Galeria do Palácio das Artes - Belo Horizonte - Brasil
- As Afinidades Eletivas - Centro de Arte Corpo - Belo Horizonte - Brasil
1988
- Luz, Cor & Experimentação - Galeria do InFoto - FUNARTE - Rio de Janeiro - Brasil
1987
- Dez Fotógrafas. Grande Galeria do Palácio das Artes - Belo Horizonte - Brasil
1986
- Bonecas & Bonecos - Sala Arlinda Correa Lima - Palácio das Artes - Belo Horizonte - Brasil
1985
- Desenhos & Outras Intoxicações - Galeria do IAB - Belo Horizonte - Brasil
- Fotografias. Itaú Galeria - Belo Horizonte - Brasil

Prêmios e Bolsas / Awards and grants
2014
- CIFO Grants & Commissions Program Recipients - EUA
2013
- The Paris Photo - Aperture Foundation PhotoBook Awards 2013 - First PhotoBook and PhotoBook of the Year – Paris – França
- Historical Book Award 2013 - Rencontres Internationales de la Photographie d'Arles - França
2012
Alice Award – Best Political Art – Bruxelas - Bélgica
2009
Prêmio Mário Pedrosa, Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA 2008, Edital Arte e Patrimônio, Rio de Janeiro, Brasil
2008
Prêmio Porto Seguro de Fotografia, categoria especial, Brasil
1o. lugar na categoria Foto-arte. O Melhor da Fotografia Brasil 07/08. FS Revista da Imagem, São Paulo, Brasil
2004
Prêmio JABUTI, categoria Projeto e Produção Gráfica para o livro O Arquivo Universal e outros Arquivos. [Jabuti Award, category Graphic projet and production for the book The Universal Arquive and other arquives] , Brasil
2001
13. Festival Internacional de Arte Eletrônica VideoBrasil, Sao Paulo. Video VeraCruz, 2000, versão em português. [13rd International Festival of Electronic Art VideoBrasil, for VeraCruz, 2000, Portuguese version] , Brasil
2000
Prêmio Cultural Sérgio Motta 2000 – experimentação em novas mídias e meios tecnológicos em arte São Paulo. Série Vulgo, 1998-1999, fotografia digital. [Sergio Motta Award 2000 – experimentation in new media and technology in art for Vulgo Series, 1998-1999, digital photography] , Brasil
1999
Bolsa Guggenheim, Nova York [New York]. Video-instalação Espelho Diário [video installation Daily Mirror] e [and] projeto de livro de artista O Arquivo Universal e outros Arquivos [The Universal Arquive and other arquives].
SANITAS-ARCO Electrónico/Media Art’99, Madri [Madrid]. Video-objeto Vulgo/texto [video object], 1998.
1998
Bolsa Vitae de Arte [grant], categoria Artes Plásticas [Fine Arts section], São Paulo. Video-instalação Espelho Diário [video installation Daily Mirror], Brasil
Prêmio aquisitivo no Prêmio Brasília de Artes Visuais, Museu de Arte de Brasília, Brasília, DF, Brasil
Indicação para o II Prêmio Johnny Walker de Artes Plásticas [Nomination for 2nd Johnny Walker Fine Arts Award], Rio de Janeiro, Brasil
1997
Prêmio Santista Juventude, categoria Fotografia [Photography section], Fundação Santista [Foundation], São Paulo.
1995
Bolsa de trabalho no exterior, Programa Artista em Residência, Civitella Ranieri Fundação, Umbertide, Itália
1993
Prêmio aquisitivo no II Salão Paraense de Arte Contemporânea, Curitiba, PR, Brasil
Prêmio aquisitivo no 13o. Salão Nacional de Artes Plásticas, IBAC/FUNARTE, Rio de Janeiro, Brasil
1992
Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (IBAC/FUNARTE), Rio de Janeiro, Brasil
1991
Prêmio aquisitivo "Cidade de Ribeirão Preto" no XVI SARP (Salão de Artes de Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, Brasil
1989
Prêmio Fotoptica no VII Salão Paulista de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil
1988
2o. Prêmio no XIII SARP (Salão de Artes Plásticas de Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, Brasil
Prêmio aquisitivo Hoescht do Brasil no XX Salão Nacional de Arte, Belo Horizonte, MG, Brasil
1986
Prêmio aquisitivo Empresa Cautos no XXXIX Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Residências / Residencies
2006
- Lieu d'Art Contemporain LAC de la Réunion - Ilha da Reunião – França

Coleções Públicas (seleção) / Public Collections (selection)
- Museu de Arte de Brasília – Brasiília - Brasil
-Fundação Caloustre Gulbenkian – Lisboa – Portugal
-Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) – São Paulo - Brasil
-Pinacoteca do Estado São Paulo – São Paulo - Brasil
-Museu de Arte da Pampulha - Belo Horizonte - Brasil
-Centro Galego de Arte Contemporáneo CGAC - Santiago de Compostela - Espanha
-Museo Nacional Centro Cultural Reina Sofia –Madrid - Espanha
-Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León [MUSAC]- Castilla y León - Espanha
-Museo de Cáceres - Espanha
-Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo [MEIAC] - Badajoz- Espanha
-Art Institute of Chicago- Chicago - EUA
-Latino Museum - Los Angeles - EUA
-Museum of Contemporary Art [MOCA] - Los Angeles – EUA
-Orange County Museum of Art – Newport Beach - EUA
-Guggenheim Museum -Nova York - EUA
-Centro Georges Pompidou – Paris - França
-Tate Modern - Londres - Inglaterra
-Culturgest - Lisboa- Portugal
-Stedelijk Museum voor Actuele Kunst SMAK - Gent- Bélgica
- Fundação Joaquim Nabuco – Recife – Brasil
- Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) – Recife – Brasil
- Coleção Pirelli - Museu de Arte de São Paulo [MASP] - São Paulo – Brasil

Coleções Privadas abertas ao Público / Public Collections open to the Public
- Museum of Moderna Art [MOMA] – Nova Iorque – EUA
- Coleção Oswaldo Correa da Costa - São Paulo.
- Inhotim Centro de Arte Contemporânea - Inhotim - Brasil
- Fondazioni Cassa de Risparmo de Modena – Itália
- Daros LatinAmerica- Zurique - Suiça
- Coleção Gilberto Chateuabriand / Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil
- Coleção Pinacoteca do Estado de São Paulo. Comodato Roger Wright – São Paulo –Brasil

Bibliografia Selecionada / Selected Bibliography
Livros, catálogos e folders de exposição/Books, exhibition catalogues and brochures

ANTELO-SUÁREZ, Sandra, "Within the Cleavage" in Space of Time: Contemporary Art from the Americas. Nova York: Americas Society, 1993, pp.54-64)
AMARAL, Aracy A. "Brazil: Women in the Arts". In UltraModern: The Art of Contemporary Brazil. Washington: The National Museum of Women in the Arts, 1993, p.17-33.
______. “Espelhos e Sombras” in Espelhos e Sombras. São Paulo: MIS–SP/C.C.Banco do Brasil, 1994, pp.13-24)
AUERBACH, Ruth. “Desde la amnesia colectiva – la memoria del olvido”. In Hacer Memoria: Registros de la nueva fotografía latinoamericana. Caracas: Museo Alejandro Otero, 1997, p.6.
BAJAC, Quentin. "Le Numérique: Évolution ou Révolution". In Après la Photographie? – De l’argentique à la révolution numérique. Paris: Gallimard, 2010, p.103.
BUSH, Kate. "Contexts". In Turning the Map – Images from the Americas. Londres: Camerawork/Arts Council Funded, 1992, p.8-20.
CAMERON, Dan. “Rosângela Rennó”. In Cream. Contemporary Art in Culture. Londres [London]: Phaidon, 1998, p.340-343.
______. “Between the Lines”. In Rosângela Rennó. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1995, p.6-9.
______. “Zwischen den Zeilen”. In Inklusion:Exklusion. Kunst im Zeitalter von Postkolonialismus und globaler Migration. Colônia: Steirischer Herbst/Dumont, 1997, p.313.
______. “Cocido y Crudo” in Cocido y Crudo. Madri: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 1995, pp. 44-61)
CARVALHO, Maria Luiza Melo, “Some Markers in the History of Brazilian Photography” in Novas Travessias – Contemporary Brazilian Photography. Londres: Verso, 1996, pp.11-29
CASTELLOTE, Alejandro, “Rituales de Identidad”. In Mapas Abiertos – Fotografía latinoamericana, 1991-2002. Barcelona: Lunwerg Editores, 2004, pp. 80-81.
CHAIMOVICH, Felipe, in Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp, 1997, pp. 7-8; in 97 Panorama de Arte Brasileira. São Paulo: MAM, 1997, pp. 114, 146
______. in Sexta Bienal de la Habana – el indivíduo y su memoria. Paris: Association Française d’Action Artistique, 1997, p. 117
______. in Arte e Artistas Plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Metalivros, 2000, p. 184-185
CHIARELLI, Tadeu. “Como explicar arte contemporânea brasileira para um público internacional II”. In Desidentidad. Valencia: IVAM/MAM-SP, 2006, p.28-47 [Português/Español], p. 76-94 [Català/English]
______. “O trabalho de Rosângela Rennó: considerações preliminares”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p.234-239.
______. “A fotografia contaminada”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p.115-120.
______. “O Tridimensional na arte brasileira dos anos 80 e 90: genealogias, superações”. In Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, p.170-181.
______. "Among projections and rejections: The works of Rosângela Rennó”. In Turning the Map. Images from the Americas. Londres [London]: Camerawork/Arts Council Funded, 1992, p.24.
______. “Identidade/não-identidade: A fotografia brasileira hoje” in Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 pp. 132-150
______. "O auto-Retrato na (da) Arte Contemporânea" in Deslocamentos do Eu - O auto-retrato digital e pré-digital na Arte Brasileira (1976-2001). Campinas: Itaú Cultural, 2001, s/p.
______. (coordinator), Catálogo geral do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM/SP, 2002, pp. …..
______. “O brasileiro na grade: anotações sobre a questão identitária na arte brasileira”. In Arte e Política – Situações, Dária Jaremtchuk e Priscila Rufinoni (org.). São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2010, p.15-36.
COELHO, Teixeira. Arte no Brasil 1981 – 2006, Coleção Itaú Contemporâneo. São Paulo: Itaú Cultural, 2006, p.292.
COUTINHO, Wilson. “Obra que exibe coerência poética e conceitual”. In Imediações. Rio de Janeiro: Funarte, 2008, p.233-234.
DUARTE, Paulo Sergio. “Para reler o vermelho e o negro” [Rereading the red and the black]. In Rosângela Rennó, folder de exposição/exhibition folder. Rio de Janeiro: Laura Marsiaj Arte Contemporânea, 2001.
EDMUNDS, Kristy, in Pushing Image Paradigms. Portland: PICA Portland Institute for Contemporary Art, 1997, pp. 5-7 and 31
FABRIS, Annateresa. “Identidades seqüestradas”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.). São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p.273-279.
______. [sem título/untitled]. In APERTO'93-XLV Biennale di Venezia. Milão [Milan]: Flash Art, 1993, p.382 e [and] in Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, p.218.
______. "O outro eu". In CCSP– 91:Produções recentes. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1992.
______. Identidades Virtuais – Uma leitura do Retrato Fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, p.91-128.
______. “O corpo como território do político”. In Arte e Política – Situações, Dária Jaremtchuk e Priscila Rufinoni (org.). São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2010, p.119-134.
FARIAS, Agnaldo. “Rosângela Rennó”. In Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002, p.94-97.
FISHER, Jean. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p.2-10.
FATORELLI, Antonio. Fotografia e viagem. Rio de Janeiro: Relume/Dumará, 2003, p.20, 155.
______. “Fotografia e modernidade”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.), São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p.85-97.
FRAYSE-PEREIRA, JOÃO A. “Arte Contemporânea e banalização do mal: o silêncio do espectador”. In Arte, dor – Inquietudes entre Estética e Psicanálise. (São Paulo: Ateliê Editorial, 2005, p.293-328)
GECZY, Adam. “A science of suppositions: Rosângela Rennó’s Archive Project”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó, Melissa Chiu (ed.). Sidney: University of Western Sydney-Nepean, 2000, p.34-39.
HERKENHOFF, Paulo. “Rennó ou a beleza e o dulçor do presente”. In Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp, 1997, p.115-191.
______. “A espessura da luz – Fotografia brasileira contemporânea” [The density of light – contemporary brazilian photography]. In Zeitgenössische brasilianische Fotografie. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1994, p.43-56[português], p.27-42[english].
______. "The Contemporary Art of Brazil: Theoretical Constructs" in Ultramodern: The Art of Contemporary Brazil. Washington: The National Museum of Women in the Arts, 1993, pp.34-109
______. “Construção do Sujeito” in Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, pp.218-219
“Discipline and punish” in Marcas do corpo, dobras da Alma / Marks of the Body, folds of the soul. São Paulo: Petrobrás e Instituto Takano, 2000, pp. 329-336
HUG, Alfons. “Sonhos despedaçados” [Shattered Dreams]. In Shattered Dreams: Sonhos despedaçados / Beatriz Milhazes Rosângela Rennó. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p.16-23[português], p.9-15[english].
KATZENSTEIN, Inés. “Rosângela Rennó, teorias de la historia” [Rosângela Rennó, theories of history]. In Archivo Pons Artxiboa. Donostia/San Sebastian: Diputación Foral de Gipuzkoa, 2003, p.163-167[castellano], p. 267-271[english].
KRASNY, Elke. “Hipocampo”. In Archiv X. Linz: O.K. Centrum für Gegenwartskunst, 1998, p.196-199
LANDRY, Pierre. “Histoires des Amériques”. In “Nous venons en paix…” / Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, 2004, p.8-19 [français], p.128-137 [english]
LAGNADO, Lisette. “Pequena e grande memória (sobre o trabalho de Rosângela Rennó)”. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Folder de exposição [exhibition folder]
LAPA, Pedro. “Rosângela, Comunidade sem nome” [Rosângela, Community without a name]. In Rosângela Rennó: Espelho diário. Lisboa [Lisbon]: Museu do Chiado, 2002, p.7-35
LEVI STRAUSS, David, “La Mirada, e a evidência de coisas não vistas” in La Mirada – Looking at Photograpphy in Latin America Today. Zurich: Daros Latin America/Edition Oehrli, 2002, vol.I, pp. 173-179
MACHADO, Arlindo. “A fotografia como expressão do conceito”. In O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. São Paulo: Contracapa e/and Marca d’Água, 2001, p.135-136.
“As linhas de força do vídeo brasileiro”. In Made in Brasil – Três décadas do vídeo brasileiro, Arlindo Machado (org.). São Paulo: Itaú Cultural, 2003, p.13-47.
MAGALHÃES, Angela, "Die Photographie – ein Medium der Gegenwart" in Brasilien Entdeckung und Selbstentdeckung. Bern: Benteli Verlag, 1992, pp.482-485
MELENDI, Maria Angélica. “Bibliotheca: ou das possíveis estratégias da memória”. In RENNÓ, Rosângela, O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify Edições/CCBB, 2003, p.23-35 [português], p.37-49 [english].
Memórias dos outros [Borrowed memories]. In RENNÓ, Rosângela, Bibliotheca. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003, no prelo [in press]
Archives du Mal – Mal d’Archive. In Vulgo [Alias] – Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sydney – Nepean, 2000, p.6-15.
Rosângela Rennó in 2nd Berln Biennale – 2001. Cologne: Oktagon Verlag, 2001, pp. 214-216
MELLO, Christine. “Arte nas extremidades”. In Made in Brasil – Três décadas do vídeo brasileiro, Arlindo Machado (org.). São Paulo: Itaú Cultural, 2003, p.143-174.
MESQUITA, Ivo. [sem título/untitled]. In 6 artistas – XXII Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1994, p.34-35.
MIRANDA, Wander Melo. “Cenas Urbanas – A violência como forma”. In Pensar a República, Newton Bignotto (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000, p.179-190.
MORAIS, Frederico, “ Arte brasileira: lo de afuera, lo de adentro” in I Bienal de Artes Visuales del Mercosur. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1997, pp. 156-159.
NASCIMENTO, Lyslei de Souza. “Tatuagens e cicatrizes: performances narrativas na contemporaneidade”. In O Corpo em performance, Antônio Hildebrando (org.). Belo Horizonte: NELAP/FALE/UFMG, 2003, p.97-111.
PEDROSA, Adriano. “Album de recortes” [Scrap book]. In RENNÓ, Rosângela, O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify Edições/CCBB, 2003, p.7-13 [português], p.15-21 [english].
______. “Rosângela Rennó: O Arquivo Universal e Outros Arquivos”, volante de exposição [exhibition folder]. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003.
Sem título [untitled], volante de exposição [exhibition folder]. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2002.
PEIXOTO, Nelson Brissac, Paisagens Urbanas. São Paulo: Marca d'Água editions, 1996, p. 103- 115
PENELAS, Seve. “The density of memory”. In Taking Time, Vigo, 2007
PENNA, Alícia Duarte. “Imaginação do Desastre”. In Apagamentos. Rosângela Rennó. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
______. “Stream of Consciousness”, volante de exposição [exhibition folder]. Belo Horizonte: Centro de Arte Corpo, 1989.
RENNÓ, Rosângela. “O Estado do Mundo para a série Corpo da Alma.” In O estado do mundo. António Pinto Ribeiro (org.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Temas e Debates, 2006, p.223-233
______. “Body of Soul series: The state of the World”. In The State of the World. António Pinto Ribeiro (org.). Manchester: Carcanet Press / Calouste Gulbenkian Foundation, 2006, p.160-168
______. Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
______. O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify Edições/CCBB, 2003.
______. “Cicatriz: fotografias de tatuagens do Museu Penitenciário Paulista e textos do Arquivo Universal” in A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Alexandre Santos e Maria Ivone dos Santos (org.). Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004, p. 223-227
______. “Le Dialogue Vera Cruz” [Diálogo Vera Cruz / The Vera Cruz Dialogue]. In “Nous venons en paix…” / Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, 2004, p.88-93 [français], p.181-182 [english], p.182-183 [português]
______. “Os artistas e suas obras – Rosângela Rennó” [The artists and their works]. In Mídia-arte: fomento e desdobramentos. Vitoria Daniela Bousso (org.). São Paulo: Instituto Sergio Motta, Cadernos ISM II/Coleção Cultural, 2003, p.167-171.
______. “Memória e amnésia” [Memory and Amnesia]. In El final del eclipse: El arte de América Latina en la transición al siglo XXI. José Jiménez (org.). Madri [Madrid]: Fundación Telefónica, 2001, p.244-[português], 246[english].
______. “Vera Cruz”. In Virgin territories. Washington: National Museum of Women in the Arts, 2001, p.96-97.
______. “10 textos do Arquivo Universal”. In Artelatina – cultura , globalização e identidades cosmopolitas, Heloisa Buarque de Hollanda (org.), ensaio visual/visual essay. Rio de Janeiro: Aeroplano/MAM-RJ, 2000, p.35-44.
______. “United States”. In Roteiros – 24ª Bienal Internacional de São Paulo, ensaio visual. Adriano Pedrosa (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998, p.108-113.
______.[sem título/untitled]. In Hacer Memoria – Registros de la nueva fotografía latinoamericana. Caracas: Museo Alejandro Otero, 1997, p. 16.
______. [sem título/untitled]. In Prospekt 96 – Photographie in der Gegenwartskunst. Zurich: Edition Stemmle, 1996, p.260.
______. “Do Arquivo Universal para Almodóvar”. In Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de Almodóvar, Eduardo Peñuela Cañizal (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Anna Blume/ECA-USP, 1996, p.113-136.
______. “Humorais”. In Humorais - Rosângela Rennó. Rio de Janeiro: IBEU, 1994
______. “Além da Fotografia”, co-autora [coauthor] Paula Trope, folder de exposição/exhibition folder. Rio de Janeiro: Galeria de Arte da EAV–Parque Lage, 1992.
______. “Paula Trope”, folder de exposição/exhibition folder. Rio de Janeiro: Sala Imagem Gráfica, EAV–Parque Lage, Rio de Janeiro, 1992.

ROCCA, Jose. “Phantasmagoria: specters of absence” in Phantasmagoria: specters of absence. Bogotá, 2007.
RUIZ, Alma. "Cicatriz". In Rosângela Rennó. Cicatriz. Los Angeles: Museum of Contemporary Art, 1996 p.5-11.
SALLES, Evandro. “Cruel horizonte”. In Revendo Brasília – Brasilia Neu gesehen. Brasília: Instituto Goethe de Brasília, 1994, p.48-51 e/and 103-111.
SEBASTIÃO, Walter. “Prospecções: Arte nos anos 80 e 90” in Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte, 1997, pp. 316-387
Senra, Stella. [sem título/untitled]. In Obras comentadas da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Andrés I. Martín Hernández (org.). São Paulo: MAM, 2006, p. 224-227.
SÜTÖ, Wilma. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p.12-14.
SICHEL, Berta. "Notizie dalla Post-America" in APERTO'93-XLV Biennale di Venezia. Milão: Flash Art, 1993, pp.188 a 191; in La Biennale di Venezia – XLV Esposizione Internazionale d'Arte: Punti Cardinali dell'Arte. Veneza: Marsilio Editori, volume 1, p.330
STERLING, Susan Fisher. “Virgin Territory”. in Virgin Territories. Washington: National Museum of Women in the Arts, 2001, pp. 96-97. Catálogo da exposição.
TAGER, Alisa. "The Space of Time" in Space of Time: Contemporary Art from the Americas. Nova York: Americas Society, 1993, pp.44-53
VISCONTI, Jacopo Crivelli. “Evidências ocultas” [Hidden Evidence]. In Shattered Dreams: Sonhos despedaçados / Beatriz Milhazes Rosângela Rennó. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p.42-54[português], p.26-38[english].

Periódicos/ Periodicals
AMARAL, Aracy. “Brazil: The artistic and cultural context”. In Lapiz n. 134-135. Madri [Madrid]: julho/setembro, 1997, p.36-47.
BARROS, Regina Teixeira de. "Hipocampo". In Poliester n. 14. Cidade do México [Mexico City]: inverno de 1995-96, p.54-55.
BUSH, Kate. "Rosângela Rennó". In Flash Art n.173. Milão [Milan]: nov./dez.1993, p.83.
BULHÕES, Maria Amélia. “Identidade, uma memória a ser enfrentada”. In Arte e Cultura da América Latina v. VI n. 1. São Paulo: 1999, p.73-86.
CHIARELLI, Tadeu. "Ilusionistas modernos". In Época n. 49. São Paulo: 1999, p.86-89.
______. “Photography in Brazil in the 1990s”. In Lapiz n. 134/135. Madri [Madrid]:, jul./set. 1997, p.110-123.
______. "La mirada contaminada – otras fotografias". In Poliester n. 8. Cidade do México [Mexico City]: 1994, p.34-41.
______. "The object in emerging Brazilian Art". In Review: Latin American Literature and Arts n.44. Nova York [New York]: jan./jun. 1991, p.45-53.
FABRIS, Annateresa. “Fotografia e arti visive: alcuni incontri nella contemporaneità”. In OttoNovecento n.1/97. Napoli [Naples]: 1997, p.43-51.
FERNANDES JR., Rubens. "Rosângela Rennó" in Irisfoto n. 429. São Paulo: setembro 1989, pp.44-49
GALLO, Ruben. “Aperto Brazil”. In Flash Art n. 202. Milão [Milan]: out. 1998, p.83-84.
GARULLI, Lavinia e [and] SANSONE, Valentina, “Focus Photography – Contemporary photography (part one)”. In Flash Art n.232. Milão [Milan]: out. 2003, p.91.
GIUNTA, Andrea. “Archivos. Políticas del conocimiento en el arte de América Latina”. In Errata n.1, Bogotá, abr. 2011, p.20-37.
HERKENHOFF, Paulo. “Rosângela Rennó y las ultimas fronteras del mirar”. In El Urogallo n. 110-111. Madri [Madrid]: jul./ago. 1995, p.110-114.
______. "Construção do sujeito". In Guia das Artes n.32. São Paulo: jul. 1993, p.11-11.

______. “Brazil(s)” in Lapiz n. 134/135. Madri: julho/setembro 1997, pp.19-35
HINCHBERGER, Bill. "Photo Opportunities" in Art News n. 6, vol 93. Nova York: verão de 1994, p. 145
HOLLANDER, Kurt. “Crossover Dreams”. In Art in America. Nova York: maio 1998, p.47-51.
JONES, Bill. “Missing not Missing” in Artbyte n. 3. Nova York: agosto/setembro 1998, pp. 10-11
KNIGHT, Christopher. “The Writing on the Wall”. In Los Angeles Times: 3 de setembro de 1996.
LOPES, Fernanda. “Exposição Rosângela Rennó/Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte/Os álbuns de Rosângela Rennó”. In www.obraprima.net, 2001.
______. “Exposição Arquivo Universal e Outros Arquivos/Centro Cultural do Banco do Brasil – Rio de Janeiro/Memórias esquecidas”. In www.obraprima.net, 2003.
MACHADO, Arlindo. “The vanishing camera obscura”. In World Art n. 4. Melbourne: 1996, p.16-17.
MAGALHÃES, Angela e Peregrino, Nadja. “Fotografia da Geração 80” in Piracema n.2. Rio de Janeiro: 1994, pp.118-131
MELENDI, Maria Angélica. “Arquivos do mal – mal de arquivo”. In Revista Studium n. 11, 2003. www.iar.studium.unicamp.br
Arquivos do mal – mal de arquivo. In Suplemento Literário n. 66. Belo Horizonte: dez. 2000, p.22-30.
A imagem cega – arte texto e política na América Latina”. In Em Tese – v.4. Belo Horizonte: Fale/UFMG, dez. 2000, p.39-47.
MEREWETHER, Charles. “Archives of the fallen”. In Grand Street n.62 – Identity. Nova York: 1997, p.36-47.
MILLET, Catherine. “Museu de arte moderna – Rio de Janeiro” in Artpress n.220. Paris: janeiro 97, p. 79
MOSQUERA, Gerardo. " Postmodernidad – Arte y Política en América Latina" in ArtNexus n. 22. Bogotá: outubro/dezembro 1996, pp. 66-71
MOURA, Rodrigo. "O calor brasileiro no Adriático". In Trópico Idéias de Norte e Sul, ago. 2003, revista eletrônica [e-zine]. www.uol.com.br/tropico/printablenot1671.htm#nota2681
OLIVARES, Rosa. “Escrito sobre la piel - Writing on Skin” in Exit n. 2. Madrid: 2001, pp. 8-13
PAVAN, Margot. “El espejo opaco de Rosângela Rennó”. In Arte Internacional, edición 21. Bogota: out/dez [oct/dec] 1994, p.126-127.
______. "A emulação do invisível: Imagens de Rosângela Rennó". In Imagens n. 7. Campinas: maio/ago [may/aug] 1996, p.30-39.
PEDROSA, Adriano. “Rosângela Rennó at Museum of Contamporary Art, Los Angeles”. In Artforum, Nova York [New York]: jan. 1997, p.90.
______. “Revelando identidades” [Developing identities]. In Poliester n.11. Cidade do México [Mexico City]: inverno de 1995, p.44-47.
RENNÓ, Rosângela. “Cicatriz – Fotografias do Museu Penitenciário e textos do Arquivo Universal”. In Discursos sediciosos – Crime, direito e sociedade n. 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, 1998, p.15-20.
______. “Vulgo”. In Atlantica Internacional n. 21, ensaio visual [visual essay]. Las Palmas: outono [autumn] 1998, p.38-50.
______. “Serie Roja”. In Dulce Equis Negra n. 12, ensaio visual [visual essay]. Buenos Aires: maio 2011, p.100-109.
VOLK, Gregory. “Rosângela Rennó at Lombard-Freid”. In Art in America n. 10. Nova York [New York]: outubro [october] 2003, p. 125

Entrevistas/ Interviews
NAVAS, Adolfo Montejo. “Rosângela Rennó no país das imagens”. In No., www.no.com.br, dez. 2001.
MELENDI, Maria Angélica e Miranda, Wander Melo. “Um mundo paralelo”. In Margens/Márgenes – Caderno de Cultura n. 1. Belo Horizonte/Mar del Plata: maio 2001, p.6-9.
[sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Depoimento. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2003, p.7-28.
FERREIRA, José Guilherme R. “Entrevista – Rosângela Rennó”. In Cult n. 6. São Paulo: 1998, p.4-11.
HERZOG, Hans-Michael. “Conversation with Rosângela Rennó”. In La Mirada – Looking at Photograpphy in Latin America Today. Zurique [Zurich]: Daros Latin America/Edition Oehrli, 2002, v..II, p. 85-90[english], p.149-154[português].
CHIU, Melissa. “Rosângela Rennó Interview”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sidney - Nepean, 2000, p.40-45.