Iván Argote: Mamarracho (Illusion), 2018
Na série Mamarracho, os rabiscos são desenhados, digitalizados, ampliado 1000 vezes e depois pintado em telas brancas. As linhas pretas cruzam a tela ao acaso, transbordando na parede, tornando essas obras híbridas imagem-objetos.
Marcelo Cidade: Tentativa de apagar o cotidiano 16/07/2018
Na Tentativa de apagar o cotidiano, Cidade estabelece uma prática cotidiana de pintura nos jornais locais. A artista busca apagar as notícias e imagens dos periódicos, deixando em evidência traços geométricos. Surgem linhas de diferentes cores, tamanhos e formas, e os grafismos perdem sua função original ao se organizarem em novos padrões.
Tania Candiani: Manifestantes - de la serie Manifestantes y Obreras
"Esta série tem como ponto de partida uma investigação sobre os têxteis soviéticos nos anos 20 e 30, e o papel social da arte ligada ao vestuário e ao têxtil design, especificamente o trabalho feito por Varvara Stepanova, Nadezhda Lamanova, and Vera Lotonina. Esse tipo de evento temático e também propagandístico projeto incluiu, entre as questões mais gerais, industrialização, a glorificação do progresso e condições de trabalho nas fábricas, no campo, na estaleiros...
As impressões artísticas destes temas foram usadas como instrumentos de propaganda inusitados. Em Manifestantes y Obreras [manifestantes e trabalhadores], eu adapto essas representações, para criar gráficos baseado em imagens contemporâneas de mulheres trabalhadoras, e mulheres em manifestações e protestos. Esta série tem como antecedente imediato em minha pesquisar a tradição têxtil mexicana (Huipiles, 2016-2017), com a qual reinterpreto o desenho do huipiles (traje tradicional indígena mexicano) como uma abstração pictórica. Graças a esta série de peças encontrei uma relação formal com as linhas do construtivismo russo, especificamente relacionado ao design têxtil. Estou interessado em fazer uma ligação entre as relações que existiam entre os "vestidos dinâmicos" soviéticos e a doutrina do taylorismo: a gesticulação industrial. Por isso, as peças enfatizar a repetição entendida como um ritmo, que neste caso representa uma coreografia do trabalho, ou da luta." – Tania Candiani