Artistas

 . ANA MARIA TAVARES

 
Bibliografia
ANA MARIA TAVARES

AMARAL, Aracy. “Uma jovem Pintura em São Paulo” in Profª. Drª. Aracy Amaral (org. & text). Pintura Como Meio (Catálogo), São Paulo - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
_______________. “Ana Maria Tavares” in Modernidade: Art Brésilien du 20e. Siècle. (Catálogo). Musée D’art Moderne de la Ville de Paris. Paris: L’Association Française d’Action Artistique et le Ministre de la Culture du Brésil
_______________. “Quatro Artistas” in Arte Híbrida (Catálogo). São Paulo, 1989.
_______________. “Tendenser i den brasilianska konsten” in Elizabet Haglund (org) viva BRASIL viva Konst fran Brasilien. Kulturhuset Lijevalchs. Abril/Junho 1991 p. 31.
BASBAUM, Ricardo. “Leaving, Arriving”. I Singapore Biennale. (general guide). 2006
CARVALHO, Bernardo. “Escultora seduz e castiga o olhar com ‘boas intenções’ e perversão” in Folha de São Paulo Ilustrada. São Paulo, 27 Nov 1990.
CHIARELLI, Tadeu. “Ana Maria Tavares” in Leila Telles (org). 11º Salão Nacional de Artes Plásticas (Catálogo) Rio de Janeiro. Funarte. Nov, 1989.
_________________.“Apropriações” in Apropriações (Catálogo). São Paulo, Paço das Artes, Out 1990.
_________________.“Ana Maria Tavares e o Cerco da Arte” in Ana Maria Tavares. (Catalogo). São Paulo, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, Nov. 1990
_________________.“The Object in Emerging Brazilian Art” in Review: Latin American Literature and Arts. A Publication of the American Society. New York, Jan-Jun ‘91. # 44. pp. 45-53.
_________________. “Ana Maria Tavares” in Bienal Internacional de São Paulo (21: 1991). 21ª Bienal Internacional de São Paulo: Catálogo Geral - São Paulo: Fundação Bienal : Marca D’água, 1991. pp. 27 e 176.
GROSSMANN, Martin. “Visões de Pampulha” in Estado de Minas. Caderno Pensar Belo Horizonte, 18 out 1997. p. 4.
_______________________.“Visões de Pampulha” in Porto Pampulha Ana Maria Tavares (Folder). MAP _______________________.Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte. Outubro 1997.
_______________________. “A arte en permanente transformacíon: A obra de Ana Maria Tavares in Maria de Corral (org) O Espacio como Proxecto/O Espacio como Realidade. XXVI Bienal de Arte de Pontevedra. Pazo da Cultura de Pontevedra e Museo de Pontevedra. Julho/Outubro 2000. pp. 56-59.
HINCHBERGER, Bill. “Ana Maria Tavares: Impractical Practices” in Art News (Magazine). Milton Esterow Publisher. June, 1997. New York. Page 103.
LAGNADO, Lisette. “Portadores” in Relax’o’visions” (catálogo) São Paulo. MuBe Museu Brasileiro da Escultura – São Paulo. SP. Agosto.1998
____________________. “Portadores” in II (periódico Galeria Brito Cimino) São Paulo. SP. Setembro 1998.
“ Portadores” in Panorama de Arte Brasileira 1999, Museu de Arte Moderna de São Paulo (org), SP. Margraf Editora.1999
MAGALHÃES, Fábio. “Objetos e Interferências - Ana Maria Tavares “. (Folder). São Paulo, Pinacoteca do Estado, Secretaria do Estado da Cultura, Junho 1982.
SEBASTIÃO, Walter. “Divertido é Desenhar. Suportes Para um Corpo em Trânsito” in Estado de Minas Caderno Espetáculo. Belo Horizonte, 13 out 1997. P. 10.
TEIXEIRA COELHO, José. “Romance Contemporâneo”. in Paisagem para Exit II (Rotterdam Louge) (catálogo). Culturgest. Porto, Portugal, 2005.
TILROE, Anna. “The Promisse”. The Thinking Matter: Looking for a New Utopian Vision (Book). Querido Publishers. Amsterdam. 2002.
___________________. in NRC Handelsblad Newspaper, Cultural Supplement. Amsterdam, 05/10/2001. Page 25
TISCORNIA, Anna. “Lexotan”. in
Zaya, Octavio. “Potafolio de Ana Maria Tavares para Atlántica.” in Atlántica Revista de Arte y Pensamiento. Summer 2000.

Menções/ mentions

AGUILAR, Nelson. “MAM apresenta obras Híbridas de artistas Brasileiros” in Folha de São Paulo Ilustrada. S. Paulo, 7 Jul 1989. p. E-8.
_________________. “Paysage : comme on le forme.” in Côte à Côte: Art Contemporain du Brésil. Bordeaux, France: CapcMusée dárt contemporain de Bordeaux, 2001.
AMARAL, Aracy. “Brasil: A Mulher nas Artes” Ultramodern: The Art of Contemporary Brazil”, in Suzan Fisher Sterling (org & text) Washington DC: NMWA - The National Museum for Women in The Arts, 1993, pp. 17 - 33.
BARROS, Stella Teixeira. “Ana Maria Tavares” in Revista Galeria ano V nº 5, S. Paulo, Dez 1990.
CHIARELLI, Tadeu. “O tridimensional na Arte Brasileira dos anos 80 e 90: Genealogias, Superações” in Tridimensionalidade/[Editor. Instituto Cultural Itaú. Ricardo Ribemboin (apresentação e org). São Paulo: Instituo Cultural Itaú. 1997.
_________________. “Panorama 99: O Acervo como Parâmetro” in Panorama de Arte Brasileira 1999/ Apres. Milú Villela: Introd. Roger Karan: textos de Tadeu Chiarelli e Margarida Sant’Anna...[et all] : Coordenaçào de Rejane Cintrão. São Paulo : Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1999.
FARIAS, Aguinaldo. “Breve Roteiro Para um Panorama Complexo: A Produção Contemporânea (1980-1994). Bienal Brasil Século XX in Nelson Aguilar (org) São
Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994, pp. 424-441 pp. 446-447.
HASEGAWA, Yuko. “VII International Istanbul Biennial: Hagia Eirene. VII Istanbul Biennial” (Catalogue). Istanbul. Pages 9-10; 51-55. 2001
HERKENHOFF, Paulo. “A Arte Contemporânea do Brasil: Construção Teórica, in Suzan Fisher Sterling (org & text) Washington DC: NMWA - The National Museum for Women in The Arts, Expert/Brown. Richmond, Virginia. 1993, pp.34 - 109.
HIRSZMAN Maria. “As Vertinosas Esculturas de Ana Tavares No MuBe”. O Estado de São Paulo - Caderno 2 p D20, 17 Out 1998
GALLÁN, Fernando Martín. “Obras Referenciales.” Sublime (March/April 2002): [page #’s?].
Ramos, Fátima and Antônio Pinto Ribeiro. “Contemporary Art: The Caixa geral de Depósitos Collection. New Aquisitions.” Contemporary Art: The Caixa Geral de Depósitos Collection. New Aquisitions. Lisbon, Portugal: Culturgest, 2002.
LAGNADO, Lisette. “ Deutungen Brasiliens” in Auf der Suche nach Identitat. Aktuelle Kunsst aus Brasilien, in Peter Weiermair (org & text) Kraichtal, Germany: Ursula Blicle Stiftung, 2000, pp. 07 – 113.
LEENHARDT, Jacques. “L’art, l’oeil et l’intelligence” in Journal de Gèneve. Genebra. 1987
MORAES, Angélica. “Ana Maria Tavares: nasce uma estrela da escultura, longe do buril e das influências” in Jornal da Tarde. S. Paulo, 27 nov 1990. pp 24.
—————————, “Anonimato do Aço Inox conquista Ana Tavares”. Estado de São Paulo Caderno 2. São Paulo, 27 fev 1996.
—————————, “Exposição Investe em Humor e Ironia”. O Estado De São Paulo - Caderno 2.1997
—————————, “Um Tapa nos Museus, com Luvas de Pelica. Jornal da Tarde - Sp Variedades/ Pág. 2c.11 mar 1997
RAMIRO, Mário. “Ana Maria Tavares”. Guia das Artes. S. Paulo, Dez 1990
STERLING, Susan F. “Ultramoderno: A Arte do Brasil Contemporâneo Uma Introdução, in Suzan Fisher Sterling (org & text) Washington DC: NMWA - The National Museum for Women in The Arts, Expert/Brown. Richmond, Virginia. 1993, pp. 8-15.
WEIERMAIR, Peter. “ Konstruktion und Sinnlichkeit”. Aktuelle Kunsst aus Brasilien, in Peter Weiermair (org & text) Kraichtal, Germany: Ursula Blicle Stiftung, 2000, pp. 07 – 113.